Fernanda Vallim_ I Seminário de Meditação Laica Aplicada

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

Apresentação dos resultados da aplicação da Meditação Laica Educacional® pela Professora Fernanda Vallin da Escola Municipal Ruda Iguatemi Vila Nova. Disciplina Português.

Comments

Presentation Transcript

Slide1:

Programa de Residência Docente – PRD 2013 Fernanda Santos Vallim da Silva Supervisora: Rosangela Abrahão Área III : Língua Portuguesa Turma 841 Escola Municipal Rudá Iguatemi Villanova

Slide2:

Esta apresentação propõe-se a analisar o discurso dos alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Belford Roxo como resultado das duas práticas de meditação laica no espaço escolar. Esse trabalho foi apenas um estágio inicial de uma pesquisa qualitativa de base interpretativa cujo interesse é tecer sentidos para as experiências dos alunos. Objetivo Geral

Slide3:

– Escolhendo oficinas. Por que me interessei pela oficina de Meditação laica para uma educação emocional ? – Por que aplicar na minha escola? – Perfil da turma em que comecei a aplicar a técnica. Justificativa e Desenho

Slide4:

Objetivo Específico Utilizar a técnica da meditação laica educacional como tentativa para criar um ambiente mais tranquilo durante a aula, favorecer maior concentração e despertar nos alunos a consciência de suas emoções.

Slide5:

– Aplicar a técnica em uma turma agitada; – Coletar as impressões dos alunos sobre a prática da meditação laica educacional. Metodologia

Slide6:

Dados de alguns alunos “Professora, me lembrei da época do Jardim” “Se eu fechar (os olhos), professora, vou acabar dormindo”

Slide7:

Resultado do Questionário-base O que você acha que é meditar? Meditar é... G: “Bom, é bom para esquecer dos problemas.” P: “É ficar a só consigo mesmo.” “É ficar em harmonia com si mesma.” “Meditar ajuda a pensar e relaxar é muito bom. Ajuda a ficar mais tranquila.” “Se encontrar com coisas que nunca tinha se encontrado” “Acho bom, porque nos ajuda a relaxar e a ficar mais animados”

Slide8:

O que você sente durante a meditação? “Sinto uma coisa boa, muito relaxante, pensamos em coisas legais, etc ”

Slide9:

Palavras que apareceram nas respostas dos alunos (unidade de registro) Quantidade de vezes que as palavras apareceram nas respostas estressado/raiva 1 amor 1 tédio 2 corpo leve e suave 2 relaxada 5 entusiasmado 2 descanso 1 bem 4 nada 1 sono 5 paz e calma 1 3. O que você sente durante a meditação?

Slide10:

“estressado e com muita raiva” Q ual o perfil desse aluno? – Se trabalhar com meditação é favorecer um autoconhecimento, como evidenciado em respostas de alguns alunos, além também de propiciar uma tranquilidade, o que será que há no interior desse aluno tão calado que, ao ficar em silêncio consigo mesmo, sente muita raiva neste autoconfronto ?

Slide11:

Certamente é uma pergunta cuja resposta carece de mais tempo e de mais práticas de meditação, seja para que ele identifique o cerne desse estresse e dessa raiva , antes que ela se torne um comportamento automático , seja para que ele se sinta mais à vontade para partilhar seus sentimentos com outras pessoas , antes que isso se transforme numa ação descontrolada . REFLEXÃO

Slide12:

Goleman (in Rato, 2011, p.75 ) afirma que "a mente racional não decide que sentimentos devemos ter, ao contrário, em geral nossos pensamentos nos chegam e provocam emoções antes mesmo de decidir se queremos sentí-las " e ainda "diante disso, o que a mente racional pode fazer é controlar o curso de nossa reação" REFERÊNCIAS

Slide13:

Segundo Rato (2011, p.77), “ao reconhecer as próprias emoções e sentimentos pode-se ganhar controle sobre eles, gerando um comportamento emocionalmente inteligente"

Slide14:

4. Você espera obter algum benefício com essa prática de meditação laica? Quais? G: “Sim, mais inteligência.” P: “Sim: ser mais tranquila.” “Sim. Ainda não sei, melhoria na escola.” “É bom para relaxar e me sinto mais leve.” “Sim. Para me conhecer melhor.”

Slide15:

Considerações Finais Ainda não criei um ambiente tranquilo , mas percebo que a meditação laica tem contribuído para meus alunos identificarem o que sentem e esse, sem dúvida, é o primeiro passo para saber lidar com o lado emocional. Também percebi que tal prática, junto às falas dos alunos, favoreceu a minha mudança de percepção do espaço escolar e a identificação de que ele carece de mudanças. A sala de aula do Ensino Fundamental II precisa ser mais acolhedora .

Slide16:

Referências Bibliográficas FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. 39. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. RATO, Claudiah. Meditação Laica Educacional: para uma educação emocional . Jundiaí: Paco Editorial, 2011.

authorStream Live Help