Meditação Laica Educacional - Prof Jair Silva

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

Apresentação do trabalho do Prof Jair Silva, História

Comments

Presentation Transcript

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE:

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE COLÉGIO PEDRO II APRESENTA Prof Responsável: Claudia Maria de Luca

CE Affonso Penna, professor Jair Silva, Programa Autonomia – Turma 1. :

CE Affonso Penna, professor Jair Silva, Programa Autonomia – Turma 1. Este trabalho relata a experiência com a aplicação da técnica de Meditação Laica Educacional como parte da minha prática docente na Turma 1 do Programa Autonomia do Colégio Estadual Affonso Penna – SEEDUC, RJ. Mostra como é e como funciona essa turma e aborda as razões da aplicação da técnica da Meditação Laica Educacional. Relata a experiência da prática: procedimentos, socialização de resultados e avaliação da sua aplicação.

A TURMA:

A TURMA - A turma Autonomia Ensino Médio 1 (PAEM-M2) do CEAP na Tijuca, Rio de Janeiro teve início esse ano nessa unidade escolar. Autonomia é uma parceria entre a SEEDUC-RJ com a Fundação Roberto Marinho e objetiva diminuir a distorção idade/ano de escolaridade na rede e proporcionar “uma educação para o desenvolvimento do ser”. - Funciona em sistema de telessalas com um professor mediador. - A turma tem cerca de 22 alunos frequentes, na faixa etária de 17 a 21 anos, a maioria trabalha, alguns tem filhos e vários moram em comunidades adjacentes

A APLICAÇÃO:

A APLICAÇÃO A técnica foi aplicada 5 vezes, uma vez por semana, em dias e disciplinas alternadas, variando entre 15 a 30 minutos de duração. O objetivo foi de promover relaxamento, concentração e interação com o outro. Houve aceitação total da parte dos alunos e aperfeiçoamento no comportamento, entendimento e participação plena ao longo das aplicações

OS RESULTADOS:

OS RESULTADOS Ao término das aplicações da Meditação Laica Educacional questionei os alunos: o que você sentiu ao meditar? Conseguiu se concentrar? Achou interessante a prática? Conseguiu visualizar algo do que foi proposto? Segue algumas respostas? “Me deu sono” “Engraçado! A mim tirou o sono. Estou mais descansado. “Me relaxei, me senti livre” “Parei para pensar e viajei” “Eu dormi, mas não sonhei. Só é bom dormir quando se sonha” “Não consegui me concentrar, pois estava pensando em outras coisas “Consegui me visualizar como um Raio X” “Gostei professor. ‘nós relaxa’ para caramba” “Foi bom pois assim a turma ficou mais quieta” No âmbito geral os alunos responderam positivamente a esta experiência e de fato o nível de quietude e de bom relacionamento entre eles e com o professor teve uma melhora significativa já que é muito estressante estar em aula 3 horas por dia, sem intervalos cinco dias por semana com o mesmo professor e alunos.

CONCLUSÃO:

CONCLUSÃO A experiência piloto de aplicação da Meditação Laica Educacional foi relevante no sentido pessoal e coletivo. No sentido pessoal, atravessara um momento de insegurança e estresse por conta de ter que mediar aulas da disciplina de matemática, que não domino. A prática me trouxe calma e alívio à angústia que situação gerava em mim. Houve maior aproximação entre mim e os alunos e o encontro de uma solução para o problema: um aluno muito bom em matemática está me ajudando como “orientador” A Meditação Laica Educacional agrega valor a prática docente e beneficia tanto ao professor, aos alunos e ao ambiente escolar. Ela visa o desenvolvimento do educando, é aplicada na escola (não sendo uma disciplina curricular) por educadores conscientes e capacitados para tal. É aplicável em escolas públicas diurnas/noturnas, no Ensino Regular ou em Projetos, portanto pode ser utilizada pelo educador em qualquer ambiente escolar.

authorStream Live Help