Curso MOODLE e Tutorial Moodle: Parte 1

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

Curso de Moodle Tutorial de Moodle para autores e tutores destina-se a profissionais interessados no uso do AVA para ministrar cursos.

Comments

Presentation Transcript

PowerPoint Presentation: 

Curso de MOODLE Tutorial 1 de 5

PowerPoint Presentation: 

Módulo 1 Configuração de Cursos

PowerPoint Presentation: 

Amplie ainda mais a sua aprendizagem O nosso curso tem como base o livro Moodle para Autores e Tutores, de Robson Santos da Silva – Editora Novatec . O livro pode ser comprado em todas as livrarias. Caso queira comprar diretamente no site da Editora ( www.novatec.com.br ) com 20% de desconto, utilize o código EADAMAZON.

PowerPoint Presentation: 

O objetivo do nosso Curso – divido em cinco módulos, incluindo-se este – é identificar as melhores opções para criação de cursos e utilização de recursos, atividades e blocos do Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE.

PowerPoint Presentation: 

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), também conhecidos como Learning Management System (LMS) ou Sistema de Gerenciamento do Aprendizado, são softwares que, disponibilizados na internet, agregam ferramentas para a criação, tutoria e gestão de atividades que normalmente se apresentam sob a forma de cursos. A mbientes V irtuais de A prendizagem

PowerPoint Presentation: 

Sendo constituídos a partir do uso de diferentes mídias e linguagens, o objetivo dos AVA é proporcionar não só a disponibilização de conteúdos, mas principalmente a interatividade e interação entre pessoas, individualmente ou em grupos, viabilizando, por consequência, a construção do conhecimento.

PowerPoint Presentation: 

Atualmente, há muitos ambientes virtuais de aprendizagem gratuitos disponíveis no mercado: Aulanet, Claroline, eFront, Atutor, OLAT, Docebo, Dokeos, Ilias, Openelms, MOODLE, Sakai, E-proinfo e Teleduc.

PowerPoint Presentation: 

Dentre essas opções, o MOODLE é o software de código aberto (open source) com maior aceitação no Brasil e no mundo. Desde sua criação, em 2001, já foram identificadas milhares de instituições, em mais de 200 países, que o utilizam para atender a diferentes tipos de público e necessidades.

PowerPoint Presentation: 

O Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) é um ambiente virtual de aprendizagem que, segundo seu criador, Martin Dougiamas, trabalha com uma perspectiva dinâmica da aprendizagem. Seu objetivo é permitir que processos de ensino-aprendizagem ocorram por meio não apenas da interatividade, mas, principalmente, pela interação.

PowerPoint Presentation: 

Compreendeu os conceitos? Caso ainda tenha dúvidas, não se preocupe. No decorrer do curso, teremos muitas oportunidades para aprofundarmos esses conhecimentos. www.moodle.org

PowerPoint Presentation: 

Olá! Estamos iniciando o Módulo 1. Nele, aprenderemos a configurar um novo curso no MOODLE. Além disso, identificaremos os dispositivos e ferramentas para a edição de um curso que já tenha sido criado. Lembre-se de contar comigo, seu professor, e com seus colegas de curso! Bom estudo!

PowerPoint Presentation: 

A produção de um curso cuja gestão será realizada por intermédio do Moodle requer planejamento e ação integrada de todos os envolvidos nos processos de autoria, design educacional, ilustração, programação e design web. Assim, a inserção de um curso no ambiente virtual de aprendizagem deverá ser o resultado de uma ação prévia e bem elaborada. Quando isso não ocorre, as chances de erro são muito grandes.

PowerPoint Presentation: 

A possibilidade de construção de um curso se inicia no momento em que o autor acessa o AVA com seu login (nome de usuário) e senha. Autor 123 Acesso

PowerPoint Presentation: 

Logo após realizar o seu acesso, o autor poderá visualizar a Caixa de Administração do AVA que, quando acionada, apresenta o link Cursos e a opção para Acrescentar/Modificar cursos . Criação

PowerPoint Presentation: 

O acionamento do link Acrescentar/Modificar Cursos faz com que o AVA apresente as categorias de cursos em que o curso a ser criado poderá fazer parte. Criação No nosso exemplo acima, a categoria Cursos de MOODLE foi escolhida e, automaticamente, foi apresentado o link Criar novo curso que, ao ser acionado, abrirá o formulário para que os dados do mesmo possam ser inseridos.

PowerPoint Presentation: 

Realizadas as etapas iniciais, o novo curso criado estará pronto para ser configurado. Importante! Apenas os itens assinalados com o sinal ( * ) são obrigatórios. As telas apresentadas a seguir identificam cada um dos item a serem preenchidos. Para conhecê-los em detalhes, acesse o arquivo <Conf Geral>. O mesmo pode ser encontrado no link Anexos ou na Bilblioteca do Curso.

PowerPoint Presentation: 

O conjunto de itens do espaço Geral contém o nome do curso, nome breve, categoria, data de início e número de identificação.

PowerPoint Presentation: 

Embora seu preenchimento seja opcional, é interessante que a descrição apresente o objetivo e público-alvo do curso. A esse texto podem ser acrescidos arquivos por meio do recurso Arquivos de resumo do curso apresentado logo abaixo.

PowerPoint Presentation: 

A próxima escolha a ser realizada é quanto ao Formato do curso. Há muitas possibilidades de organização, mas a escolha dependerá do objetivo e do tipo de atividade ou curso oferecido. A escolha mais comum costuma ser o Formato Tópicos .

PowerPoint Presentation: 

As opções inseridas nos demais itens do formulário possibilitarão um refinamento de diversos itens da configuração. Vejamos...

PowerPoint Presentation: 

Número de Semanas ou tópicos O critério para escolher será a base da divisão do curso elaborada pelo autor. Sessões escondidas Define a visualização dos tópicos durante o desenvolvimento do curso. Layout do curso Define se todos os tópicos (ou semanas) serão apresentados juntos em uma única página ou em páginas diferentes.

PowerPoint Presentation: 

Quantas noticias mostrar Define quantas notícias serão mostradas (caso seja habilitado o bloco de Últimas notícias ) . Mostrar notas Se o curso tiver atividades avaliativas, a opção Sim permitirá que os participantes vejam as notas obtidas. Idioma Possibilita a escolha do idioma padrão do curso. Mostrar relatório de atividades Ao marcar Sim , o autor abre a opção para que os participantes possam identificar todas as ações e avaliações realizadas no AVA.

PowerPoint Presentation: 

Permitir o acesso de visitantes Ao marcar Sim , o autor permitirá que pessoas não cadastradas no curso possam visualizar todo o conteúdo do mesmo sem participar das atividades. Tamanho máximo de upload Indica o tamanho máximo de arquivos que serão enviados ao curso .

PowerPoint Presentation: 

Número de Semanas ou tópicos O critério para escolher será a base da divisão do curso elaborada pelo autor. Data de início do curso Permite escolher a data que o curso irá começar. Sessões escondidas Define a visualização dos tópicos durante o desenvolvimento do curso. Quantas noticias mostrar Define quantas notícias serão mostradas (caso seja habilitado o bloco de Últimas notícias ) . Mostrar notas Se o curso tiver atividades avaliativas, a opção Sim permitirá que os participantes vejam as notas obtidas.

PowerPoint Presentation: 

Mostrar relatório de atividades Ao marcar Sim , o autor abre a opção para que os participantes possam identificar todas as ações e avaliações realizadas no AVA. Tamanho máximo de upload Indica o tamanho máximo de arquivo a ser enviado ao curso . Metacurso Se o autor marcar a opção Sim , este curso será uma área comum para todos os participantes que estiverem cadastrados no AVA .

PowerPoint Presentation: 

Grupos Indica que o autor poderá escolher se a sala será trabalhada com a divisão por grupos. Mudança de nome da função Essa opção permite mudar o nome das funções de acordo com as características do curso. Salvar mudanças Após todas as alterações serem realizadas, as mudanças devem ser salvas.

PowerPoint Presentation: 

Designação de funções Após salvar as mudanças, o AVA mostrará uma tela para que sejam escolhidos o método de inscrição e funções dos participantes dentro do curso.

PowerPoint Presentation: 

Designação de funções Papel Métodos de inscrição

PowerPoint Presentation: 

Deve-se escolher a função e clicar sobre o link Inscrição . Designação de funções Quando pronto, clica-se em concluir a inscrição de usuários .

PowerPoint Presentation: 

No exemplo apresentado, ao ser concluída a configuração, o curso teria a aparência apresentada na figura abaixo.

PowerPoint Presentation: 

Pratique! Utilize a sua ficha de Atividade no AVA e crie seu curso! Atividade no AVA

PowerPoint Presentation: 

Editando um curso

PowerPoint Presentation: 

Até aqui eu entendi! Mas como faço para inserir recursos e atividades no meu curso? Excelente pergunta! Observe nas telas a seguir...

PowerPoint Presentation: 

Para iniciar a inserção de recursos, atividades e todas as ferramentas que o software disponibiliza é preciso que o autor clique no botão Ativar Edição .

PowerPoint Presentation: 

Quando a edição é ativada, aparecerão alguns símbolos e ícones que permitem a visualização rápida e intuitiva para a gestão do AVA, edição de cursos e objetos de aprendizagem. Permite a edição do nome sem abrir a edição do item. Mover o item para a direita. Mover para cima ou para baixo. Reabrir item para edição completa. Duplicar o item Excluir item Ocultar item Atribui funções especiais a participantes

PowerPoint Presentation: 

Ao acessar o AVA, todos os usuários têm acesso à Caixa de Navegação que, como o nome sugere, permite acesso direto a todas as áreas em que o participante tenha permissão.

PowerPoint Presentation: 

No entanto, caso o participante seja administrador, autor ou professor, além dos ícones de edição, outros menus e comandos muito importantes para configuração da gestão do curso são apresentados. São eles:

PowerPoint Presentation: 

(1) Caixa de Administração do Curso

PowerPoint Presentation: 

(2) Caixa: Adicionar uma Atividade ou Recursos

PowerPoint Presentation: 

(3) Blocos

PowerPoint Presentation: 

Neste módulo, vamos identificar apenas as funcionalidades dos ferramentas disponíveis no menu de Administração. Ok?

PowerPoint Presentation: 

Menu Administração do Curso Forma alternativa de ativar / desativar a edição de um curso. Se acionado, modifica a forma como as opções de recursos e atividades são apresentadas. Ao invés de um, tem-se dois menus.

PowerPoint Presentation: 

Designa gestores, autores, tutores e alunos do curso. Configura os recursos multimídia e demais recursos extras ao MOODLE. Possibilita a emissão de relatórios em diferentes formatos. Permite a correção de atividades, atribuição de notas pelo tutor e acesso dos alunos às suas notas. Menu Administração do Curso

PowerPoint Presentation: 

TEM MAIS...

PowerPoint Presentation: 

Com este comando, é possível fazer-se o backup do curso, viabilizando assim o seu aproveitamento no mesmo AVA ou em outro. Comando que permite restaurar no AVA um curso cujo backup tenha sido realizado. Menu Administração do Curso O recurso Importar permite que um curso possa ser trazido e configurado no AVA .

PowerPoint Presentation: 

Menu Administração do Curso Trata-se de um atalho reduzido que contém itens presentes nos comandos Configuração e Designar funções. Disponibiliza o banco de perguntas e questões permitindo que as mesmas sejam reutilizados para a confecção de questionários.

PowerPoint Presentation: 

Outros livros do Autor Contatos com o autor para cursos personalizados: cigrobson@gmail.com

PowerPoint Presentation: 

Chegamos ao final desta etapa. Esperarei por você no nosso próximo Módulo . Obrigado!