ENERGIA - FONTES DE ENERGIA

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

ENERGIA:

ENERGIA A ENERGIA EM NOSSO DIA A DIA O QUE É ENERGIA FONTES ENERGÉTICAS

A energia no nosso cotidiano:

A energia no nosso cotidiano Todos os dias utilizamos algum tipo de energia, ou mais de um, para realizar as nossas atividades corriqueiras.

PowerPoint Presentation:

Até o nosso próprio corpo, assim como as máquinas, precisa de energia para funcionar Ou seja, sem o nosso combustível ( alimento ) e o comburente ( oxigênio ) nosso corpo não tem ENERGIA. O 2

PowerPoint Presentation:

Glicose+oxigênio→gás carbônico+água + ENERGIA VOCÊ OBTÉM NA DIGESTÃO VOCÊ OBTÉM NA RESPIRAÇÃO VOCÊ LIBERA NA RESPIRAÇÃO VOCÊ USA PARA SUAS ATIVIDADES OU ARMAZENA Quimicamente é isso que acontece.

PowerPoint Presentation:

As plantas também utilizam e produzem energia Água Dióxido de Carbono Oxigênio Luz do Sol

PowerPoint Presentation:

A energia está presente em nossas vidas, mesmo que moremos isolados numa caverna. Imaginemos, então, o que fazer sem energia em uma cidade? Apagão em Recife, em fevereiro de 2011, devido a uma falha no cartão de proteção da subestação Luiz Gonzaga.

O que é energia?:

O que é energia? É a capacidade de produzir trabalho. Vídeo que conta o que é energia, a história da energia na evolução da humanidade e a questão ambiental: http://youtu.be/0ZwiNOd3eQM (3:22)

Fontes energéticas:

Fontes energéticas As fontes de energia podem ser classificadas em: fontes renováveis: obtidas de fontes inesgotáveis; fontes não renováveis: obtidas de materiais que existem em quantidade limitada no nosso planeta. Energia eólica, fonte renovável - vento Energia de combustíveis fósseis, fonte não renovável

PowerPoint Presentation:

Fontes renováveis: [1] hidrelétrica; eólica; solar; biomassa*; geotérmica; oceanos. O vídeo a seguir mostra os vários tipos de energia: http://youtu.be/JOrmCTD-60A (4:58) * Potencialmente renovável.

Fontes renováveis - hidrelétrica:

Fontes renováveis - hidrelétrica Obtida a partir da passagem da água por turbinas, transfor-mando a energia do movimento da água em energia elétrica. Usina Hidrelétrica de Xingó - CHESF, localizada entre Alagoas e Sergipe. Este vídeo mostra de maneira bem simples como funciona uma usina hidrelétrica: http://youtu.be/1QDosHWmRcM (2:27)

Fontes renováveis - eólica:

Fontes renováveis - eólica Obtida a partir da passagem do vento por turbinas. Este vídeo mostra de maneira bem simples como funciona uma turbina de energia eólica: http://youtu.be/2JgC4A7L2PE (1:47)

Fontes renováveis - solar:

Fontes renováveis - solar “É convertida em energia elétrica usando células fotovoltaicas”, p. 281 [4] Pode ser convertida em energia térmica ou elétrica. Este vídeo mostra de maneira bem simples como funciona uma turbina de energia solar: http://youtu.be/AYFgsWIoHIU (1:16)

Fontes renováveis* - biomassa:

Fontes renováveis* - biomassa Queima de materiais orgânicos que alimentam geradores de eletricidade. Este vídeo, através de imagens gráficas e experimentos, mostra como funciona uma turbina de energia de biomassa: http://youtu.be/s0gZw9VPNDI (5:55) * Potencialmente renovável. “Principais formas aproveitáveis da biomassa no estado bruto: 1 - madeira; 2 - produtos e resíduos agrícolas; 3 - resíduos florestais; 4 - resíduos pecuários; 5 - lixo urbano.” [5]

Fontes renováveis - geotérmica:

Fontes renováveis - geotérmica Utilização de água quente e/ou vapor, que viajam dos poços até a superfície, podendo ser usadas para gerar a eletricidade em centrais geotérmicas ou para a energia de usos não elétricos. [6] Este vídeo mostra todo o potencial da energia geotérmica: http://youtu.be/GZig7i6CLms (2:39)

Fontes renováveis - oceanos:

Fontes renováveis - oceanos Utilização da energia proveniente dos oceanos através da transformação da energia cinética do movimento da água em eletricidade ou pelo calor solar absorvido pelas água. [6] Este vídeo mostra um protótipo deste tipo de geração no Rio de Janeiro http://youtu.be/G4ohunOD-bY (3:46)

PowerPoint Presentation:

Fontes não renováveis: [1] Combustíveis fósseis: petróleo; gás natural; carvão mineral; energia nuclear: normalmente Urânio e Plutônio.

Fontes não renováveis - petróleo:

Fontes não renováveis - petróleo Formado há mais de 300 milhões de anos; tem sido usado há mais de 500-600 anos; a sua queima produz energia. [6] Este vídeo mostra os múltiplos usos do petróleo, sua composição química e formação http://youtu.be/RYEoCGcnuqo (3:42)

Fontes não renováveis – gás natural:

Fontes não renováveis – gás natural “O gás chega encanado ao consumidor e é queimado no local.” [4] O gás natural é mais leve que o ar. O gás natural é feito principalmente de um gás chamado metano. [6] Este vídeo mostra os múltiplos usos do gás natural, bem como a sua extração: http://youtu.be/FKh5tHTyyI4 (2:30) Lembrete! Aqui no Nordeste, a maioria das casas utiliza o GLP nos fogões. O GLP é o gás fornecido em botijões ou cilindros e é queimado no local. [4]

Fontes não renováveis – carvão mineral:

Fontes não renováveis – carvão mineral “A queima do carvão aquece a água que move as turbinas para gerar eletricidade.” [4] O carvão é uma substância rochosa, de cor preta. É feito de carbono, hidrogênio, oxigênio, azoto e várias quantidades de enxofre. [6] Este vídeo mostra problemas ambientais decorrentes da extração do carvão mineral: http://youtu.be/WFHL7z0mf_A (5:12) Este vídeo mostra como a energia do carvão é obtida, seus usos e consequências nos EUA: http://youtu.be/H-q4oY6mCec (4:06)

Fontes não renováveis – energia nuclear:

Fontes não renováveis – energia nuclear A energia nuclear é gerada usando Urânio. Suas centrais trabalham praticamente do mesmo modo que as estações de queima de combustível de fóssil, com a diferença de ser a “reação em cadeia” dentro de um reator nuclear que produz o calor. [6] Este vídeo mostra como é obtida a energia nuclear: http://youtu.be/7pcQ1EzQgYI (3:00) Este vídeo mostra o Museu de Ciências Nucleares de Pernambuco : http://youtu.be/ctufJxBMZQw (6:19) Usina nuclear Angra 1 (ao fundo) e Angra 2 (à frente) no Rio de Janeiro

authorStream Live Help