vida e obra de democrito e leucipo

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

carla, henrique

Slide 2: 

Vida de Democrito Demócrito nasceu em Ábdera (norte da Grécia) 460 - 370 a.e.c. Mesmo que alguns o façam haver nascido em Mileto (Jônia, Ásia Menor), seu lugar de atuação foi no meio abderitano, então muito ativo, resultância aliás do desenvolvimento macedônio recente. "Demócrito, - filho de Hegesistrato, segundo outros de Atenócrito, ou ainda de Damasipo, - é de Ábdera; e conforme alguns, é de Mileto" (D. Laércio, IX,34). Cronologicamente, a posição de Demócrito é clara, em vista de mais informações transmitidas por Diógenes Laércio: "Quanto ao tempo, ele mesmo diz em Micro Diacosmos, que era jovem quando Anaxágoras era velho e que tinha 40 anos menos que ele. Nos dá a conhecer também que havia escrito seu Micro Diacosmos 737 anos depois da conquista de Tróia.

Slide 3: 

Obras Muito escreveu Demócrito. Ultrapassa o número dos seus títulos aos de Platão. Usou Demócrito o método didático, de sorte a ter dito talvez muito mais em seus textos, do que Platão no seu estilo dialogal. De outra parte, porém, o caráter literário do texto de Platão contribuiu para a conservação dos seus livros. Ainda que se houvessem perdido todas as obras de Demócrito, esta perda só foi acontecer alguns séculos depois. Infere-se, por conseguinte, que várias gerações aprenderam nos livros do sábio de Ábdera. A prova disto está no fato de que restaram mais de 300 fragmentos, cerca de 15 páginas de texto, em autores que citaram a Demócrito. Pouco se pode decidir hoje sobre a autenticidade de cada título atribuído a Demócrito, porquanto já não restam os livros para um exame direto. Mas, todos pertencem ao círculo do atomismo, e que Demócrito comandava.

Slide 6: 

vida Leucipo de Ábdera nascido entre 490 e 460, falecido em 420 a.e.c. é o primeiro filósofo da escola atomista. É dito de Ábdera, talvez porque ali houvesse nascido, mas sobretudo porque ali floresceu. A informação vem de Diógenes Laércio. Este deu também outras possíveis procedências, como se lê em seu breve texto : "Leucipo, de Eleia, mas outros dizem de Ábdera, e outros de Mileto" (D. L., IX, 30). O situamento de Leucipo entre 490 e 460 - 420 a.e.c., no quadro geral dos filósofos de seu tempo, ainda que parcamente conhecido, se consegue estabelecer através da convergência de várias pequenas informações. Dado uma vez como discípulo de Zenão (este nascido cerca de 490 a.e.c., e como anterior a Demócrito (este nascido cerca de 460 a.e.c., infere-se tranquilamente que Leucipo teria nascido entre 490 e 460 a.e.c., o que significa na década de 470 a.e.c.

Slide 7: 

obra Sobre as obras de Leucipo as informações são muito fragmentárias e mal documentadas. Escreveu um livro, cujo título é retomado por Demócrito para um seu outro texto, o que fez confundir provavelmente as informações. Tácio Aquiles séc. III a.e.c., em seu Introdução aos ‘Fenômenos’ de Arato, I, 13 (Diels-Kranz 67 B 1) atribui a Demócrito livro com o título "Grande sistema cósmico", traduzível também por Grande ordem do mundo. No Papiro Herculano 1788 (Diels-Kranz 67 B 1a) se acusa a Demócrito de haver plagiado a obra de Leucipo. Com referência ao Grande sistema cósmico (= Mégas diákosmos), Teofrasto discorda de alguns autores e o atribui a Leucipo. Sobre o espírito é citado por Aécio (I, 24, 4; DK 67 B 2), como obra de Leucipo, ao transcrever uma frase (Frag. 2). Esta obra é interpretável como sendo apenas a citação de parte da primeira.

authorStream Live Help