movimentos-migratorios-no-brasil

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL

Comments

Presentation Transcript

Movimentos Migratórios no Brasil:

Movimentos Migratórios no Brasil

Emigração:

Emigração

Imigração:

Imigração

Migração:

Migração

DEFINIÇÃO:

DEFINIÇÃO Imigração Considera-se como imigração o movimento de entrada, com ânimo permanente ou temporário e com a intenção de trabalho e/ou residência, de pessoas ou populações, de um país para outro. Imigrante não é uma profissão. Não se deve confundir a figura do imigrante com a do turista, que ingressa em um país apenas com o intuito de visitá-lo e depois retornar ao seu país natal.

PowerPoint Presentation:

Emigração A emigração é o ato e o fenômeno espontâneo de deixar seu local de residência para se estabelecer numa outra região ou nação. Trata-se do mesmo fenômeno da imigração mas visto da perspectiva do lugar de origem.

PowerPoint Presentation:

Migração externa: deslocamento de um país para outro Migração interna: no mesmo país (êxodo rural) Movimento de imigração vem sendo substituído pela emigração no Brasil.

Fluxo migratório:

Fluxo migratório Campo para cidade intensificou a partir de 1950 Indústrias

Fluxo Migratório:

Fluxo Migratório A população urbana aumentou e a rural dimunuiu 1960 - 55% 1970 - 44% 1980 - 33% 1995 – 25% 2006 – 17,2%

Êxodo Rural:

Êxodo Rural A partir da década de 60 a população urbana ultrapassou a rural Perguntas: Em 1940 qual região possuia maior percentual de população urbana e rural? Qual região ultrapassou primeiro? Quando? Quais foram as últimas? Quando? Qual região tem o maior percentual urbano? E rural?

Influências:

Influências Mecanização crescente do campo Crescimento industrial A partir de 1970 cidades passaram a ser mais representativas economicamente. Crescimento do setor de serviços Diminuição de trabalhadores no setor primário Situação dos trabalhadores com baixa escolaridade

Transumância:

Transumância É um tipo de migração sazonal, na qual o Homem permanece nos locais por períodos curtos e claramente determinados por um fator específico. Cortadores de cana, pessoas que trabalham em construção, pessoas que ficam fora no tempo de seca do nordeste.

MOVIMENTO PENDULAR:

MOVIMENTO PENDULAR Primeiramente o movimento pendular é um movimento realizado por trabalhadores diariamente. Eles residem em uma cidade e trabalham em outra próxima.

URBANIZAÇÃO:

URBANIZAÇÃO Urbanização é um processo de afastamento das características rurais de uma localidade ou região para características urbanas. Usualmente, esse fenômeno está associado ao desenvolvimento da civilização e da tecnologia. Demograficamente, o termo denota a redistribuição das populações das zonas rurais para assentamentos urbanos.

PowerPoint Presentation:

O termo também pode designar a ação de dotar uma área com infraestrutura e equipamentos urbanos, o que é similar a significação dada à urbanização pelo Dicionário Aurélio - Século XXI: "conjunto dos trabalhos necessários para dotar uma área de infraestrutura (por exemplo, água, esgoto, gás, eletricidade) e/ou de serviços urbanos (por exemplo, de transporte, de educação, de saúde)".

PowerPoint Presentation:

Ainda pode ser entendido somente como o crescimento de uma cidade. São Paulo, por exemplo, é uma cidade urbanizada. Por incrível que pareça os detentores do título de maiores aglomerações mundiais pertencem aos países emergentes. Tudo isso apenas reforça a ideia de que quanto mais um país demora para se industrializar, mais rápida é sua urbanização.

METRÓPOLE:

METRÓPOLE Metrópole, da língua grega metropolis = mãe, ventre e polis = cidade), é o termo empregado para se designar as cidades centrais de áreas urbanas formadas por cidades ligadas entre si fisicamente (conurbadas) ou através de fluxos de pessoas e serviços ou que assumem importante posição (econômica, política, cultural, etc.) na rede urbana da qual fazem parte (correspondentes, na classificação do IBGE, às metrópoles nacionais e regionais).

CONURBAÇÃO:

CONURBAÇÃO Conurbação (do lat. urbis , cidade) é a unificação da malha urbana de duas ou mais cidades, em consequência de seu crescimento geográfico. Geralmente esse processo dá origem à formação de regiões metropolitanas. Contudo, o surgimento de uma região metropolitana não é necessariamente vinculado ao processo de conurbação .

authorStream Live Help