A Europa do século VI ao século IX

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

By: adrianosoares (27 month(s) ago)

Poderia enviar para adrianos759@gmail.com

By: BMW730D (39 month(s) ago)

Boa tarde. Poderia enviar-me por e-mail este PowerPoint? Se poder agradecia muito. O meu e-mail: jorge.abreu@hotmail.com

By: joananda (40 month(s) ago)

Olá! Gostaria de receber por e-mail este e o jogo com as palavra cruzada para joananda@hotmail.com. Preciso para aplicar em minhas aulas de história. Agradeço profundamente se poder me ajudar.

By: Dulciminas (41 month(s) ago)

Eu também gostaria de receber por e-mail este e o jogo com as palavra cruzada para dulciminas@yahoo.com.br Por favor é muito importante!

By: lelemar (41 month(s) ago)

poderia por gentileza me enviar le.marcela@hotmail.com. grata

Presentation Transcript

Slide 1:

A Europa do século VI ao século IX

Slide 2:

A Idade Média A partir dos finais do século IV , o Império Romano foi atacado por um conjunto de povos bárbaros. Bárbaro era o nome que os Romanos davam aos povos que não falavam latim e que tinham hábitos e costumes diferentes dos seus . Estas invasões levaram à formação de diversos reinos bárbaros . Surgiu, assim, um novo mapa político da Europa e uma nova época histórica:

Slide 3:

O Império Romano Os Reinos Bárbaros no século VI

Slide 4:

…e foi ganhando, cada vez mais poder , junto da população e dos novos chefes políticos… A Igreja Católica aproveitou a divisão e o enfraquecimento do Império… …organizou-se… os reis bárbaros .

Slide 5:

As Grandes Invasões Os Germanos , civilização diferente da dos Romanos, vivia nas terras que ficavam para além do rio Reno e Danúbio. Viviam:  Da criação de gado e da agricultura Eram hábeis :  Na metalurgia  E na ourivesaria  O comércio estava pouco desenvolvido.  Habitavam em aldeias e desconheciam a vida urbana Tinham:  Uma economia desenvolvida  Uma vida urbana intensa  E uma administração centralizada O novo mapa político da Europa Germanos Romanos No entanto…

Slide 6:

Os Reinos Bárbaros No início do século VI , a Europa estava já repartida por vários reinos bárbaros: o dos Francos na actual França; o dos Visigodos na Península Ibérica; o dos Suevos no Norte e Centro de Portugal e na Galiza; o dos Anglo-Saxões na Inglaterra; o dos Ostrogodos na Península Itálica.

Slide 7:

As riquezas do Império atraíram os Germanos . Desde o século II que alguns dos povos bárbaros se estabeleceram e viveram pacificamente nas zonas fronteiriças do Império Romano, mas… a partir de finais do século IV, a situação alterou-se…  Em 406 , o mesmo aconteceu com os Vândalos , Suevos e Alanos que penetraram no território do Império.  Cerca de 375 , os Hunos – povo nómada da Ásia Central… …invadiram o Leste da Europa, obrigando os… … Ostrogodos e os Visigodos a avançar para Ocidente.

Slide 8:

Em 476, Odoacro – chefe bárbaro – depôs o último imperador Romano (Rómulo Augusto), pondo fim ao Império Romano do Ocidente . ao longo do século V, outros povos – Francos , Ostrogodos , Anglos , Saxões – instalaram-se nas terras ocidentais da Europa. A esta entrada violenta de povos no Império Romano deu-se o nome de Grandes Invasões

Slide 9:

Para além de um novo mapa político da Europa, as invasões bárbaras tiveram outras consequências: A agricultura e a pecuária tornaram-se as principais actividades económicas; A vida urbana decaiu e as populações dispersaram-se pelos campos. Invasões bárbaras e suas consequências

Slide 10:

A Idade Média Com o decorrer dos tempos , as populações do antigo Império Romano e dos povos invasores fundiram-se… A Europa entrou numa nova fase da sua história… Nesta época, a Igreja desempenhou um papel fundamental.

Slide 11:

A Igreja Católica no Ocidente Europeu

Slide 12:

 Após a desordem provocada pelas invasões  E o estabelecimento dos povos bárbaros no antigo Império Romano A Igreja de Roma constituía a única força organizada capaz de pôr ordem num mundo desorganizado Para isso…  Tratou de converter os povos invasores ao Cristianismo . A partir do século VII… …enviou missionários para diversas regiões do ocidente:  França;  Alemanha;  Grã-Bretanha Empreendendo um grande movimento de Evangelização .

Slide 13:

No movimento de evangelização dos Bárbaros distinguiu-se o papa Gregório Magno . Em consequência da acção da Igreja , muitos reis germânicos converteram-se ao Cristianismo e, com eles, os seus povos. Foram eles: Teodomiro (rei dos Suevos) Recáredo (rei dos Visigodos) Clóvis (rei dos Francos)

Slide 14:

O papel da ordem de S. Bento A ordem de S. Bento foi fundada em 529, no Monte Cassino, em Itália, por S. Bento de Núrsia) Oração Trabalho (nos campos e nas oficinas) E ao trabalho intelectual (cópia de manuscritos) A ordem beneditina aliava:

Slide 15:

Os monges deviam dedicar-se às mais variadas tarefas para que os mosteiros se bastassem a si próprios… A Ordem de S. Bento desempenhou na Europa medieval um papel importantíssimo:  Na evangelização :  No desenvolvimento da economia :  Na protecção às populações:  No incremento da cultura : Divulgou o Cristianismo entre as populações. Promoveu o desbravamento e a exploração de terras e o trabalho artesanal. Auxiliou-as no dia-a-dia e hospedou peregrinos e mercadores. Criou escolas e bibliotecas e promoveu a cópia de manuscritos.

Slide 16:

Reconstituição de um mosteiro

Slide 17:

 Mosteiros A Igreja apercebeu-se da extraordinária importância da Ordem de S. Bento e protegeu-a. Então… …os missionários beneditinos foram enviados para as zonas pagãs da Europa (Grã-Bretanha e Irlanda), onde estabeleceram: Desta forma, a Igreja Católica contribuiu para a criação da civilização ocidental .  E evangelizaram populações .

Slide 18:

As novas invasões e o cerco da Europa Entre os séculos VIII e X, a Europa sofreu uma nova vaga de invasões: A dos Muçulmanos; Dos Vikings ou Normandos E Húngaros ou Magiares

Slide 19:

As novas invasões e o cerco da Europa Os Muçulmanos

Slide 20:

Nos inícios do século VII , nasceu na Arábia uma nova religião O seu fundador foi Maomé (570-632), natural de Meca Caracteriza-se por cinco princípios fundamentais : ﺲ Crença num único Deus – Alá de que Maomé era profeta; ﺲ Oração cinco vezes ao dia; ﺲ Esmola a favor dos crentes mais pobres; ﺲ Prática do jejum durante o Ramadão; ﺲ Peregrinação a Meca, a Cidade Santa, pelo menos uma vez na vida, se houver recursos. Islamismo

Slide 21:

A mesquita A mesquita é o elemento mais importante da cidade muçulmana. Ela é mais do que um local de oração, é um centro de vida e de cultura. A palavra mesquita ( masjid ) significa o lugar onde se prostram (perante Alá ), e, como tal, é sempre construída para responder às necessidades de oração. Segundo o ritual, a oração é feita às sextas-feiras, pelo meio-dia, e nela deve participar toda a comunidade. Os crentes são chamados à oração através do grito do al-muazzin homem que grita uma oração para chamar os crente), dado no cimo de uma torre, o minarete . Antes de entrarem na mesquita devem purificar-se; para isso usam as fontes para lavarem os pés, as mãos e a cara, e descalçam-se; as mulheres devem cobrir a cabeça com um lenço. Dentro da mesquita devem virar-se para o Mirhab , muro que indica a orientação para Meca. A vida da cidade girava em torno da mesquita: na oração de sexta-feira eram dadas a conhecer as notícias e decisões respeitantes à comunidade. Era ali que as pessoas se encontravam e passavam parte do seu tempo livre. Dentro da mesquita funcionava a madrasa , a escola onde os mais pequenos aprendiam a ler através do Corão .

Slide 22:

Alcorão , livro sagrado do Islão Estão reunidas as revelações religiosas de Maomé E os seus sucessores, os Ordenaram a expansão da nova religião através das armas – a Guerra Santa ou “ Jihad ” . Maomé Califas

Slide 23:

Nos séculos VII e VIII , os Muçulmanos construíram um vasto império que ia desde o rio Indo até à Península Ibérica e ocupava todo o Norte de África.  Uma próspera economia comercial e monetária . Aí desenvolveram : Expansão do Mundo Muçulmano

Slide 24:

Através das vias marítimas , fluviais e terrestres circulavam produtos como: Tapetes Espadas Couros Sedas Porcelanas Especiarias Escravos

Slide 25:

Os Vikings

Slide 26:

Entre os séculos VIII e IX… …os Vikings ou Normandos (Noruegueses e Dinamarqueses)… …originários da Escandinávia… …atacaram os litorais do Norte e do Ocidente da Europa . No leste da Europa , alcançaram os mares de Azov e Cáspio . No Ocidente , os Vickings penetraram nos rios e saquearam e atemorizaram as populações.

Slide 27:

Em finais do século IX … A lemanha F rança e I tália Os Húngaros ou Magiares …os Húngaros , que eram bons cavaleiros… …saquearam, durante mais de cinquenta anos, povoações e mosteiros da:

Slide 28:

Todas estas invasões causaram graves perturbações na vida da Europa. As populações refugiaram-se nos campos; A agricultura tornou-se a principal actividade económica. Os monarcas perderam capacidades de proteger as populações. As populações acolheram-se à protecção dos nobres e dos eclesiásticos .

Slide 29:

Instalou-se então na Europa um novo regime político , económico e social Modelo de organização social e política da Europa Ocidental , entre os séculos IX e XIII . Tinha por base o feudo (terras, rendas) ou benefício através de um acordo feito entre o senhor e o vassalo , em troca da sua fidelidade e de algumas obrigações , como a ajuda militar . Os senhores eram dependentes uns dos outros e cada um deles era vassalo de um outro senhor mais poderoso. Assim, formava-se uma pirâmide social coroada pelo rei , ou seja, o senhor dos senhores. Feudalismo

Slide 30:

SUSERANO (senhor) VASSALO Protecção, sustento (através do feudo) Apoio militar, ajuda económica, lealdade Relações de vassalagem