O mundo romano no apogeu do império - parte 1

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

By: adrianosoares (98 month(s) ago)

Poderia enviar para adrianos759@gmail.com

By: RadaMestre (110 month(s) ago)

otimo trabalho

Presentation Transcript

Slide 1:

O Mundo Romano No apogeu do império

Slide 2:

A cidade de Roma , de início um pobre povoado… Como se formou As sete colinas, junto às margens do rio Tibre, onde se instalaram, inicialmente, os Latinos As primeiras cabanas das aldeias das colinas Palatino e Quirinal eram de argila e cobertas de colmo. …tornou-se, entre os séculos IV a. C. e II d. C., capital de um poderoso império .

Slide 3:

A Formação do Império Situa-se na Península Itálica Junto ao rio Tibre. Segundo a tradição Foi fundada em 753 a. C. Por Rómulo e Remo  Inicialmente, Roma era um pobre povoado de pastores e de camponeses ;  Depois, com a expansão, tornou-se capital de um grande império .

Slide 4:

Etapas da formação do Império Romano  Ocupação da Península Itálica Entre os séculos VI e III a. C. Submeteram os povos vizinhos de Roma e, progressivamente, os povos de Itália.  Domínio do Mediterrâneo Ocidental Nos séculos III e II a. C. Entraram em guerra com os Cartagineses, daí resultando a conquista: Sicília; Córsega; Sardenha; Norte de África; Costas mediterrânicas da Península Ibérica.

Slide 5:

Etapas da formação do Império Romano  Conquista do Mediterrâneo Oriental Nos séculos II e I a. C. Anexaram a Macedónia e, progressivamente, territórios na: Grécia; Ásia Menor; Síria.  Conquistas na Europa e no Próximo Oriente Entre os séculos I a. C. e II d. C. Ocuparam: a Península Ibérica (Hispânia); as terras até aos rios Reno e Danúbio; a Britânia área do Próximo Oriente até ao rio Eufrates.

Slide 6:

As quatro etapas da expansão do Império Romano

Slide 7:

Os Motivos da Expansão Romana Questões de Segurança Motivações económicas e sociais Busca de honra e glória Os Romanos primeiro tiveram de se defender dos ataques dos povos vizinhos ; De seguida, passavam a dominar os povos que constituíam uma ameaça . Podiam obter muitas riquezas com as suas conquistas: Saques Terras Escravos Matérias-primas Muitos dirigentes ambiciosos procuravam ligar os seus nomes a novas conquistas.

Slide 8:

Para a conquista e conservação do Império, os romanos contaram com um exército poderoso, que tinha por base a legião . Era constituída, conforme as épocas, por 4000 ou 5000 homens, todos eles cidadãos romanos, alistados voluntariamente por 20 ou mais anos de serviço…

Slide 9:

A integração dos povos no império - A Romanização Os Romanos procuraram transmitir a sua civilização a todos os povos utilizando vários meios como: Instrumentos de integração A divulgação do Latim A construção de uma vasta rede de estradas Difusão da legislação, da literatura, ciências e técnicas O estabelecimento da administração pública Construção de obras públicas

Slide 10:

A divulgação do Latim Deu origem ao português , ao francês , ao espanhol , ao italiano e ao romeno .

Slide 11:

Construção de obras públicas Termas A construção de uma vasta rede de estradas Circos Teatros Aquedutos

Slide 12:

Ligavam as diversas regiões do Império e por onde passavam as populações , as tropas , os funcionários e as mercadorias . A construção de uma vasta rede de estradas

Slide 13:

O estabelecimento da administração pública Nos territórios ocupados fazia-se: A aplicação da justiça Recebimento de impostos Abastecimento de mercadorias … entre outros. Através de todos estes meios (instrumentos de integração), as populações foram ROMANIZADAS Passaram a viver à maneira dos Romanos.

Slide 14:

Romanização Língua Cultura Absorção da: Costumes FOI LENTA Pelos povos dominados Decorreu ao longo de séculos Mas… Variou de região para região Os povos mais atrasados do Ocidente foram mais influenciados pelos Romanos do que os povos do Oriente onde era notória a presença da civilização grega.

Slide 15:

Estradas Pontes Edifícios públicos Termas Templos Aquedutos Divulgaram o latim… E ainda…  Fundaram povoações ;  Divulgaram o Direito  E as formas de cultivo Tudo isto alterou, profundamente, os modos de vida das populações. Caso do território português onde os Romanos construíram:

Slide 16:

A herança Romana na Península Ibérica

Slide 17:

Todos os homens livres de Roma eram considerados cidadãos Estatuto que se foi alargando aos povos submetidos.  Em 212 d. C., o imperador Caracala concedeu o direito de cidadania a todos os homens livres do Império. Permitia: Gozar de toda a protecção legal; Participar em pleno na vida pública: Direito de voto Acesso a cargos públicos

authorStream Live Help