A ascensão económica e colonial da Europa do Norte

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

A ascensão económica e colonial na Europa do Norte Vista de Amesterdão em 1617 A cidade de Londres no século XVI

Slide 2: 

A Holanda e o Império Holandês A Espanha que atingira o seu apogeu como potência colonial no último quartel do século XVI começa, nos finais deste século, a entrar em crise.  A sua derrota contra os Ingleses na Armada Invencível (1588)…  as guerras internas (revoltas em Portugal e na Catalunha)…  e o desenvolvimento de novas potências na Europa Central e do Norte… …contribuíram para a perda de supremacia da Espanha.

Slide 3: 

Na primeira metade do século XVII… …uma nova potência marítima e colonial ganhou importância na cena europeia e mundial. Essa potência foi a Holanda, também chamada de Países Baixos ou Províncias Unidas.

Slide 4: 

Os Holandeses… atraíram grandes investimentos estrangeiros… …mais cedo do que outros povos, praticam um espírito de tolerância… Política e religiosa e de liberdade económica Assim… através do seu dinamismo comercial e financeiro especialmente por parte dos judeus que foram expulsos de Portugal e da Espanha.

Slide 5: 

A par do comércio e das actividades financeiras… os Holandeses destacaram-se: nas manufacturas e na pesca

Slide 6: 

Aproveitando o envolvimento de Espanha em guerras europeias… …e o facto de os Portugueses estarem submetidos ao domínio filipino… …os Holandeses conseguiram conquistar algumas colónias portuguesas… …na Indonésia… …no Brasil… …em Angola.

Slide 7: 

Iniciaram, assim, o seu império colonial. Para a organização deste império e do comércio ultramarino, os Holandeses fundaram companhias:  Companhia Holandesa das Índias Orientais (1602), que tratava do comércio com o Oriente, através da rota do Cabo;  Companhia Holandesa das Índias Ocidentais (1621)… …organizava o comércio com as Américas e com a África Ocidental, concorrendo, assim, com os Portugueses no comércio de açúcar e de escravos.

Slide 8: 

Outras instituições importantes para a ascensão económica da Holanda foram :  O Banco de Amesterdão  Banco de Transferências de Amesterdão (1605)  e a Bolsa Geral de Amesterdão (1609) Na primeira metade do século XVII, Amesterdão passou a dominar o comércio internacional, tornando-se o centro da economia mundial.

Slide 9: 

O Império Inglês e as disputas com a França

Slide 10: 

Os Ingleses começaram a interessar-se desde cedo pelo comércio colonial. Ainda no século XVI, a rainha Isabel I apoiava actos de pirataria contra navios ibéricos. 1533 – 1603 1540 - 1595

Slide 11: 

No século XVII, a Inglaterra disputava já a primazia do comércio colonial aos Holandeses. …para organizar o comércio com o Oriente, os Ingleses criaram… Em 1600… a Companhia Inglesa das índias Orientais. e Madastra  Fundaram feitorias  e conquistaram importantes cidades Bombaim (cedida por Portugal) Calcutá

Slide 12: 

Na América do Norte…  ocuparam todo o litoral entre o Canadá e a Florida…  e conquistaram, aos Espanhóis, algumas ilhas das Caraíbas.

Slide 13: 

…uma lei promulgada por… Em 1651… Oliver Cromwell - o Acto de Navegação - …estaria na base do desenvolvimento de Inglaterra como potência naval e colonial.  estabelecia que os produtos das colónias inglesas só podiam ser transportados por embarcações inglesas;  enquanto as embarcações estrangeiras só podiam levar para a Inglaterra produtos das colónias desses países. «Para o andamento dos navios e estímulo à navegação desta nação [...] fica estipulado que, a partir do primeiro dia de Dezembro, [...] nenhum artigo de mercadoria de qualquer espécie será importado ou exportado das nossas terras, ilhas, plantações ou territórios de propriedade ou posse de Sua Majestade [...] na Ásia, África ou América, em qualquer tipo, mas nos navios que realmente pertencerem apenas ao povo da Inglaterra, ou Irlanda ou domínio de Gales.» Lei inglesa de 1651, promulgada por Oliver Cromwell

Slide 14: 

O Acto de Navegação contribuiu para a formação da poderosa frota marítima inglesa, combatendo a hegemonia holandesa. …a Inglaterra tornou-se a "rainha dos mares" e a potência colonial preponderante a nível mundial.  Londres substituiu Amesterdão como novo centro da economia mundial. Na segunda metade do século XVII…

Slide 15: 

Também a França entrou na disputa por territórios coloniais. Na segunda metade do século XVII… Jean-Baptiste Colbert Luís XIV …reforçaram a economia francesa através da adopção de medidas mercantilistas… … Inglaterra e França concorriam na América do Norte e na Índia pela posse de cidades e territórios estratégicos. Em meados do século XVIII…

Slide 16: 

Esta disputa deu origem à Guerra dos Sete Anos (1756-1763)… …na qual a Inglaterra derrotou a França (Tratado de Paris, 1763). Com esta vitória a Inglaterra apropriou-se de alguns territórios coloniais franceses e reafirmou a sua posição como primeira potência mundial.

Slide 17: 

Capitalismo Comercial O desenvolvimento dos impérios coloniais deu origem à revolução comercial. Esta, por sua vez, proporcionou uma forte acumulação de capitais… …que passaram a ser geridos: pelas companhias de comércio pelos bancos pela Bolsa Este sistema económico, que teve grande desenvolvimento na Idade Moderna… CAPITALISMO COMERCIAL

authorStream Live Help