Os Gregos no século V a. C. - 2

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

Atenas: Economia e Sociedade

Slide 2: 

Apesar do solo da Península da Ática ser pobre, os atenienses dedicavam-se: À agricultura À pecuária Trigo Cevada Vinho Azeite Ao artesanato Actividade muito desenvolvida Os recursos naturais Vasos cerâmicos Estátuas Armas Navios

Slide 3: 

Os atenienses desenvolveram uma próspera economia mercantil e marítima. Condições favoráveis ao comércio ateniense Existência de um porto (porto de Pireu), próximo de Atenas Exportavam Armas Vinho Azeite Artesanato Importavam Trigo Gado Metais Objectos de luxo Capacidade de protecção das rotas comerciais através de uma armada forte Uma moeda forte – o dracma

Slide 4: 

A sociedade

Slide 5: 

SOCIEDADE ATENIENSE  Os cidadãos ► Homens livres. ► Com mais de 18 anos. ► Filhos de pai e mãe atenienses. ► Eram os únicos a possuir terras na Ática. ► Só eles tinham direitos políticos, participando nas assembleias, conselhos e tribunais. ► Constituíam uma minoria da população, cerca de 10% em meados do século V a. C.  Os metecos ► Estrangeiros que viviam na cidade-estado de Atenas. ► Eram homens livres, mas sem direitos políticos. ► Estavam sujeitos ao serviço militar e ao pagamento de impostos. ► Dedicavam-se ao comércio e ao artesanato. ► Excepcionalmente, podiam tornar-se cidadãos.  Os escravos ► Homens não-livres. ► Ocupados em tarefas variadas: agricultura, artesanato, comércio, trabalhos domésticos. ► Eram prisioneiros de guerra ou pessoas raptadas por piratas. ► Constituíam 1/3 da população. ► Não podiam possuir terras. ► Não podiam casar com mulheres atenienses.

Slide 6: 

Assim… A sociedade grega era dominada por uma minoria Os cidadãos Os únicos que tinham direitos políticos A grande maioria: Mulheres Metecos Escravos Não participava na vida política.

Slide 7: 

O estabelecimento da Democracia No século V a. C., estabeleceu-se na cidade-estado de Atenas uma forma de governo diferente das restantes – o regime democrático. Forma de governo onde o poder era exercido directamente por todos os cidadãos. Para o estabelecimento deste novo regime político muito contribuíram:

Slide 8: 

Atenas: o funcionamento do regime democrático A vida política na Pnyx – Nesta colina próxima da Acrópole, reunia-se a Eclésia (assembleia de todos os cidadãos) quatro vezes por mês. Depois dos interessados terem falado, votavam de mão no ar e, por maioria, aprovavam as leis.

Slide 9: 

Relógio de água (Clepsidra) Os órgãos do poder democrático

Slide 10: 

A democracia ateniense tinha, no entanto, as suas limitações. Na verdade, só os cidadãos (que correspondiam a uma pequena parte da população) participavam na vida política. Todos os outros… …estavam excluídos de o fazer. As limitações da democracia ateniense

Slide 11: 

Ostraca - Peça de cerâmica onde os cidadãos, na Eclésia, escreviam o nome daquele que queriam exilar por 10 anos (ostracismo), em virtude de o considerarem perigoso para o regime democrático. Fichas de voto dos heliastas  O medalhão com orifício representava um voto a favor da condenação; o liso era a favor da absolvição. Sabias que... Relógio de água ou clepsidra – Era utilizado para medir a duração dos discursos.

authorStream Live Help