O tempo das reformas religiosas 1

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

O TEMPO DAS REFORMAS RELIGIOSAS

Slide 2: 

O tempo das reformas religiosas Crise na Igreja: contestação e ruptura Nos séculos XV e XVI, a Igreja atravessou uma crise que abalou a força e prestígio que mantinha há séculos. Entre 1378 e 1417, por razões de disputas pelo poder político, foram eleitos dois papas… …um em Roma e outro em Avinhão (França).

Slide 3: 

Este período ficou conhecido por… …e enfraqueceu o poder da Igreja Católica. Grande Cisma do Ocidente

Slide 4: 

O avanço dos conhecimentos científicos e o espírito crítico dos humanistas contribuíram para desenvolver o movimento de contestação à Igreja, alertando para diversos problemas, tais como:  a interferência da Igreja e dos papas em assuntos políticos;  o comportamento de muitos membros do clero, que levavam uma vida imoral, de luxo e corrupção… …que contrastava com os princípios defendidos pelo Cristianismo e por algumas ordens religiosas;  a falta de vocação de algumas pessoas que ocupavam cargos no alto clero.

Slide 5: 

Já no século século XIV… John Wycliff, em Inglaterra João Huss, na Europa Central …tinham liderado movimentos de contestação à imoralidade e ao luxo do clero, tendo sido excomungados.

Slide 6: 

Nos finais do século XV… Savonarola, em Itália …foi condenado à morte na fogueira por ter criticado o comportamento imoral do… Papa Alexandre VI A Grande execução de Savonarola

Slide 7: 

Alguns humanistas, atentos a esta situação, alertaram para a necessidade de reformar a Igreja… …tal como o fizeram… Thomas More Erasmo de Roterdão

Slide 8: 

Em 1517, o Papa Leão X… …para conseguir dinheiro para completar a Catedral de S. Pedro, no Vaticano… …publicou a Bula das Indulgências. Documento assinado pelo Papa no qual, em troca de um pagamento, era concedido perdão para os pecados.

Slide 9: 

BULA DAS INDULGÊNCIAS VENDA DAS INDULGÊNCIAS

Slide 10: 

…afixou na porta da catedral da sua cidade, Vitemberga… Martinho Lutero, um monge alemão… …uma lista com 95 Teses Contra as Indulgências, defendendo que cabia a Deus, e não ao Papa, perdoar os pecados.

Slide 11: 

Lutero foi excomungado... …mas queimou em público o documento em que o Papa o excomungava.

Slide 12: 

Lutero deu início a um movimento que ficou conhecido por … Apenas não foi condenado à fogueira porque conseguiu a protecção dos príncipes alemães, que estavam interessados em diminuir o poder do Papa. Reforma Protestante Movimento de contestação à Igreja, iniciado por Lutero, no século XVI, que conduziu à divisão da Igreja Católica Romana, dando origem a novas igrejas: Luterana, Calvinista e Anglicana.

Slide 13: 

A Reforma Protestante Após ter sido excomungado, ou seja, expulso da Igreja Católica Romana, Lutero criou uma nova Igreja, a Igreja Luterana, cujos princípios são:  a salvação obtém-se pela fé, pela crença em Cristo e na Sua palavra;  a única fonte de fé é a Bíblia;  os únicos sacramentos aceites são o Baptismo e a Eucaristia;  recusa a autoridade do Papa;  não exige o celibato;  o príncipe (ou rei) é o chefe da Igreja Luterana.

Slide 14: 

Surgiu na Alemanha e deu início a um movimento de contestação e reforma que ficou conhecido por… LUTERANISMO Entretanto, noutros países surgiram outras igrejas protestantes, tais como: PROTESTANTISMO o Calvinismo, na Suíça e o Anglicanismo, em Inglaterra.

Slide 15: 

A difusão da Reforma de 1517 a 1588

Slide 16: 

A Igreja Calvinista foi fundada por… João Calvino …um humanista que fugiu de França, onde era perseguido por ser protestante, para Genebra, em 1536. Na Suíça pregou os princípios do Calvinismo, que são os mesmos da Igreja Luterana, excepto a sua ideia mais forte… a teoria da predestinação Teoria segundo a qual o destino de cada pessoa é marcado por Deus, está predestinado, não sendo possível alterá-lo.

Slide 17: 

Na Inglaterra… Henrique VIII …fundou, em 1534, o Anglicanismo. A implantação das ideias protestantes na Inglaterra deveu-se a um conflito pessoal entre o rei e o Papa. O Papa recusou-se a anular o casamento de Henrique VIII com… Catarina de Aragão.

Slide 18: 

Desrespeitando a decisão do Papa, o rei casou com Ana Bolena e publicou o Acto de Supremacia (1534). Ana Bolena Através deste documento, a Igreja inglesa tornou-se independente de Roma, passando o rei a ser chefe da Igreja. Os princípios desta Igreja são semelhantes aos do Catolicismo.

Slide 19: 

A implantação do Anglicanismo em Inglaterra deu origem a confrontos entre católicos e protestantes, os quais se prolongaram pelo século XVII. Assim, nos fins do século XVI, a Europa cristã encontrava-se dividida em dois blocos religiosos: os países do Norte e Centro eram maioritariamente protestantes; os do Sul continuavam católicos. Divisão religiosa da Europa no início do século XVII

authorStream Live Help