A arte em Portugal nos séculos XV e XVI - parte 4

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

A arte em Portugal nos séculos XV e XVI  A arte renascentista teve o seu maior desenvolvimento em Itália.  Noutros países europeus, como Portugal, os séculos XV e XVI ficaram marcados, sobretudo, pela permanência de formas e modelos da arte gótica.

Slide 2: 

A persistência do Gótico em Portugal: a arte manuelina No reinado de D. Manuel I… …desenvolveu-se em Portugal um tipo de decoração arquitectónica que ficou conhecido por… ARTE MANUELINA Manuelino: Estilo artístico que se desenvolveu no reinado de D. Manuel I, baseado na estrutura gótica, mas com uma decoração naturalista e alusiva às viagens marítimas da Expansão.

Slide 3: 

SÍMBOLOS NACIONAIS: a esfera armilar, a cruz de Cristo e oescudo real. Trata-se de um estilo decorativo aplicado a edifícios de estrutura gótica. Os elementos decorativos mais utilizados no Manuelino são: NATURALISTAS: raízes, troncos, folhagens; MARÍTIMOS: bóias, redes, conchas, barcos, cordas

Slide 4: 

Os principais edifícios do Manuelino são: Mosteiro dos Jerónimos Torre de Belém Convento de Cristo, em Tomar Convento de Jesus, em Setúbal

Slide 5: 

A arte renascentista em Portugal Devido à persistência do Gótico e ao desenvolvimento do Manuelino, em Portugal… …a arte renascentista só se desenvolveu a partir do reinado de D. João III (1521-1557). Contudo… …são já visíveis algumas influências das formas do Renascimento em edifícios do tempo de D. Manuel, como o Mosteiro dos Jerónimos.

Slide 6: 

Igreja da Nossa Senhora da Conceição em Tomar Igreja da Graça, em Évora Alguns dos monumentos mais representativos da arquitectura renascentista em Portugal:

Slide 7: 

Claustro do Convento de Cristo, em Tomar Claustro do Convento da Assunção, em Faro Palácio da Quinta da Bacalhoa, em Azeitão

Slide 8: 

Sé de Miranda Sé de Portalegre Sé de Leiria

Slide 9: 

A pintura renascentista em Portugal foi influenciada pela pintura flamenga (Portugal mantinha uma feitoria na Flandres). A escultura e as artes decorativas do século XVI sofreram influências italianas.

Slide 10: 

EM SÍNTESE

Slide 11: 

RENASCIMENTO Movimento literário, científico e artístico, com origem em Itália Nova visão do Homem e do Mundo Ideais greco-romanos Mecenas OBRAS-PRIMAS LITERÁRIAS INOVAÇÕES CIENTÍFICAS Com destaque para o italiano Maquiavel, o inglês Thomas More, o holandês Erasmo e o português Luís de Camões. Em particular, na área da Geografia, Botânica, Astronomia, Medicina.

Slide 12: 

BELAS OBRAS ARTÍSTICAS ARQUITECTURA ESCULTURA PINTURA Sentido de horizontalidade. Predomínio da simetria. Novas formas artísticas. Realismo e naturalismo na representação das figuras. Ilusão de profundidade. Jogos de luz e sombra. Pintura a óleo. Brunelleschi, Bramante, Miguel Ângelo, Rafael, Leonardo Da Vinci De Itália, a arte do Renascimento difundiu-se por toda a Europa.