Rivalidade luso castelhana

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

By: adrianosoares (61 month(s) ago)

Poderia enviar para adrianos759@gmail.com

Presentation Transcript

Slide 1:

D. João II e a rivalidade luso-castelhana http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_II_de_Portugal A concorrência dos navegadores castelhanos tornou-se um problema para Portugal . D. João II … … organizou uma frota destinada a proteger os territórios sobre os quais julgava ter direitos… …e em 1479-80, assinou o Tratado de Alcáçovas-Toledo com Castela.

Slide 2:

O que ficou definido no Tratado de Alcáçovas – Toledo? Definiam-se as zonas de exploração reservadas a cada um dos países.  A linha divisória era um paralelo que passaria a sul das ilhas Canárias:  todos os territórios a descobrir a sul dessa linha seriam portugueses…  …a norte, castelhanos. CASTELHANOS PORTUGUESES

Slide 3:

Através deste tratado Portugal obtinha o reconhecimento do seu domínio sobre a ilha da Madeira , o Arquipélago dos Açores , o de Cabo Verde e a costa da Guiné , enquanto que Castela recebia as ilhas Canárias . Estabelecido o acordo… D. João II tratou de intensificar os descobrimentos ao longo da costa de África.

Slide 4:

…e deu ordens para que fossem executados todos os navegadores não portugueses que se aventurassem na área reservada a Portugal. Para fazer respeitar o acordo… D. João II mandou ainda instalar artilharia nas nossas caravelas…

Slide 5:

A descoberta da América Desembarque de Cristóvão Colombo nas Antilhas (1492)

Slide 6:

Impedidos de prosseguir a expansão para sul das Canárias… os Reis Católicos, Isabel de Castela e Fernando de Aragão …aceitaram o projecto de descobrimento de novas terras proposto por Cristóvão Colombo Este pretendia atingir a Índia navegando directamente para Ocidente … …baseando-se em cálculos que o levaram a crer que a Terra era mais pequena do que é na realidade.

Slide 7:

Cristóvão Colombo Terá apresentado o projecto a D. João II não lhe deu seguimento… D. João II …tinha indicações seguras de poder atingir a Ásia contornando o continente africano .

Slide 8:

Em 1492… Cristóvão Colombo Piloto genovês ao serviço de Espanha… …chegou ao arquipélago das Antilhas junto à América Às novas terras chamou “Índias Ocidentais" por estar convencido que tinha alcançado a Índia por Ocidente .

Slide 9:

Quando Cristóvão Colombo chegou à actual América pensava ter chegado à Índia por ocidente, por isso, chamou índios aos habitantes destas terras. Pela mesma razão ainda hoje se designam as ilhas do Caribe como índias Ocidentais . Quanto ao termo América , ele deve-se ao navegador Américo Vespúcio , um italiano que realizou várias viagens a este território, isto fez com que um cartógrafo, em 1507, assinalasse este "novo continente" com o nome América . Curiosidades

Slide 10:

O Tratado de Tordesilhas

Slide 11:

De imediato, D. João II reivindicou o direito a essas ilhas , pelo facto de se situarem na área atribuída a Portugal pelo tratado de Alcáçovas-Toledo . Mas as duas Coroas não se entenderam. Finalmente, em 1494… …foi assinado entre os dois reinos ibéricos o Tratado de Tordesilhas, que estabelecia:  A divisão d o mundo em duas grandes áreas de navegação e de comércio exclusivos de Portugal e de Espanha (teoria do mare clausum );  Portugal tinha direito às terras descobertas e a descobrir a oriente de um meridiano que passava a 370 léguas a oeste de Cabo Verde;  à Espanha cabiam as terras situadas a ocidente desse meridiano. os territórios descobertos por Colombo a favor de Espanha encontravam-se a sul do paralelo das Canárias e, como tal, deveriam pertencer a Portugal. Os Reis Católicos não o aceitaram, propondo a D. João II um novo acordo.

Slide 12:

A penetração Portuguesa no mundo asiático A DESCOBERTA DO CAMINHO MARÍTIMO PARA A ÍNDIA

Slide 13:

Como estabeleceu, D. João II, o projecto de alcançar a Índia por mar?  ordenou e financiou viagens marítimas que procuravam a passagem do oceano Atlântico para o Índico,  procurou também obter outro tipo de informações para obter um melhor conhecimento :  e eventuais aliados com que pudesse contar.  das regiões do Oriente  dos obstáculos e dificuldades Desta forma:  enviou dois exploradores que deveriam percorrer as rotas tradicionais com destino à Índia para obter informações sobre: o comércio e a navegação no oceano Índico… e procurar as terras do lendário Preste João . Quem eram esses dois exploradores? Afonso Paiva Pêro da Covilhã http://pt.wikipedia.org/wiki/Afonso_de_Paiva http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%AAro_da_Covilh%C3%A3

Slide 14:

Em 1495… …morreu D. João II sem ter concretizado o seu plano de alcançar a Índia por mar. Este grande objectivo veio a ser realizado no tempo do seu sucessor, o rei D. Manuel I (1495-1521)

Slide 15:

A concretização do grande projecto Estavam reunidas todas as condições para que, finalmente, se empreendesse a viagem marítima para a Índia . O trajecto era possível … e o Tratado de Tordesilhas, celebrado em 1494, reconhecia aos Portugueses o exclusivo da navegação para Oriente.

Slide 16:

Em 8 de Julho de 1497, uma armada chefiada por Vasco da Gama partiu de Belém rumo à Índia. A viagem prolongou-se por nove meses, incluindo escalas em: Na costa oriental africana e em Calecute (1498), a cidade indiana que foi o destino da viagem, revelaram-se quase imediatamente reações negativas à chegada dos Portugueses.

Slide 17:

A frota, comandada por Vasco da Gama , era constituída por três naus… …e um navio de abastecimento.

Slide 18:

Estes, naturalmente, procuraram resistir à presença portuguesa no Índico . Numa fase inicial, o rei D. Manuel I enviou armadas com a finalidade de assegurar o domínio português nos mares da Índia . Mas, como a presença destas armadas era insuficiente… …mudou de política nomeando representantes , dotados de poderes de decisão , que actuavam em seu nome. A chegada dos Portugueses veio prejudicar os Muçulmanos que, até então, detinham o monopólio do comércio da Índia . A notícia também desagradou aos mercadores venezianos , que distribuíam pela Europa os produtos asiáticos trazidos pelas caravanas para os portos mediterrânicos.

authorStream Live Help