A Revolução Agrícola e o arranque da Revolução Industrial

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1:

TEMA G - A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA E O ARRANQUE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Slide 2:

A REVOLUÇÃO NA AGRICULTURA MELHORIA DAS TÉCNICAS AGRÍCOLAS E AUMENTO DA PRODUTIVIDADE No século XVIII , em Inglaterra , deram-se importantes inovações no sector agrícola que levaram a um aumento significativo da produtividade .  Que mudanças ocorreram, então, na agricultura?  Qual a sua importância?

Slide 3:

O MOVIMENTO DAS "ENCLOSURES" Durante os séculos XVII e XVIII, a nobreza rural inglesa levou a cabo transformações nas suas propriedades que provocaram uma verdadeira REVOLUÇÃO AGRÍCOLA na EUROPA. Os campos ingleses , desde há muito estavam repartidos entre: os grandes senhores (os campos fechados) e as comunidades rurais (os campos abertos). Estes últimos eram utilizados pelas populações para criar gado e praticar uma agricultura de subsistência .

Slide 4:

O MOVIMENTO DAS "ENCLOSURES" …os campos abertos foram expropriados… A partir do século XVI… em benefício da nobreza e da burguesia rurais e cercados de sebes . A este movimento da vedação dos campos deu- -se o nome de movimento das" enclosures ". …a propriedade rural concentrou-se nas mãos dos grandes senhores (os " landlords "), dando origem a latifúndios . Em consequência…

Slide 5:

O MOVIMENTO DAS "ENCLOSURES" O MOVIMENTO DAS ENCLOSURES Décadas N.º de vedações 1720-1740 1740-1760 1760-1780 1780-1800 1800-1810 68 188 1048 778 906

Slide 6:

Revolução Agrícola  Alargamento da área utilizada para cultivo e para a criação de gado ;  Introdução de novas culturas, como:  a da batata  a da beterraba  a das plantas forrageiras (Principais novidades e melhoramentos técnicos nas grandes explorações agrícolas)

Slide 7:

Reconstituição das inovações agrícolas na Inglaterra do século XVIII

Slide 8:

Revolução Agrícola (Principais novidades e melhoramentos técnicos nas grandes explorações agrícolas)  Prática do afolhamento quadrienal , caracterizado pela alternância de quatro culturas e supressão do pousio; A – Afolhamento trienal B – Afolhamento quadrienal

Slide 9:

Revolução Agrícola (Principais novidades e melhoramentos técnicos nas grandes explorações agrícolas)  Selecção de sementes e cruzamento de raças de animais BOIS CARNEIROS …que passaram a fornecer maiores quantidades de: Carne Leite Lã  Melhoria da qualidade do solo (marga, argila) e utilização de algumas máquinas agrícolas (semeador mecânico). Semeador de Jethro Tull (1701)

Slide 10:

Independentemente da vantagem das terras cercadas sobre os campos abertos, fornecendo abrigo aos rebanhos que têm no campo, impedindo as sementes de se perderem e defendendo-as das irrupções dos gados, dos transeuntes e dos caçadores, estas terras estão ainda menos sujeitas às devastações provocadas pelas trovoadas de Verão. (...) Fornecem ao proprietário madeira para construções e aquecimento, frutos para fazer cidra, bolotas para os porcos. Acresce que as terras tornam-se uma fonte contínua para os pobres, pelos trabalhos que exigem, quer para as cavar e manter os fossos que as cercam, quer para reerguer as barreiras. Mas o que os ingleses consideram uma vantagem que ultrapassa as outras é que cada particular, pela reunião de todas as terras que lhe pertencem, tem a liberdade de seguir a agricultura que lhe convém. " Écon de Beaumont " (1775), in DENIS, Michel , e BLAYAN, Noel , Le XVIIIe Siècle , Paris, A. Colin , 1970, p. 84 As vantagens das “enclosures”

Slide 11:

As enclosures contribuíram para a preservação dos pastos e para uma maior rentabilidade das explorações agro-pecuárias . Nelas foi possível fazer experiências agrícolas de grande sucesso, nomeadamente, ao nível da produtividade dos solos e do aperfeiçoamento de raças animais . Semeador de Jethro Tull (1701)

Slide 12:

Estas alterações na agricultura :  alargamento da área de cultivo;  introdução de novas culturas e técnicas… foram tão significativas … que os historiadores dão-lhe o nome de … Revolução Agrícola Revolução Agrícola

Slide 13:

Revolução Agrícola Com efeito… permitiram aumentar a produção de cereais , carne e lã , deram elevados lucros aos grandes senhores da terra (capitais que vão aplicar na indústria) e contribuíram para um acentuado crescimento da população .

Slide 14:

Revolução Agrícola Em síntese  Expropriação das terras comunais.  Formação de grandes propriedades ( enclosures ).  Sistema de rotação quadrienal.  Selecção de sementes e de gado.  Margagem dos solos arenosos.  Aumento e melhoria da alimentação da população.  Fornecimento de matérias-primas, mão-de-obra e capitais para a indústria. Século XVIII Nos campos do Sul e Sudeste da Inglaterra

authorStream Live Help