Mesopotâmia

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1:

Reinos da Mesopotâmia

Slide 4:

Sumérios Babilônicos (Amoritas) Assírios Caldeus (Neobabilônicos) REINOS DA MESOPOTÂMIA

Slide 5:

SUMÉRIOS 3500 ac – 1900 aC Cidades-Estado : Ur , Uruk , Lagash , Nipur ... Governo: Patesi Escrita : Cuneiforme Religião: Politeísta * Construção de zigurates

Slide 7:

Um Zigurate

Slide 8:

BABILÔNICOS 1900 aC – 1600 aC Código de Hamurábi (282 artigos) Muitas das provisões do código referem-se às três classes sociais: a do " awelum ", a do " mushkenum ", e a classe do " wardum ", escravo marcado que no entanto, podia ter propriedade. O código referia-se também ao comércio, à família (inclusive o divórcio, o pátrio poder, a adoção, o adultério, o incesto), ao trabalho, à propriedade. A pena de morte era largamente aplicada, seja na fogueira, na forca, seja por afogamento ou empalação. Obs.: A empalação consistia em inserir uma estaca no ânus, umbigo ou vagina da vítima, a golpes de marreta. Neste método, a vítima podia ser posta "sentada" sobre a estaca ou com a cabeça para baixo, de modo que a estaca penetrasse nas entranhas da vítima e, com o peso do próprio corpo, fosse lentamente perfurando os órgãos internos. Neste caso, dependendo da resistência física do condenado e do comprimento da estaca, a agonia se estendia por horas.

Slide 9:

A mutilação era infligida de acordo com a natureza da ofensa. A noção de "uma vida por uma vida" atingia aos filhos dos causadores de danos aos filhos dos ofendidos. As penalidades infligidas sob o Código de Hamurábi, ficavam entre os brutais excessos das punições corporais das leis mesopotâmica Assírias e das mais suaves, dos hititas. A codificação propunha-se a implantação da justiça na terra, a destruição do mal, a prevenção da opressão do fraco pelo forte, a propiciar o bem estar do povo e iluminar o mundo. Essa legislação estendeu-se pela Assíria, pela Judeia e pela Grécia . Outros castigos: afogamento, amputação da língua e de outras partes do corpo.

Slide 10:

Código de Hamurábi

Slide 11:

ASSÍRIOS 1200 aC – 612 aC Agressivos e Militares _ Carros de guerra, unidades de cavalaria e infantaria _ Conquistaram entre os sécs. IX e VIII a. C. a Mesopotâmia, a Palestina (destroem 10 tribos de Israel (722 a.C.) e o Egito Comandantes do exército = classe mais rica e poderosa Administração usando tortura, amputações e castigos variados. Assurbanipal (criou a Biblioteca de Nínive/ 22 mil plaquetas de argila) e Senaqueribe . Em 612 a. C. uma coalizão medos e caldeus pilharam e destruíram Nínive.

Slide 12:

CALDEUS 625 aC – 539 aC Neobabilônicos Cativeiro Hebreu na Babilônia (587 a.C.) Nabucodonosor (auge séc. VI a. C.) _ Obras grandiosas como Templos, Jardins Suspensos e Grandes Palácios. Ocupação Persa em 539 a. C.

Slide 13:

Ruínas do Palácio de Nabucodonosor (Caldeus)

Jardins Suspensos da Babilônia:

Jardins Suspensos da Babilônia É talvez uma das maravilhas relatadas sobre que menos se sabe. Muito se especula sobre suas possíveis formas e dimensões, mas nenhuma descrição detalhada ou vestígio arqueológico já foram encontrados, além de um poço fora do comum que parece ter sido usado para bombear água. Seis montes de terra artificiais, com terraços arborizados, apoiados em colunas de 25 a 100 metros de altura, construídos pelo rei Nabucodonosor , para agradar e consolar sua esposa preferida Amitis , que nascera na Média , um reino vizinho, e vivia com saudades dos campos e florestas de sua terra. Representação dos jardins suspensos da Babilónia , como imaginados por Martin Heemskerck .

Slide 15:

Estrutura Social Rei Gov.Local Sacerdotes Guerreiros Comerciantes (Patesi) Camponeses Artesãos Escravos

Slide 16:

Cultura Religião Politeísta Astrologia e Horóscopo (12 Signos) Matemática Semana de 7 dias Posição do Número Divisão do dia em H, M e S Divisão do Círculo em 360º Multiplicação Templos, Palácios e Zigurates

Slide 17:

Portão de Ishtar A deusa dos acádios.

Slide 18:

Cabeça de touro dourada, decorando a parte anterior de uma lira de Ur, 2.600 a 2.400 a.C., em ouro sobre madeira, com 29,5 cm. de altura, conservada no Museu do Iraque, em Bagdad

Slide 22:

O sanguinário ditador Saddam Hussein, que alguma coisa de bom teria que fazer neste mundo, destinou cerca de 90 milhões de dólares, no final do século passado, para reconstruir e restaurar a antiga Babilônia, em nome da "reabilitação da monarquia e de valores antigos". Os princípios de construção e os materiais da época, seriam respeitados. Os Jardins Suspensos, a Torre de Babel, a Av. das Procissões e o Portão de Ishtar seriam reconstruídos para que a Babilônia tivesse de volta todo o clima e o brilho do passado.

Slide 23:

Portal da Mesopotâmia

authorStream Live Help