Ciências Naturais - Trabalho Completo

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Ciências Naturais:

Ciências Naturais Recursos Energéticos Anaís nº2 Andreia nº3 Barbara nº4 Carina nº 5 Francisca nº8

Recursos Naturais:

Recursos Naturais É tudo o que existe na Terra e que pode ser utilizado nas diversas actividades Humanas . Podem classificar-se em recursos hídricos, biológicos, minerais e energéticos.

Recursos Energéticos :

Recursos Energéticos Um recurso energético é qualquer fonte que possa ser aproveitada para a obtenção de energia. A energia não pode ser vista nem tem uma forma física, mas sabemos que existe porque conhecemos os seus efeitos. Podem ser classificados em renováveis e não renováveis.

Recursos Energéticos Não Renováveis:

Recursos Energéticos Não Renováveis Estes recursos encontram-se na Natureza em quantidades limitadas e regeneram-se tão lentamente que não voltarão a formar-se à escala de tempo da vida humana, pelo que se consideram esgotáveis. Os principais recursos energéticos não renováveis são: Combustíveis fósseis: carvão, petróleo e gás natural; Minerais radioactivos: urânio, etc.

Carvão:

Carvão Os depósitos de carvão formam-se a partir de restos de plantas acumulados e soterrados em zonas pantanosas. Esta matéria orgânica não foi totalmente decomposta e, através de processos químicos complexos (incarbonização), transformou-se numa massa de cor acastanhada – a turfa. Em alguns casos, as camadas de turfa afundaram-se sob o peso de sedimentos, transformando-se noutros tipos de carvão ricos em carbono e mais energéticas .

Tipos de carvão:

Tipos de carvão Turfa Lenhite Hulha Antracite Tipo de carvão Conteúdo em carbono - + Poder energético - +

Utilização:

Utilização O Carvão é queimado em fornos industriais e nas centrais térmicas, para a obtenção de calor. Nas centrais térmicas, este calor é utilizado para a produção de electricidade .

Consequências (negativas) :

Consequências (negativas) A combustão do carvão produz poluentes que contribuem para o aumento do esfeito de estufa e para a formação das chuvas ácidas .

Petróleo:

Petróleo

Origem do Petróleo:

Origem do Petróleo O petróleo teve origem há muitos milhões de anos qando se acumularam sedimentos de origem mineral com restos de seres microscópios. Estes depósitos foram, lentamente, cobertos por outros sedimentos. À medida que isto acontece a pressão e a temperatura aumentam. Assim a matéria orgânica inicial transforma-se, através de reacções químicas, numa massa líquida negra, contituídos por compostos ricos em carbono – o petróleo .

Slide 11:

À rocha formada, a partir da qual se forma o petróleo dá-se o nome de rocha-mãe. O petróleo formado na rocha mãe desloca-se através dos poros da rocha para outras camadas mais próximas da superfície, que se designam por rochas-reservatório. Caso não encontre no seu trajecto uma camada rochosa impermeável, o petróleo atinge a superfície. Aí, volatiza-se, acabando por se perder para sempre .

Extracção do Petróleo:

Extracção do Petróleo Caso o jazigo (depósito do crude) tenha valor económico, pode ser explorado. Como é uma rocha líquida, o petróleo é extraído através de poços. Ao petróleo que é extraído dos poços dá-se o nome de petróleo bruto ou crude.

Destino do petróleo:

Destino do petróleo Este petróleo é transportado até às refinarias onde o petróleo bruto é aquecido e os seus diversos componentes separam-se, permintindo a obtenção de muitos subprodutos.

Dentro da refinaria…:

Dentro da refinaria…

Subprodutos do petróleo bruto:

Subprodutos do petróleo bruto Alcatrão ; Fuelóleo ; Óleos lubrificantes ; Gasóleo ; Querosene ; Gasolina ; Gás .

Petróleo como uma matéria prima:

Petróleo como uma matéria prima Alguns dos subprodutos obtidos durante a refinação , são utilizados no fabrico de uma infinidade de artigos que nos rodeiam.

Gás Natural:

Gás Natural O gás natural é um combustível fóssil e uma fonte de energia não renovável. A composição do gás natural pode variar bastante dependendo de factores relativos : ao campo em que o gás é produzido, ao processo de produção, etc. O gás natural é encontrado no subsolo através de jazigos de petróleo, por acumulações em rochas porosas, isoladas no exterior por rochas impermeáveis, associadas ou não a depósitos petrolíferos. A exploração é a etapa inicial dentro da cadeia de gás natural, consistindo em duas fases: - A primeira fase é a pesquisa onde, através de testes sísmicos, verifica-se a existência em bacias sedimentares de rochas reservatórios; - Caso o resultado das pesquisas seja positivo, inicia-se a segunda fase, e é perfurado um poço pioneiro e poços de delimitação para comprovação da existência gás natural em nível comercial e mapeamento do reservatório, que será encaminhado para a produção.

Slide 18:

Vantagens O Gás Natural é utilizado na indústria e em comércios como combustível na substituição de uma variedade de outros como: a madeira, carvão, óleo, etc; Proporciona uma combustão limpa, isenta de agentes poluidores, ideal para processos que exigem a queima em contacto directo com o produto final, como, por exemplo, a indústria de cerâmica e o fabrico de vidro e cimento. Desvantagens As desvantagens do Gás Natural em relação ao butano são: mais difícil de ser transportado, devido ao facto de ocupar maior volume, mesmo pressurizado, também é mais difícil de ser liquidado, requerendo temperaturas da ordem de -160°C. Actualmente estão a ser investigados os jazigos de hidratos de metano que se estima haver reservas energéticas muito superiores às actuais de Gás Natural.

Energia Nuclear:

Energia Nuclear A tecnologia  nuclear tem a finalidade de aproveitar a energia nuclear, convertendo o calor emitido na reação em energia elétrica. Isso pode acontecer controladamente em reator nuclear ou descontroladamente em bomba atómica. Em outras aplicações aproveita-se da radiação ionizante emitida.

Slide 21:

Vantagens - não contribui para o efeito de estufa (principal); - não polui o ar com gases de enxofre, nitrogénio, etc.; - não utiliza grandes áreas de terreno: a central requer pequenos espaços para sua instalação; - não depende da sazonalidade climática (nem das chuvas, nem dos ventos); - pouco ou quase nenhum impacto sobre a biosfera; - grande disponibilidade de combustível; -etc. Desvantagens - necessidade de armazenar o resíduo nuclear em locais isolados e protegidos; - necessidade de isolar a central após o seu encerramento; - é mais cara quando comparada às demais fontes de energia; - os resíduos produzidos emitem radiactividade durante muitos anos; -etc.

Recursos energéticos renováveis:

Recursos energéticos renováveis Estes recursos encontram-se na Natureza em quantidades ilimitadas , pelo que se consideram inesgotáveis.

Principais Recursos Renováveis:

Principais Recursos Renováveis Energia hídrica ; Energia solar ; Energia éolica ; Energia geotérmica ; Energia dos oceanos ; Energia da biomassa ;

Energia hídrica:

Energia hídrica A energia hídrica faz parte do grupo dos recursos energéticos renováveis. Esta energia corresponde ás forças das águas de um rio e é utilizada para produzir energia eléctrica. Para tal é preciso construir barragens para armazenar a água. No entanto, estas vão modificar os ecossistemas fluviais.

Central Hidroeléctrica:

Central Hidroeléctrica

Energia Solar:

Energia Solar A energia solar também faz parte do grupo dos recursos energéticos renováveis. Os painéis solares captam a radiação solar que é transformada noutras formas de energia ( térmica ou eléctrica). Esta energia é usada para muitas coisas, por exemplo, aquecimento de edifícios, etc. A energia solar é muito boa, mas para a “consumir” é preciso ter painéis solares o que por acaso o seu custo é muito elevado.

Painéis solares:

Painéis solares

Energia eólica:

Energia eólica Na actualidade utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores - grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas têm a forma de um cata-vento ou um moinho. Esse movimento, através de um gerador, produz energia eléctrica.

Vantagens da energia eólica:

Vantagens da energia eólica A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, inesgotável, limpa, amplamente distribuída globalmente e, se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxilia na redução do efeito estufa.

Energia geotérmica:

Energia geotérmica Energia geotérmica é a energia obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior. Devido a necessidade de se obter energia eléctrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um modo de aproveitar esse calor para a geração de electricidade.

Energia das ondas e das marés:

Energia das ondas e das marés O movimento das ondas dos oceanos e o movimento das marés são uma forte fonte de energia, que pode ser transformada em electricidade. A energia das ondas pode ser aproveitada de duas maneiras: em alto mar ou em zonas costeiras (em centrais). O movimento das marés é aproveitado através da construção de barragens ou nos estuários dos rios. As barragens têm túneis abertos com turbinas por onde a água passa, gerando electricidade Estas formas de aproveitamento de energia ainda estão em estudo por isso só se poderão usar em grande escala no futuro.

Turbinas nas Centrais:

Turbinas nas Centrais

Energia da Biomassa:

Energia da Biomassa A biomassa consiste em toda a matéria orgânica que pode ser aproveitada como fonte de energia. Esta pode ser sólida, líquida ou gasosa. A biomassa sólida é a parte orgânica dos resíduos industriais e urbanos e os resíduos que vêm da limpeza de florestas, etc. Esta pode ser queimada para produzir calor, que servirá para aquecimento. A biomassa líquida engloba os biocombustíveis. São exemplos o biodiesel e o etanol. Os biocombustíveis são usados para motores. A biomassa gasosa é conhecida como biogás, um combustível produzido a partir de bactérias. Este pode ser queimado para produzir energia eléctrica.

Slide 34:

Imagens da Biomassa

Slide 35:

RECURSOS ENERGÉTICOS RENOVÁVEIS NÃO RENOVÁVEIS ENERGIA SOLAR ENERGIA HÍDRICA ENERGIA EÓLICA ENERGIA GEOTÉRMICA ENERGIA DA BIOMASSA ENERGIA DAS ONDAS E MARÉS CARVÃO PETRÓLEO GÁS NATURAL ENERGIA NUCLEAR

Resumo:

Resumo http://www.youtube.com/watch?v=ddmKhSkWNlM

Bibliografia:

Bibliografia http://energiaeambiente.wordpress.com/2008/02/01/energia-nuclear-vantagens-e-desvantagens/ http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%A1s_natural http://gasoduto.blogspot.com/2007/05/vantagens-e-desvantagens.html Sustentabilidade na Terra, Ciências Naturais www.google.pt

Slide 38:

F I M

authorStream Live Help