Filosofia 3º série 2009

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Sociologia 1º bimestre 3º série.: 

Sociologia 1º bimestre 3º série. Objeto de estudo, O que é cidadania? O significado de ser cidadão ontem e hoje.

Objetivos: 

Objetivos é fazer que a apropriação das concepções do passado, sejam uma forma de releitura da cidadania, e que esta se deu de uma forma específica,por razões particulares, em determinados contextos,decisivos para o desenvolvimento da noção de cidadania moderna.

Criando uma imagem crítica da Sociologia.: 

Criando uma imagem crítica da Sociologia.

Reflexão Crítica (lat. Tardio reflexivo) : 

Reflexão Crítica (lat. Tardio reflexivo) (...) 2.Ação de introspecção pela qual o pensamento volta-se sobre si mesmo,investiga a si mesmo, examinando a natureza de sua própria atividade e estabelecendo os princípios que a fundamentam.

A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CIDANIA.: 

A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CIDANIA. O processo de construção da cidadania não se deu de forma contínua,isto é,não se desenvolveu de forma linear,sem rupturas,não sendo um conceito único e acabado.Portanto em permanente construção(...)

Origem das palavras “Cidadão” e “Cidadania”.: 

Origem das palavras “Cidadão” e “Cidadania”.

A origem do termo “cidadão”remonta à Antiguidade Clássica (...) Mediterrâneo século IX a.C. : 

A origem do termo “cidadão”remonta à Antiguidade Clássica (...) Mediterrâneo século IX a.C.

O Partenon: 

O Partenon foi um templo da deusa grega de Atenas, construído no século V a.C na acrópole de Atenas. É o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga e foi ornado com o melhor da arquitetura Grega Suas esculturas decorativas são consideradas um dos pontos altos da arte grega. do Lat.  acropole < Gr. akrópolis, ákron, alto + pólis, cidade s.f, parte mais elevada das antigas cidades gregas.

Ruínas do Templo de Paternon: 

Ruínas do Templo de Paternon

Atenas: 

Atenas Vista atual (cidade-estado)

Paternon: 

Paternon

Esparta e Atenas: 

Esparta e Atenas

Cidadania deriva do lat. Civis (o ser humano livre),que gerou civitas ( cidadania).: 

Cidadania deriva do lat. Civis (o ser humano livre),que gerou civitas ( cidadania). Cidadania direitos e deveres: é o conjunto de direitos, e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive. O conceito de cidadania sempre esteve fortemente atrelado à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto). PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi, HISTÓRIA DA CIDADANIA, Editora Contexto, GUIMARÃES, Francisco Xavier da Silva, Nacionalidade: Aquisição, Perda e Reaquisição, 1ª edição, Forense, 1995.

Cidadão (de cidade + -ÃO): 

Cidadão (de cidade + -ÃO) Substantivo masculino. 1.Indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. 2.Habitante da cidade. 3.Pop. Indivíduo, homem, sujeito: Fonte: Dicionário Aurélio

Ser cidadão (ativo): 

Ser cidadão (ativo) (...)É saber viver em sociedade, estando ciente dos anseios comuns. É participar ativamente das decisões de sua comunidade, influenciar modos de vida de maneira positiva ao seu redor, exercer os direitos constitucionais adquiridos e lutar pelos que virão. É preservar o meio ambiente, a natureza, os animais, os seus semelhantes, os opostos. É ser solidário, é ser político, é ser flexível, decidido e, sobretudo, estar consciente de todas as atitudes tomadas em prol da sociedade(...) Fonte:http://mapadaterra.wordpress.com/2007/12/31/ser-cidadao-x-estar-cidadao/

Cidadão passivo: 

Cidadão passivo Porém, “estar cidadão” é não praticar o exercício da cidadania em nenhuma de suas formas. É apenas se deixar levar pelos acontecimentos e, ainda, reclamar das situações vividas, sem nada fazer para mudar. Uma perspectiva de futuro.

Grupos que não integravam ao conjunto dos cidadãos.: 

Grupos que não integravam ao conjunto dos cidadãos. Os estrangeiros não tinham direito à propriedade privada, não participavam das decisões políticas. Populações submetidas ao controle militar após conquista. Os escravos faziam todo e qualquer tipo de oficio,não tinham acesso à esfera pública ou a qualquer direitos.

É importante observar que:: 

É importante observar que: Na Grécia Clássica,as mulheres não tinham à participação política. No tocante às questões etárias,prevalecia os mais velhos sobre os mais jovens,na questão de cargos importantes.

Conclusões: 

Conclusões A partir da discussão observa-se que é necessário o estudo da História Antiga,especialmente a greco-romana, teve na filosofia ocidental no século XVIII no desenvolvimento das ideias iluministas que inspiraram as concepções modernas de cidadania.

Questionamentos: 

Questionamentos O que é ser cidadão? Você se considera um cidadão?Porque? Você não considera cidadão,quais as razões? O que você entendem por cidadania? Atualmente, toda e qualquer pessoa tem direito à cidadania? Nas sociedades ocidentais,esse direito sempre foi o mesmo para todas as pessoas?