trabalhar um texto poético

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Poesia : 

Poesia Elisabeth Scaramussa Correia

Objetivos : 

Objetivos Despertar o gosto pela leitura de textos poéticos. Conhecer alguns poetas capixabas e nacionais. Escrever textos poéticos com criatividade e sentimentalismo. Valorizar a arte poética , quebrando a timidez de escrever em versos. Compreender a linguagem poética. Expressar a poesia que há dentro de cada um.

Introdução : 

Introdução Sociedade individualista e solitária. Resgate da arte de escrever em versos, de forma livre, moderna. Temas livres, com sugestões sobre a preservação do meio ambiente e dos valores morais. Incentivo à leitura de textos poéticos. Compreensão da linguagem figurada.

Procedimentos : 

Procedimentos “Poesia é brincar com palavras como se brinca com bola,papagaio, pião.”   Paes, José Paulo

Texto : 

Texto Infância Carlos Drumond de Andrade

Estudo do Texto : 

Estudo do Texto Após a leitura silenciosa, o professor lerá o poema com expressividade, e em seguida, o aluno. Analisar-se-á os aspectos formais do poema, como número de versos e de estrofes, o vocabulário empregado e o tema.

Continuação : 

Continuação O professor proporá algumas questões de interpretação do texto , como: a)A que período da vida se refere o poema? b)O que significa a expressão “café preto como a preta velha”? c)Quais as figuras de linguagem presentes no texto? d)Que sentimento do autor é visível no texto? e)Quais expressões textuais revelam que as cenas memorizadas da infância se referem ao campo? f)Por que o autor faz uma comparação de sua vida com a de Robson Crusoé?

Cont. : 

Cont. Após o término dessas atividades, o prof. motivará os educandos para escreverem em versos sobre sua infância. O textos escritos pelos alunos serão digitados , ilustrados e encadernados.

Avaliação : 

Avaliação A avaliação será feita de forma parcelada, ou seja, primeiramente após a correção das questões de 01 a 03, depois o texto criativo do aluno e a ilustração do poema que terão um valor mais expressivo. Serão priorizados aspectos qualitativos tais como a criatividade e a escolha do tema .

Conclusão : 

Conclusão Após a realização deste trabalho, chegou-se- à conclusão de que é preciso e possível despertar no aluno o interesse pela leitura de poema, bem como a criação de textos poéticos, de maneira simples e concreta, já que existem milhões de palavras à disposição de quem queira jogar e brincar com elas de forma criativa e sentimentalista, ou simplesmente, retratando a objetividade dos temas escolhidos.

Cont. : 

Cont. Por isso, é mister que o professor possibilite essa oportunidade ao aluno e constate o potencial que ele tem para exprimir, através de poemas, os seus mais belos sentimentos.

authorStream Live Help