MORFOLOGIA URBANA CONCEITOS

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

By: srspa (37 month(s) ago)

MUITO BOM

By: egonvettorazzi (41 month(s) ago)

muito bom!

By: leyser (50 month(s) ago)

Muito bom

Presentation Transcript

FAU/UNIDERP : 

FAU/UNIDERP MORFOLOGIA URBANA Planejamento Urbano e Regional II Angela Cristina Santos Gil Lins Arquiteta e Urbanista

PUR II : 

PUR II CONCEITOS O que ela estuda ? Os aspectos exteriores do meio urbano e as suas relações recíprocas, definindo e explicando a paisagem urbana e sua estrutura. MORFOLOGIA URBANA Estudo da forma urbana, nas suas partes fisicas, tanto na sua produção como na sua transformação no tempo. Um conceito relacionado à imagem, à leitura que os indivíduos fazem dos objetos arquitetônicos e urbanos (edifícios, praças, ruas, cheios e vazios).

PUR II : 

Quais são as dimensões espaciais da morfologia urbana ? Dimensão setorial Escala da rua (mobiliário urbano, fachadas, pavimentos, árvores) Dimensão urbana Escala do bairro (ruas, praças, quarteirões) Dimensão territorial Escala da cidade (bairros) Elementos morfológicos: O Solo Os edifícios O lote O quarteirão A fachada A calçada (passeio) O traçado/ a Rua A praça O monumento A árvore / a Vegetação O mobiliário urbano PUR II CONCEITOS

PUR II : 

De acordo com a Lei complementar N0 74 , de 6 de Setembro de 2005 (LOUS): Gleba – porção de terra rústica que ainda não foi objeto de arruamento ou parcelamento. PUR II CONCEITOS

PUR II : 

Lei complementar N. 74 , de 6 de Setembro de 2005. Parcelamento – qualquer divisão do solo, com ou sem abertura de vias de circulação, que resulte em novas unidades imobiliárias. Loteamento – é a subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação, com abertura de novas vias de circulação, ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes. Campo Grande possui 7 tipos de loteamentos: L1- Loteamento Padrão L2- Loteamento de Interesse Social L3- Loteamento Fechado L4- Loteamento Atacadista/Industrial L5- Urbanização Integrada de Interesse social L6- Loteamento em área Rural Chácara Recreio L7- Loteamento Fechado em Área Rural PUR II

PUR II : 

PUR II Lei complementar N. 74 , de 6 de Setembro de 2005. Parcelamento: Mata do Jacinto, Conjunto Mata do Jacinto, Carandá Bosque (parte), Favela do Limão, Loteamento Municipal Ceasa, Loteamento Municipal Nazaré, Loteamento Abaeté, Loteamento Sóter.

PUR II : 

PUR II GLEBA De acordo com a Lei complementar N0 74 , de 6 de Setembro de 2005: Gleba – porção de terra rústica que ainda não foi objeto de arruamento ou parcelamento.

PUR II : 

PUR II Quadra – é o lote ou conjunto de lotes delimitados por vias de circulação. Lote – é o terreno servido de infra-estrutura básica cujas dimensões atendam aos índices urbanísticos definidos por lei municipal para a zona ou corredor em que se situe. Lei complementar N. 74 , de 6 de Setembro de 2005. LOTEAMENTO ABAETÉ GLEBA

PUR II : 

PUR II Desdobro – é um empreendimento de parcelamento de divisão de área de um lote para formação de novos lotes. Lei complementar N. 74 , de 6 de Setembro de 2005.

PUR II : 

PUR II Desmembramento – é um empreendimento de parcelamento de subdivisão de gleba em lotes com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique em na abertura de novas vias de circulação nem no prolongamento ou ampliação das já existentes. Lei complementar N. 74 , de 6 de Setembro de 2005.

PUR II : 

PUR II Remembramento - reagrupamento de glebas ou lotes contíguos para a constituição de uma ou mais unidades imobiliárias. Lei complementar N. 74 , de 6 de Setembro de 2005.

PUR II : 

PUR II MORFOLOGIA URBANA Estrutura da cidade, desenha TRAÇADOS URBANOS Por que estudar a MORFOLOGIA URBANA ? Organização do espaço urbano e suas relações. Para compreender a formação, a evolução e a transformação do espaço urbano e de seus elementos, e suas relações, possibilitando a identificação de formas mais apropriadas para a intervenção na cidade e o desenho de novas áreas.