Natureza Morta

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

Natureza-morta, Holandeses no Brasil e a Obra de Albert Eckhout.

Slide 2: 

Albert Eckhout (Groningen, 1610 — 1666) Foi um pintor, desenhista, artista plástico e botânico holandês. É autor de pinturas do Brasil  envolvendo a população, os indígenas  e paisagens da região Nordeste do Brasil. Chegou ao Nordeste do Brasil junto com Frans Post, em 1637, na comitiva do príncipe Maurício de Nassau, onde permaneceu até 1644. A sua missão como pintor era a de registrar a paisagem brasileira. Muitas de suas pinturas ajudaram a Europa a ter uma idéia do Novo Mundo. Além de Recife, (Mauritsstad), conheceu o interior da região Nordeste, a Bahia e ainda o Chile. Em terras da Nova Holanda, retratou os habitantes, a fauna e a flora com riqueza de detalhes. Depois de retornar à Europa, continuou servindo Maurício de Nassau até 1653, sendo transferido para  Dresden, na Alemanha, onde trabalhou por dez anos para o rei João Jorge II.

Slide 7: 

Mameluca – 1641 / 1644

Slide 9: 

Dança dos Índios Tapuias - 1640

Slide 10: 

O que é uma pintura de NATUREZA-MORTA? Quando vemos uma obra de arte com uma mesa posta, Exibindo comidas e objetos, estamos vendo uma natureza-morta. A origem do termo vem do inglês still life, que por sua vez é uma adaptação da palavra holandesa stilleven, e em ambos os casos Se referem a uma natureza parada, inerte, composta por objetos inanimados.

Slide 11: 

Exemplos ao longo da história da arte: Estevão Silva – Brasil – Século XIX

Slide 12: 

Giorgio Morandi – Itália - Século XX

Slide 13: 

Henry Matisse – França – Século XX

Slide 14: 

Peter Lippmann – Fotográfo – Campanha publicitária – Séculos XXI

Slide 16: 

Natureza-morta é comida de artista. Frase do Livro “Mesa de Artista [natureza-morta], de Katia Canton. Editora Cosac & Naif Recomendamos a leitura e utilização deste livro.

authorStream Live Help