R.

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Resumo para o teste de avaliação:

Resumo para o teste de avaliação

Nota importante:

Nota importante O estudo deste Powerpoint não exclui a leitura do manual nem do caderno diário.

ATENÇÃO:

ATENÇÃO Os slides n.º 6, 7, 8 e 9 são apenas para o 7.º A.

A ALTITUDE:

A ALTITUDE É a distância em metros, medidas na vertical, desde o nível médio das águas do mar até ao lugar considerado.

A altitude pode ser::

A altitude pode ser: Positiva: se o lugar estiver acima do nível médio das águas do mar. Nulo: lugar ao mesmo nível do nível médio das águas do mar. Negativa: se o lugar estiver abaixo do nível médio das águas do mar. - profundidade: quando o lugar está submerso; - depressão: quando o lugar está emerso.

Mapas que representam o relevo:

Mapas que representam o relevo Topográficos : representam o relevo através de curvas de nível. É um mapa de grande área: representa uma área pequena com muito pormenor;

Mapas que representam o relevo:

Mapas que representam o relevo Hipsométrico: representam o relevo através da gradação da cor castanha. São mapas de pequena escala: representam uma grande área com pouco pormenor.

O relevo no mundo:

O relevo no mundo As diferentes formas de relevo encontram-se espalhadas pelos seis continentes, podendo, no caso das montanhas, atingir os milhares de metros de altitude. As maiores cadeias montanhosas do Mundo são os Himalaias (Ásia), os Andes (América do Sul), as Montanhas Rochosas (América do Norte), o Cáucaso e os Alpes (ambas na Europa).

Os cumes/ picos mais elevados:

Os cumes/ picos mais elevados Os pontos mais altos de cada um dos continentes são: Ásia , Evereste com 8850 m ; América , Aconcágua com 6962 m ; África , Quilimanjaro com 5895 m ; Europa , Elbrus com 5642 m ; Oceânia , Pirâmides de Carstensz , 5039m; Antártida , Vinson com 4897 m .

Rede e Bacia Hidrográfica:

Rede e Bacia Hidrográfica A rede hidrográfica é formada pelo conjunto de um rio e de todos os seus tributários (afluentes e subafluentes). Ao conjunto do território drenado por um rio e seus tributários denominamos bacia hidrográfica. A variação do caudal de um rio ao longo de um ano denomina-se regime de um rio. Os regimes dos rios podem ser constantes ou irregulares. Ao longo do ano, um rio não possui sempre o mesmo caudal, já que este depende de vários fatores .

Rede e Bacia Hidrográfica:

Rede e Bacia Hidrográfica

Altitudes mais elevadas de Portugal:

Altitudes mais elevadas de Portugal Pico (2351m), Ilha do Pico, Açores; Serra da Estrela (1993), distrito da Guarda, Portugal Continental; Pico Ruivo (1862m), Ilha a Madeira; Topo Queimados (1725 m), Ilha da Madeira; Pico do Areeiro (1725 m), Ilha da Madeira;

A altitude em Portugal:

A altitude em Portugal O rio Tejo “separa” duas áreas: - o norte mais montanhoso, com maior altitude e mais acidentado, onde se localizam as serrais com maior altitude; - o sul, uma região de menor atitude e menos acidentada, onde se encontram as planícies do Tejo e do Sado e a peneplanície alentejana. As ilhas são mais montanhosas e de origem vulcânica.

O Processo Erosivo:

O Processo Erosivo O processo de erosão desenrola-se essencialmente em três fases: desgaste — arranque dos materiais pelos agentes erosivos ; transporte — arrastamento dos materiais arrancados ; acumulação — deposição dos materiais transportados em áreas de baixa altitude.

Cursos do Rio, Tipo de Vale e Fase da Erosão:

Cursos do Rio, Tipo de Vale e Fase da Erosão Curso do Rio e Fase da Erosão Tipo de vale associado

Cursos do Rio, Tipo de Vale e Fase da Erosão:

Cursos do Rio, Tipo de Vale e Fase da Erosão Curso do Rio e Fase da Erosão Tipo de vale associado

Cursos do Rio, Tipo de Vale e Fase da Erosão:

Cursos do Rio, Tipo de Vale e Fase da Erosão Curso do Rio e Fase da Erosão Tipo de vale associado

Os tipos de costa:

Os tipos de costa

Processo de formação de uma ARRIBA MORTA/ FÓSSIL:

Processo de formação de uma ARRIBA MORTA/ FÓSSIL

Formações do litoral que resultam do DESGASTE:

Formações do litoral que resultam do DESGASTE PLATAFORMA DE ABRASÃO; ARRIBA FÓSSIL CABO BAÍAS/ENSEADAS

Formações do litoral que resultam da ACUMULAÇÃO:

Formações do litoral que resultam da ACUMULAÇÃO TÔMBOLO; HAFF DELTA PRAIA RESTINGA; RIA; LAGUNA.

Alguns conceitos a reter:

Alguns conceitos a reter Bacia hidrográfica 1. Área drenada pela rede hidrográfica. Caudal 2. Volume de água que passa numa secção do rio durante unidade de tempo (m/s). Cume ou Pico 3. Ponto mais elevado de uma área montanhosa. Curvas de Nível 4. Linhas que unem pontos com a mesma altitude. Declive 5. É o grau de inclinação de um terreno. Erosão 6. É o fenómeno de desgaste da superfície terrestre. Profundidade 7 . É a distância em metros, medida na vertical, desde nível médio das águas do mar até ao lugar considerado. Está submerso. Rede hidrográfica 8. Conjunto formado pelo rio principal e seus tributários (afluentes e subafluentes). Relevo 9. É o conjunto de formas ou irregularidades da superfície terrestre. Rio 10. Curso de água doce. Vertente 11. . Superfície inclinada que liga a parte mais elevada à mais baixa.

Não te esqueças que…:

Não te esqueças que… Para sabermos as margens do rio devemos voltar-nos para onde este corre, ou seja, voltar-nos de frente para a Foz de costas para a Nascente; A região mais próxima da nascente fica a montante e a mais próxima da foz fica a jusante. O Rio mais comprido do mundo é Nilo e o mais caudaloso é o Amazonas.

Não te esqueças que…:

No curso superior de um rio podemos encontrar rápidos e cataratas ; No curso inferior de um rio podemos encontrar deltas, planícies aluviais e meandros. Não te esqueças que…

ATENÇÃO:

ATENÇÃO Os slides n.º 6, 7, 8 e 9 são apenas para o 7.º A.

authorStream Live Help