powerpoint clima desértico

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

By: paty416864 (54 month(s) ago)

Ol�, voc� poderia me disponibilizar o download desde arquivo? Ficaria grata. Att.

Presentation Transcript

clima desértico quente:

clima desértico quente

Localização do clima desértico quente:

Localização do clima desértico quente O clima desértico quente localiza-se sobre as latitudes dos Trópicos de Câncer e de Capricórnio, na faixa das altas pressões subtropicais .

A influencia da latitude…:

A influencia da latitude… Nas grandes faixas de altas pressões subtropicais, predomina um clima quente e muito seco: é o clima desértico quente. A enorme aridez, é a característica principal deste clima.

PowerPoint Presentation:

Vamos observar os dados da estação meteorológica de In Salah , Argélia .

O regime térmico do clima desértico:

O regime térmico do clima desértico A Distribuição anual das temperaturas médias mensais (TMM) é a mais irregular dos climas quentes: - nos meses de dezembro a fevereiro as TMM são inferiores a 17ºC; - nos meses de Outubro, Novembro, Março e Abril as TMM variam entre os 20ºC e os 25,2ºC. - nos restantes meses as TMM são superiores a 30ºC, sendo que em Julho e Agosto ultrapassam os 36ºC. In Salah , Argélia . T (°C) J F M A M J J A S O N D 14,3 16,8 20,9 25,2 30,5 35,7 36,8 36,5 33 26,8 20,2 14

Amplitude Térmica:

Amplitude Térmica A amplitude térmica anual é elevada (a maior verificada entre os climas quentes). (36,8ºC-14ºC=22,8ºC) A amplitude térmica diária é também muito elevada, as temperaturas podem ultrapassar os 50ºC ao meio-dia e descer aos -5ºC, perto do nascer do sol. T (°C) J F M A M J J A S O N D 14,3 16,8 20,9 25,2 30,5 35,7 36,8 36,5 33 26,8 20,2 14

O regime pluviométrico do clima desértico:

A distribuição da precipitação é extremamente escassa, durante todo o ano. A precipitação total anual é de apenas 18,8mm. O regime pluviométrico do clima desértico Através da análise do G. termopluviométrico verificamos que todos os meses são secos . P mm J F M A M J J A S O N D 1,6 3,4 1,2 2,0 0,4 0,1 0,0 0,3 0,5 1,6 1,2 3,0

Explicação sobre centros barométricos:

Explicação sobre centros barométricos A precipitação é escassa devido: à existência das altas pressões subtropicais, onde o ar é descendente e muito seco.

PowerPoint Presentation:

Este tipo de clima tem: uma estação: quente e seca. É o clima mais quente e seco da superfície terrestre.

A vegetação do clima quente desértico:

A vegetação do clima quente desértico A vegetação do clima desértico é formada por gramíneas, cactos e pequenos arbustos. A maioria das plantas do deserto são xerófilas: tolerantes à seca. Algumas armazenam água em suas folhas, raízes e caules. Outras têm longas raízes que penetram até o lençol freático, firmam o solo e evitam a erosão.

A fauna :

A fauna

Os maiores desertos do mundo:

Os maiores desertos do mundo

Os principais desertos do mundo:

Os principais desertos do mundo Califórnia Atacama Kalahári Sahara Líbia Rub’al Khali Núbia Síria Takla Makan Gobi Thar Grande Deserto Australiano

Deserto da califórnia:

Deserto da califórnia Deserto de Mojave Deserto de Sonora É a parte mais elevada do Deserto da  Califórnia. T ambém conhecido como Deserto Gila  ou  Baixo Deserto. A famosa cidade de Las Vegas, no  Nevada é abrangida pelo Deserto de Mojave. Cobre grande parte dos estados do  Arizona e Califórnia  (EUA) de  Sonora, Baja California  e  B.C Sul (México).

Deserto de atacama:

Deserto de atacama Compreendido entre o norte do  Chile   e a fronteira com o  Peru . Tem cerca de 1000  km  de extensão. Considerado o deserto mais alto e mais  árido  do mundo , em consequência: - da cordilheira dos Andes  que impede a ocorrência de precipitação, pois funcionam como uma barreira que obrigam o ar a subir, arrefecer e condensar. Assim, a chuva ocorre nessa vertente e não chega ao outro lado das montanhas, ao deserto de Atacama; - as águas do oceano pacífico constituem uma corrente marítima fria, logo não ocorre evaporação da água (o ar que vai em direção ao deserto é seco).

Deserto de kalahari (23ºS, 23ºE):

Deserto de kalahari (23ºS, 23ºE) L ocalizado no Sul da  África. 900.000km² distribuídos por  Botswana,  Namíbia,   e África do Sul . A formação do deserto é devida, principalmente, à corrente marítima fria de Benguela , fazendo com que as massas de ar cheguem mais secas ao mesmo

Deserto do sahara :

Deserto do sahara C onhecido como o maior e o mais quente deserto  do mundo. As montanhas do Atlas (N) bloqueiam o avanço dos ventos húmidos e justificam a sua escassa precipitação. Localizado no Norte da África, tem uma área total de 9  065 000 km² , (a Europa   tem10  400 000 km² ). S itua-se , maioritariamente, numa região de planalto (média 300 metros de altitude ). Predominantemente composta por areia.

Deserto de Rub' al-Khali:

Deserto de Rub ' al- Khali Abrange países como a Arábia Saudita , Omã, Emirados Árabes Unidos e  Iémen. Tem 650.000 km2. Possui dunas mais altas do que a Torre Eiffel, com cerca de 330 metros de altura. A sua temperatura máxima pode chegar aos 60ºC, ao meio-dia. A precipitação pode ser inferior a 30mm/ ano.

Deserto de gobi:

Deserto de gobi Localiza-se região norte da China e região sul da Mongólia. É o deserto mais setentrional do planeta. Sua escassa precipitação deve-se à sua elevada latitude, altitude (1520m) e pelo bloqueio da humidade feito pelos Himalaias. O deserto também é muito menos arenoso do que outros desertos. O solo do deserto de Gobi é composto principalmente de rocha, devido em grande parte aos fortes ventos que passam em todo o planalto.

Trabalho de casa:

Trabalho de casa Investiga o seguinte tema: Florestas no deserto , uma realidade no Egipto.

PowerPoint Presentation:

http://www.terraselvagem.com/artigos/120515-deserto-de-gobi / http:// gigantesdomundo.blogspot.pt/2011/11/os-10-maiores-desrtos-do-mundo.html http:// mundoestranho.abril.com.br/materia/que-animais-vivem-no-deserto

authorStream Live Help