os setores de atividade económica

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

atividades:

atividades As económicas

As atividades económicas:

As atividades económicas As atividades económicas são as exercidas pelo ser humano, de forma a satisfazer as suas necessidades. As actividades económicas são em número elevado, pelo que, para uma mais fácil classificação, se agrupam em sectores de actividade.

São o conjunto de atividades económicas que produzem bens e prestam serviços, aos quais a população se dedica:

São o conjunto de atividades económicas que produzem bens e prestam serviços, aos quais a população se dedica Os Setores de Atividade São três os setores de atividade Primário; Secundário; Terciário.

O setor primário:

O setor primário Engloba as atividades que extraem os produtos diretamente da natureza, sem qualquer transformação.

O setor primário: A AGRICULTURA:

O setor primário: A AGRICULTURA

O setor primário: A PECUÁRIA:

O setor primário: A PECUÁRIA

O setor primário: A silvicultura:

O setor primário: A silvicultura

O setor primário: A pesca:

O setor primário: A pesca

O setor primário: A Apicultura:

O setor primário: A Apicultura

O setor primário: A Extração Mineira:

O setor primário: A Extração Mineira

O setor secundário:

O setor secundário Engloba as atividades que implicam a transformação da matéria-prima em produtos acabados ou semiacabados.

O setor secundário: A Indústria:

O setor secundário: A Indústria

O setor secundário: Construção Civil e Obras Públicas:

O setor secundário: Construção Civil e Obras Públicas

O setor secundário: Fornecimento de Energia:

O setor secundário: Fornecimento de Energia

O setor terciário:

O setor terciário Engloba todas atividades relacionadas com a prestação de serviço e a venda dos bens.

O setor terciário: O Comércio:

O setor terciário: O Comércio

O setor terciário: A Saúde:

O setor terciário: A Saúde

O setor terciário: A Educação:

O setor terciário: A Educação

O setor terciário: Seguros:

O setor terciário: Seguros

O setor terciário: Transportes:

O setor terciário: Transportes

O setor terciário: Turismo:

O setor terciário: Turismo

O setor terciário: Banca:

O setor terciário: Banca

O setor terciário pode dividir-se em…:

O setor terciário pode dividir-se em…

A População Ativa:

A População Ativa Em 2011, o MSST de Portugal, considerava :

A População Ativa:

A População Ativa A Taxa de Atividade : é uma proporção entre a população a tiva e a população total, exprime-se em percentagem.

A População Não Ativa:

A População Não Ativa Estudantes; Reformados; Pensionistas; Doentes permanentes; Donas de casa. Crianças até aos 6 anos

A População Ativa:

A População Ativa Calcula a Taxa de Atividade de Portugal, 2010

A Taxa de Atividade: varia com…:

A Taxa de Atividade : varia com…

Evolução da Estrutura da População Ativa no Mundo:

Evolução da Estrutura da População Ativa no Mundo O grau de desenvolvimento de um país ou região relaciona-se directamente com a repartição da população activa por sectores de actividade. É grosso modo, mais elevado quanto menor for a população activa no sector primário e maior no terciário.

Evolução da Estrutura Ativa no Mundo:

Evolução da Estrutura Ativa no Mundo 1) No início do séc. XIX, o setor primário era o que tinha o maior peso, em consequência do desenvolvimento tecnológico ser muito baixo. 2) A partir de meados do séc. XIX o setor secundário começou a ganhar peso, devido à expansão espacial da revolução industrial e do aperfeiçoamento técnico da agricultura. 3 ) A partir do início do séc. XX, nota-se um aumento da importância do sector terciário na ocupação da população ativa . Atualmente o setor terciário é o mais importante, devido: entre outras causas, ao desenvolvimento tecnológico e científico que permitiu ao Homem obter uma grande produção de bens agrícolas e industriais, utilizando menos mão-de-obra. Aparecimento de novas atividades (turismo, lazer, etc ); Aumento do peso das atividades relacionadas com os transportes, comércio, serviços e a investigação.

A Diminuição da população ativa no setor primário:

A Diminuição da população a tiva no setor primário Mecanização

A Diminuição da população ativa no setor secundário:

A Diminuição da população a tiva no setor secundário Automatização e Robotização

Aumento da população ativa no setor terciário:

Aumento da população a tiva no setor terciário

Estrutura Ativa no Mundo:

Estrutura Ativa no Mundo

Estrutura Ativa no Mundo:

Estrutura Ativa no Mundo

Estrutura Ativa no Mundo:

Estrutura Ativa no Mundo

Estrutura Ativa no Mundo:

Estrutura Ativa no Mundo O setor primário tem maior importância nos países menos desenvolvidos (Ásia e África) O setor secundário tem maior importância nos países Produtores de Petróleo e Os novos países industriali Zados (China). O setor terciário tem maior importância nos países desenvolvidos.

Estrutura Ativa no Mundo:

Estrutura Ativa no Mundo

A Taxa de Atividade:

A Taxa de Atividade

A Taxa de Atividade:

A Taxa de Atividade

Evolução da Estrutura Ativa em Portugal:

Evolução da Estrutura Ativa em Portugal Em Portugal: No nosso país de 1960 até à actualidade verificou-se um aumento da população activa nos sectores secundário e terciário, especialmente neste último, e uma grande diminuição da população activa no sector primário.

Evolução da Estrutura Ativa em Portugal:

Evolução da Estrutura Ativa em Portugal Entre 1950 e 2005, verificaram-se importantes alterações na estrutura profissional da população activa, que testemunham, apesar de tardia, a aproximação económica e social do nosso país aos restantes paises da UE. Em 1950 o sector primário ainda representava cerca de 50% da população activa, devido ao fraco desenvolvimento socioeconómico do país. Com o passar dos anos, este sector sofreu uma redução na estrutura profissional da população activa, devido à transformação de efetivos para os outros dois sectores de actividade, pelo que, a partir de 1970, passou a ser o sector que menos peso tinha em termos de população activa. Contrariamente , o sector secundário conheceu um crescimento a partir de meados da década de sessenta, mas a modernização tecnológica das indústrias e a sua deslocação para outros países, em busca de mão-de-obra mais barata, tem provocado o decréscimo do emprego neste sector e, consequentemente, a diminuição da sua população activa.

Evolução da Estrutura Ativa em Portugal:

Evolução da Estrutura Ativa em Portugal A diminuição da população a trabalhar no sector primário e o consequente aumento nos sectores secundário e terciário deveu-se: Aos progressos tecnológicos, especialmente a nível da mecanização dos campos; Ao êxodo rural motivado pela procura de trabalho, primeiro na indústria e depois no comércio e serviços ; Envelhecimento da população agrícola; A fraca capacidade atractiva deste sector (muito trabalho e pouco rendimento)

Evolução da Estrutura Ativa em Portugal:

Quanto ao sector terciário, foi o que mais cresceu nas últimas décadas, o que se explica por: Melhoria do nível de vida; Aumento do número de mulheres nos serviços; Surgimento de novas actividades; Desenvolvimento dos serviços sociais e de administração pública; Desenvolvimento da educação e saúde; Expansão do comércio; Desenvolvimento técnico e tecnológico do sector primário e secundário; Aumento e diversificação do turismo, lazer e cultura. Evolução da Estrutura Ativa em Portugal

O desigual desenvolvimento das actividades económicas reflecte-se numa distribuição desigual da estrutura profissional em Portugal. Assim: O sector primário predomina nas regiões do interior; O secundário é importante nas regiões do Norte e do Centro, onde ainda existem indústrias que necessitam de mão-de-obra intensiva e pouco qualificada. O sector terciário predomina em Lisboa e no Algarve.:

O desigual desenvolvimento das actividades económicas reflecte-se numa distribuição desigual da estrutura profissional em Portugal. Assim: O sector primário predomina nas regiões do interior; O secundário é importante nas regiões do Norte e do Centro, onde ainda existem indústrias que necessitam de mão-de-obra intensiva e pouco qualificada. O sector terciário predomina em Lisboa e no Algarve . Evolução da Estrutura Ativa em Portugal

PowerPoint Presentation:

Calcula a Taxa de Desemprego

O Desemprego em Portugal:

O Desemprego em Portugal

O Desemprego em Portugal:

O Desemprego em Portugal

O Desemprego em Portugal:

O Desemprego em Portugal

O Desemprego em Portugal:

O Desemprego em Portugal

TRABALHO DE CASA:

TRABALHO DE CASA http://www.pordata.pt/Europa/Populacao+activa+no+total+da+populacao+em+idade+activa+(percentagem)-1755 Consulta o site e responde a algumas questões: Constrói  um gráfico  a partir dos dados no PORDATA , que evidencie as diferenças na Taxa de Actividade entre os géneros (F/M) e entre Portugal e a União Europeia.   I nterpreta-o

PowerPoint Presentation:

http://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+de+desemprego+total+e+por+grupo+etario+(percentagem)-553 Consulta o site e responde a algumas questões: Interpreta   a partir dos dados no PORDATA , o fenómeno do desemprego, evidenciando que a Taxa de Desemprego afecta de forma diferenciada os diversos grupos etários e por nível de escolaridade. http://www.pordata.pt/Portugal/Populacao+desempregada+do+sexo+masculino+total+e+por+nivel+de+escolaridade+completo-54

authorStream Live Help