A pré-história (Paleolítico e Neolítico)

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

Descreve as sociedades recoletoras e produtoras

Comments

Presentation Transcript

PowerPoint Presentation:

A Vida na Pré-História Sinais da História 7

PowerPoint Presentation:

A Pré-História é o período mais antigo e mais longo do passado da Humanidade. Desenrolou-se ao longo de milhões de anos, desde o aparecimento dos primeiros hominídeos até à invenção da escrita. É durante esse longo período que se deu a Hominização, quer dizer, um lento processo de transformação nos hominídeos que conduziu ao Homem actual.

PowerPoint Presentation:

A nossa história, a história da Humanidade, começou em África. As alterações climáticas, ocorridas há 15 milhões de anos atrás, alteraram a paisagem, obrigando o nosso mais antigo antepassado a adaptar-se às condições naturais envolventes.

PowerPoint Presentation:

A Pré-História é constituída, entre outros, por dois períodos cronológicos capitais: o Paleolítico e o Neolítico. Vamos, então, começar por conhecer o Paleolítico.

PowerPoint Presentation:

A conquista da bipedia e a descoberta do fogo foram as primeiras grandes conquistas do Homem.

PowerPoint Presentation:

A conquista da bipedia, ao permitir ao hominídeo a posição erecta, e como tal a deslocar-se somente com os membros inferiores, favoreceu a libertação das mãos para outras tarefas, como a recolha de alimentos e o fabrico de instrumentos.

PowerPoint Presentation:

O domínio do fogo, por sua vez, proporcionou ao Homem inúmeras vantagens: aquecer-se, iluminar as cavernas, cozinhar os alimentos, fabricar instrumentos. O fogo favoreceu, ainda, o surgimento de um sentido comunitário entre grupos e a criação da linguagem.

PowerPoint Presentation:

Durante o Paleolítico, os grupos humanos praticavam uma economia recolectora, isto é, limitavam-se a viver do que recolhiam da Natureza: frutos e outros vegetais, caça, pesca.

PowerPoint Presentation:

De início, viviam em grutas ou cavernas; mais tarde, passaram a viver em cabanas ou pequenas tendas feitas de estacas de madeira cobertas com peles de animais.

PowerPoint Presentation:

Os mais antigos hominídeos não tinham residência fixa, eram nómadas. Deslocavam-se de acampamento em acampamento, seguindo as manadas de animais. No final do período Paleolítico, o homem sai de África e começa a povoar outros continentes.

PowerPoint Presentation:

A evolução do Homem também se fez sentir em termos culturais. Desde o Paleolítico que os homens gravavam na pedra e pintavam nas paredes das grutas animais, mãos e outros sinais de que ainda hoje desconhecemos o seu significado.

PowerPoint Presentation:

Cerca de 8500 a.C., inicia-se, no Próximo Oriente, um novo período de evolução da Humanidade: o Neolítico. Então, tudo se alterou na vida do homem. Com efeito, com o aparecimento da agricultura e da pecuária, o Homem tornou-se sedentário, isto é, passou a permanecer durante longos períodos num mesmo local.

PowerPoint Presentation:

As novas comunidades agrícolas, em apoio das actividades agrícolas e da criação do gado, criaram novas técnicas (a olaria, a cestaria e a tecelagem) e novos instrumentos em pedra polida (enxada, foicinha, tear). Todos contribuíram, por sua vez, para o aumento da população e da riqueza dessas comunidades agrícolas.

PowerPoint Presentation:

Para se protegerem e defenderem os seus bens, essas comunidades criaram aldeamentos. As antigas cabanas dão lugar a casas de barro, colmo e pedra. O aumento populacional provocou a concentração de edifícios. Surgiram, então, as grandes aldeias que, com o decorrer do tempo, se transformaram em cidades.

PowerPoint Presentation:

No Neolítico, o Homem construiu monumentos de grandes blocos de pedra (os megálitos) para prestar culto aos mortos e às forças da Natureza. As construções megalíticas, de que há muitos exemplares no nosso país, são chamadas de menires, alinhamentos, cromeleques, dólmenes ou antas.

PowerPoint Presentation:

Nos inícios do 4.º milénio, o Neolítico chega ao fim. Então, nos vales férteis dos grandes rios do Próximo Oriente, uma série de progressos altera a vida das sociedades agrícolas: a invenção da escrita e do cálculo, a descoberta da metalurgia, a fundação das cidades. Era o início de um longo período da história da humanidade, a chamada Idade Antiga ou Antiguidade. Era o tempo das primeiras grandes civilizações.

PowerPoint Presentation:

Fim Autores Aníbal Barreira Mendes Moreira Célia Rêgo

authorStream Live Help