Exposição de pintura de David Torres na Albuquerque e Lima

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

Exposição de pintura de David Torres na Galeria de Exposições Temporárias da Albuquerque e Lima

Comments

Presentation Transcript

PowerPoint Presentation:

EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE DAVID TORRES A Albuquerque e Lima apresentou, na sua Galeria de Exposições Temporárias, a primeira exposição individual de pintura do médico e pedagogo David Torres. Apesar de se dedicar à pintura há mais de quarenta anos, estar representado em várias colecções particulares e ter participado em inúmeras exposições colectivas - quando muito instado - este autor, que sempre recusou o efémero e as homenagens, nunca aceitou aparecer em exposições individuais. A Pintura foi o seu primeiro Curso Superior, que terminou com dezoito valores, tendo tido como professores, entre outros, Dórdio Gomes, Barata Feio e Heitor Cramês. Todavia, a sua insatisfação perante uma arte ainda demasiado académica levou-o a trilhar outros percursos humanísticos, igualmente envolventes, como a medicina e o ensino. Parecia predestinado que David Torres viria a ser essencialmente um pedagogo.

PowerPoint Presentation:

Ainda muito jovem, concluiu o Curso de Ciências Pedagógicas na Universidade de Coimbra e o Estágio para o Magistério Liceal. Em 1970 foi colocado no Liceu D. João III, actualmente Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, como Professor Metodólogo dos Liceus, cargo que exerceu durante alguns anos. Foi nessa altura que a disciplina de Desenho passou a designar-se por Educação Visual. Mais do que uma simples mudança de nome tal alteração traduziu-se numa total e completa modificação do espírito daquela disciplina, tendo David Torres ajudado a implementar esta reforma tão profunda e crucial. Residindo, então, em Coimbra e aproveitando a sua permanência na Lusa-Atenas para satisfazer outra paixão antiga, começou a frequentar a Faculdade de Medicina, lado a lado com alguns dos seus anteriores alunos do Liceu, tais como Silvério Cabrita, Armando Carvalho, Adriano Rodrigues, Neto Murta, entre muitos outros.

PowerPoint Presentation:

Foi assim que, em 1978, concluiu a Licenciatura em Medicina, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Estágios Clínicos, Saúde Pública, Serviço Médico à periferia ocuparam a maior parte do seu tempo, mas a arte nunca ficou para trás. Assim, em 1993 regressou novamente ao ensino, convidado como professor de Anatomia Artística da Escola Universitária das Artes de Coimbra. Exerceu tal magistério, durante vários anos, colaborando com os outros professores de Anatomia que, entretanto, leccionaram na referida Escola de Artes (Norberto Canha e Mamede de Albuquerque). Continua a ser professor da Escola Universitária das Artes de Coimbra ensinando, actualmente, Geometria Descritiva I e II (Monge e Cónica). Profissional bem informado, a sua pintura tem sofrido uma evolução constante e permanente. Como professor de Anatomia Artística e de Perspectiva, David Torres não teria qualquer dificuldade em desenhar a Figura Humana e expressar a realidade de forma tecnicamente irrepreensível.

PowerPoint Presentation:

Com conhecimentos sólidos nestes campos e nas técnicas de pintura, o caminho mais fácil seria, por certo, deixar-se enlear nalgum classicismo. Todavia, não foi essa a sua opção estética. Sem nunca perder um elevado sentido de composição, procurou romper academismos e conferir à sua pintura um permanente dinamismo na forma e na busca de linhas de força originais, distribuindo inesperados nós de tensão de forma equilibrada e harmoniosa. As suas pinturas da década de oitenta caracterizam-se já por grandes superficies de côr, formas simplificadas e fortes contrastes cromáticos enquadráveis no “abstracionismo lírico”. No entanto, a sua evolução tem continuado no sentido da simplificação mais elementar e na procura de formas e ritmos cada vez mais puros com grande dramatismo cromático. A pintura que apresenta assume uma expressividade mítica e solene, desprovida de toda a ambiguidade. Neste momento a sua actividade pictórica aproxima-se de forma progressiva e inexorável de um certo “minimalismo geométrico”.

PowerPoint Presentation:

Influenciado por Rothko, Satael, Matherwel e Still, David Torres usa uma paleta reduzida, sem cores supérfluas, e grandes planos que estabelecem ritmos em largos horizontes dimensionados numa espacialidade precisa porque essencial. Os quadros actualmente expostos na Galeria de Exposições Temporárias da Albuquerque e Lima são as propostas escolhidas pelo próprio pintor e os que segundo ele avançam, de uma forma mais explícita, na direcção do fruidor, procurando estabelecer diálogo com ele, numa experiência consumada entre a pintura do autor e o apreciador da sua arte. Em certa medida todas essas pinturas representam, segundo David Torres, camadas extraídas de um “continuum” cuja duração é a da vida deste artista. A decisão da Albuquerque e Lima de promover a primeira exposição individual de David Torres é tão justa quanto necessária. Justa porque devem ser reconhecidos os méritos pictóricos deste professor de Arte que se dedica há longos anos ao ensino na nossa Escola Universitária de Artes.

PowerPoint Presentation:

Necessária porque Coimbra não pode nem deve desprezar as oportunidades que lhe surgem de ter entre os seus todos aqueles que por cá moram ou ensinam e podem ser capazes de a engrandecer como cidade do conhecimento, transformando-a numa verdadeira capital da Arte. Para tal não chegam o Património, os Museus e as Escolas de Arte. É necessário que a cidade civil se empenhe em constituir-se num ambiente propício à actividade artística capaz de apoiar e estimular os seus Artistas. Coimbra, 3 de Fevereiro de 2007 Mamede de Albuquerque

PowerPoint Presentation:

fractura acrílico sobre tela autor: david torres

PowerPoint Presentation:

sem título acrílico sobre tela 100x130 autor: david torres

PowerPoint Presentation:

atelier acrílico sobre tela 100x120 autor: david torres

PowerPoint Presentation:

m´ilumino d´imenso acrílico sobre tela 100x130 autor: david torres

PowerPoint Presentation:

sem título acrílico sobre tela 100x140 autor: david torres

PowerPoint Presentation:

sem título acrílico sobre tela 100x120 autor: david torres

PowerPoint Presentation:

sem título 100x130 acrílico sobre tela autor: david torres

PowerPoint Presentation:

sem título acrílico sobre tela 80x96 autor: david torres

PowerPoint Presentation:

sem título acrílico sobre tela 100x130 autor: david torres

PowerPoint Presentation:

sem título acrílico sobre tela autor: david torres

PowerPoint Presentation:

sem título acrílico sobre tela 100x140 autor: david torres

PowerPoint Presentation:

sem título acrílico sobre tela autor: david torres

authorStream Live Help