Outros apêndices faciais

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

Anatomia dos olhos, do nariz, da boca e das orelhas.

Comments

Presentation Transcript

PowerPoint Presentation:

Sede – Rua de Gil Vicente, nº 86-A Coimbra APARTADO 4090 – 3031/901 Coimbra TM 966020897 Aulas de Anatomia Teórica (DESENHO I) Professor Dr Mamede de Albuquerque Para consulta e utilização livre e gratuita dos alunos da Escola Universitária de Artes de Coimbra ANATOMIA DA FIGURA HUMANA

PowerPoint Presentation:

Outros apêndices faciais OLHOS Embora o globo ocular seja quase tão grande como uma bola de golfe, a parte do olho visível na face é relativamente pequena pois os olhos ficam enterrados dentro das cavi­dades orbitárias. Além do envolvimento ósseo, os olhos são protegidos pelas pálpebras que por diante deles se curvam por cima e por baixo da sua face anterior como pequenas viseiras. A pálpebra superior tem uma curva mais ampla, acompanhando a circunferência do olho, enquanto a pálpebra inferior descreve um arco mais pequeno em torno da base. Vista de lado, a pálpebra inferior está inclinada para baixo um ângulo de quase 45 graus com a superior.

PowerPoint Presentation:

A pálpebra superior tem uma curva mais ampla, acompanhando a circunferência do olho, enquanto a pálpebra inferior descreve um arco mais pequeno em torno da base. Vista de lado, a pálpebra inferior está inclinada para baixo um ângulo de quase 45 graus com a superior.

PowerPoint Presentation:

Outros apêndices faciais NARIZ O nariz é parcialmente constituído por dois pequenos ossos e por cartilagens flexíveis que permitem a dilataçäo das narinas. No sítio em que os ossos próprios do nariz encontram as cartilagens, precisamente na parte de baixo da chamada cana do nariz, há frequentemente uma mudança de plano ou protuberância. Sob o aspecto figurativo, o nariz pode ser dividido em quatro massas diferentes: a massa nasal superior, que depois da mudança de plano atrás referida se afunila e se encaixa em forma de cunha na ponta cartilaginosa arredondada do nariz, a ponta do nariz e as duas narinas. A ponta do nariz termina em forma de gancho (septo) sob a base prolongando-se pelas pregas do lábio superior. As narinas alargam-se para os lados numa distância igual à largura de um olho. As cavidades das narinas têm uma forma triangular e são suficientemente largas para acomodar a grossura de um dedo.

PowerPoint Presentation:

O nariz pode ser dividido em quatro massas diferentes: a massa nasal superior, que se afunila e se encaixa em forma de cunha na ponta cartilaginosa arredondada do nariz, a ponta do nariz e as duas narinas. A ponta do nariz termina em forma de gancho (septo) sob a base prolongando-se pelas pregas do lábio superior. As narinas alargam-se para os lados numa distância igual à largura de um olho.

PowerPoint Presentation:

Outros apêndices faciais BOCA A boca é constituída por dois lábios que estão rodeados por um músculo esfíncter (orbicular dos lábios). Este músculo está unido nas comissuras ao músculo bucinador que cruza horizontalmente o maxilar. Outros músculos terminam na orla do esfíncter labial constituindo um dinâmico aparelho motor sempre activo na mímica e na expressão facial que estudaremos mais adiante. Sob o aspecto morfológico o lábio superior é maior do que o inferior tendo a forma de um «M» achatado. O sulco central saliente do «M» (filtrum) avança um pouco como a proa de um barco (tubérculo). O lábio inferior é como um «W» largo. O sulco central reentrante do W envolve o tubérculo do lábio superior e as hastes laterais do «W» delimitam dois lóbulos elípticos.

PowerPoint Presentation:

O lábio superior é maior do que o inferior tendo a forma de um «M» achatado. O sulco central saliente do «M» (filtrum) avança um pouco como a proa de um barco (tubérculo). O lábio inferior é como um «W» largo. O sulco central reentrante do W envolve o tubérculo do lábio superior e as hastes laterais do «W» delimitam dois lóbulos elípticos.

PowerPoint Presentation:

A expressividade do rosto reside fundamentalmente nos olhos e na boca. Nesta foto-montagem as cavidade orbitárias são preenchidas por bocas que gritam em sintonia com a boca verdadeira.

PowerPoint Presentation:

A boca, enquanto objecto figurativo com valor estético, foi sempre uma constante no mundo pictórico de Salvador Dali. Este artista criou até um sofá com a forma de dois lábios que actualmente é uma peça de mobiliário que pode ser adquirida por qualquer pessoa. Vejamos a história deste sofá-boca. Em 1936 Dali pintou o rosto da platinada actriz americana Mae West e transformou-o numa sala, onde surge a primeira versão deste sofá-boca. Nos anos 70, o arquitecto catalão Tusquets colabora com Dali na elaboração de um modelo tridimensional do retrato, com o intuito de dar maior realismo às formas do rosto da actriz. Surge assim o famoso sofá reproduzindo uma boca sensual que Salvador Dali, juntamente com Oscar Tusquets, em 1972, criou para a sala Mae West do Museu de Figueres. Dali-Tusquets ficaram tão entusiasmados com o resultado que pensaram na produção de uma edição numerada de 300 exemplares do referido sofá.

PowerPoint Presentation:

Essa tarefa foi entregue a uma empresa que, em 1972, dava os primeiros passos, a Bd. Baptizaram-no de Saliva-Sofá e chegaram mesmo a apresentá-lo publicamente no Hotel Meurice de Paris. No entanto o sofá-boca nunca chegou ao mercado porque, com a tecnologia e os materiais de fabrico da época foi impossível produzir a referida peça de mobiliário com as mínimas garantias de qualidade e durabilidade. Só recentemente o sofá-boca passou a ser mais do que uma simples objecto de exposição tendo-se tornado uma peça útil de mobiliário que pode figurar em qualquer casa. Foram precisos mais de 30 anos para que a produção industrial deste desenho sensual se tornasse realidade. A empresa catalã Bd-Edições de Desenho encarregou-se da tarefa e foi assim que o Dali Lips foi apresentado ao público no ano passado, por ocasião do centenário do nascimento do mestre do Surrealismo.

PowerPoint Presentation:

A boca, enquanto objecto figurativo com valor estético, foi sempre uma constante no mundo pictórico de Salvador Dali DALI LIPS

PowerPoint Presentation:

ORELHA A orelha tem a forma de uma concha, mais larga na parte superior estreitando-se para baixo onde termina num lóbulo carnudo. O pavilhão auricular subdivide-se em quatro formas principais: o rebordo exterior mais largo (hélice); o rebordo interior (anti-hélice), a parte que protege o canal auditivo (trago) e o lóbulo. Em altura podemos considerar a orelha dividida em três partes iguais: o terço superior - porção mais larga do pavilhão auricular acima do trago - em forma de concha; o terço médio correspondente ao trago; o terço inferior constituído pelo lóbulo carnudo da orelha. O rebordo interno divide-se, em cima, em dois, aparentando um «Y» arqueado de concavidade anterior.

PowerPoint Presentation:

A orelha subdivide-se em quatro formas principais: o rebordo exterior mais largo (hélice); o rebordo interior (anti-hélice), a parte que protege o canal auditivo (trago) e o lóbulo.

PowerPoint Presentation:

Em altura podemos considerar a orelha dividida em três partes iguais: o terço superior - porção mais larga do pavilhão auricular acima do trago - em forma de concha; o terço médio correspondente ao trago; o terço inferior constituído pelo lóbulo carnudo da orelha. O rebordo interior (anti-hélice) divide-se, em cima, em dois, aparentando um «Y» arqueado de concavidade anterior.

authorStream Live Help