Soja com AGROSTEMIN - UFC

Views:
 
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

SOJA

Slide 2: 

EXPERIMENTO DE AVALIAÇÃO DO EFEITO DO AGROSTEMIN APLICADO VIA SEMENTE NA CULTURA DA SOJA

Slide 3: 

Este experimento foi conduzido no ano de 2010 na Fazenda Experimental Vale do Curú, pertencente à Universidade Federal do Ceará, localizada no município de Pentecoste – CE. A variedade utilizada foi a BRS Sambaíba. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e comparados pelo teste de F e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. Ambos os tratamentos receberam mesma quantidade de adubo, sendo 350 kg / ha de NPK (20-10-20). Foram analisados a produção e também a qualidade do grão através do teor de óleo.

Slide 4: 

Observa-se nas fotos abaixo que as plantas com AGROSTEMIN são mais vigorosas e ramificadas tanto na parte aérea quanto na área radicular, caracterizando uma boa produtividade. Enquanto que na testemunha, as plantas apresentam baixo vigor, ciclo mais precoce e pouca produtividade.

Slide 5: 

Observando a tabela abaixo pode-se constatar que houve diferença estatisticamente significativa para os efeitos dos tratamentos e da interação entre eles para as três variáveis analisadas (produtividade, teor de óleo e peso de mil sementes). Comprovando a eficácia do uso do AGROSTEMIN sobre a produtividade e qualidade dos grãos. ANÁLISE ESTATÍSTICA

Slide 6: 

PRODUTIVIDADE (em saca de 60kg / ha)

Slide 7: 

PRODUTIVIDADE (Análise Estatística) A tabela abaixo mostra a comparação das médias de produtividade através do teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. Os dados mostram um aumento bastante considerado na produtividade, sendo 45% superior à testemunha.

Slide 8: 

COMPARATIVO (produção de grãos)

Slide 9: 

TEOR DE ÓLEO (Análise estatística) A tabela abaixo mostra a comparação das médias do teor de óleo através do teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. Observa-se que no tratamento com aplicação do AGROSTEMIN foi 13% superior à testemunha. Os dados confirmam os efeitos benéficos do AGROSTEMIN também sobre a qualidade.

Slide 10: 

TEOR DE ÓLEO (%) GANHO DE ATÉ 13% NO TEOR DE ÓLEO

Slide 11: 

www.agrostemin.com.br

authorStream Live Help