Gergelim com AGROSTEMIN - UFC

Views:
 
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

GERGELIM

Slide 2: 

EXPERIMENTO DE AVALIAÇÃO DO EFEITO DO AGROSTEMIN APLICADO VIA SEMENTE NA CULTURA DO GERGELIM

Slide 3: 

Este experimento foi conduzido no ano de 2010 na Fazenda Experimental Vale do Curú, pertencente à Universidade Federal do Ceará, localizada no município de Pentecoste – CE. A variedade utilizada foi a BRS SEDA. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e comparados pelo teste de F e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. Ambos os tratamentos receberam mesma quantidade de adubo, sendo 350 kg / ha de NPK (20-10-20). Foram analisados a produção e também a qualidade do grão através do teor de óleo e do peso de 1000 grãos.

Slide 4: 

Observa-se nas fotos abaixo que as plantas com AGROSTEMIN são mais vigorosas tanto na parte aérea quanto na área radicular, caracterizando uma boa produtividade. Enquanto que na testemunha, as plantas apresentam baixo vigor, ciclo mais precoce e pouca produtividade. TESTEMUNHA AGROSTEMIN

Slide 5: 

Observando a tabela abaixo pode-se constatar que houve diferença estatisticamente significativa para os efeitos dos tratamentos e da interação entre eles para as três variáveis analisadas (produtividade, teor de óleo e peso de mil sementes). Comprovando a eficácia do uso do AGROSTEMIN sobre a produtividade e qualidade dos grãos. ANÁLISE ESTATÍSTICA

Slide 6: 

PRODUTIVIDADE (em saca de 60kg / ha)

Slide 7: 

PRODUTIVIDADE (Análise Estatística) A tabela abaixo mostra a comparação das médias de produtividade através do teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. Os dados mostram um aumento bastante considerado de produtividade, sendo 71% superior à testemunha com.

Slide 8: 

COMPARATIVOS (produção de grãos)

Slide 9: 

TEOR DE ÓLEO (Análise estatística) A tabela abaixo mostra a comparação das médias do teor de óleo através do teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. Observa-se que no tratamento com AGROSTEMIN a concentração foi 8,7% superior à testemunha.

Slide 10: 

TEOR DE ÓLEO (%) GANHO DE ATÉ 8,7% NO TEOR DE ÓLEO

Slide 11: 

www.agrostemin.com.br

authorStream Live Help