História da Matemática

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

Breve histórico da matemática

Comments

By: ebelan (96 month(s) ago)

Muito boa apresentação. Parabéns!

Presentation Transcript

História da Matemática : 

História da Matemática Agnaldo Miranda e Dilcinea Santos

O que é Matemática? : 

O que é Matemática? Matemática (do grego máthema: ciência, conhecimento, aprendizagem e Mathematik: o aluno, aprendiz) é a ciência que estuda os padrões, as regularidades das quantidades e formas, seus relacionamentos e suas progressões.

O que é Matemática? : 

O que é Matemática? Ainda que a matemática seja a suposta "Rainha das Ciências", alguns matemáticos não a consideram uma ciência natural. Principalmente os matemáticos definem e investigam estruturas e conceitos abstratos por razões puramente internas à matemática, uma vez que estas estruturas podem fornecer, por exemplo, uma elegante generalização, ou uma ferramenta útil para cálculos freqüentes. Além disso, muitos matemáticos consideram a matemática como uma forma de arte, ao invés de uma ciência prática ou aplicada. No entanto, as estruturas que os matemáticos investigam freqüentemente, têm suas origens nas ciências naturais, e muitas vezes encontram suas aplicações nelas.

O que é Matemática? : 

O que é Matemática? A Matemática é uma arte, mas também uma ciência de estudo. Informalmente, se pode dizer que é o estudo dos “números e símbolos”. Ou seja, é a investigação de estruturas abstratas definidas a partir de axiomas, utilizando a lógica e a notação. É também a ciência das relações espaciais e quantitativas.

História cronológica : 

História cronológica A história da matemática pode ser estudada cronologicamente, ou através de seus distintos ramos (Álgebra e aritmética, Análise matemática e Geometria). Cronologicamente, esta historia poderia dividir-se em quatro grandes blocos, conforme a seguir:

Os 4 grandes períodos : 

Os 4 grandes períodos Nascimento da Matemática Período da matemática elementar Período de formação da matemática aplicada às variáveis Período da matemática contemporânea

Nascimento da Matemática : 

Nascimento da Matemática Nascimento da matemática: Este período se prolonga até os séculos VI-V a.C. quando a matemática se converte em uma ciência independente com objetivo e metodologia próprios. Também poderia denominar-se matemática antiga ou pre-helênica e nela se pode englobar a matemática das antigas civilizações do Egito, Mesopotâmia, China e Índia. A Grécia estaria situada entre este e o próximo período.

Matemática elementar : 

Matemática elementar Período da matemática elementar: A continuacão da anterior, se prolonga desde os séculos VI-V a.C. até o final do século XVI. Durante este período foram obtidas grandes realizações no estudo da matemática, começando o desenvolvimento da geometria analítica e a análise infinitesimal.

Matemática aplicada às variáveis : 

Matemática aplicada às variáveis Período de formacão da matemática aplicada às variáveis: O começo do período está representado pela introdução das variáveis na geometria analítica de Descartes e a criação do cálculo diferencial e integral nos trabalhos de Newton e Leibniz. Na decorrer deste período se formaram quase todas as disciplinas conhecidas atualmente, assim como os fundamentos clássicos da matemática contemporânea. Este periodo se prolongou aproximadamente até meados do século XIX.

Matemática contemporânea : 

Matemática contemporânea Período da matemática contemporânea: Inicia-se desde meados do século XIX. Neste período o volume das formas espaciais e relações quantitativas abrangidas pelos métodos da matemática tem aumentado espetacularmente, e poderíamos dizer exponencialmente desde a chegada do computador.

A matemática no cotidiano : 

A matemática no cotidiano A matemática é usada constantemente no nosso dia-a-dia e ela não se baseia apenas em números. Muitas vezes está implícita no nosso cotidiano e não a percebemos. O planejamento da vida depende dela. Por exemplo: a hora e a localização dos nossos compromissos, telefone, idade, salário, troco, distância, entre outros. Tudo vira um equação que facilmente é resolvida e a resposta é quase que instantânea. Ciência para uns, arte para outros, problema para muitos... o que devemos ter certeza é que ela é essencial para todos.

Bibliografia : 

Bibliografia Somatematica – Portal Matemático. Disponível em: http://www.somatematica.com.br/historia.php . Acessado em 30/05/2009. História da matemática – Wikipedia, a enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/História_da_matemática. Camargo, Paulo de. Breve história da matemática. Folha On-line. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u336.shtml. Acessado em 30/05/2009.

authorStream Live Help