Rios

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

Os constituintes dos rios, Os tipos de rios, Os estragos, As utilidades, Os cursos de água nos arquipélagos, Os maiores rios portugueses.

Comments

Presentation Transcript

Estudo do Meio: Os Rios:

Estudo do Meio: Os Rios Batalha, 22 de maio de 2014 Laura Marques, Mariana Nazário, Inês Dores, Alannah Kelly 4ºB

Sumário:

Sumário Os constituintes dos rios, Os tipos de rios, Os estragos, As utilidades. Os cursos de água nos arquipélagos, Os maiores rios portugueses.

Os constituintes de um rio:

Os constituintes de um rio Um rio é constituído por vários elementos que são: - Nascente (Onde nasce o rio) - Margens (direita e esquerda), - Leito (canal onde passa o rio), - Foz (onde desagua o rio), Ainda há o caudal, que é a quantidade de água que há num rio.

Os tipos de rio:

Os tipos de rio Um rio pode ser: Principal (é um rio que desagua no mar), Afluente (é um rio que desagua noutro rio maior).

Os estragos:

Os estragos O caudal dos rios varia pelas épocas do ano. Quando chove mais o caudal sobe e pode causar inundações. Nos meses mais quentes, os rios podem quase secar.

As utilidades:

As utilidades Os rios são importantes para as pessoas porque nos dão água para o consumo da população. Ela serve para: - A agricultura; - Ter eletricidade , - A pesca, - Desportos aquáticos,…

Os cursos de água nos arquipélagos:

Os cursos de água nos arquipélagos Nos arquipélagos não há rios, mas sim ribeiras devido ao seu tamanho. Pois estão situadas em pequenas ilhas. Têm a mesma utilidades do que os rios continentais.

Os maiores rios portugueses:

Os maiores rios portugueses Rios Km Nascente Foz Mondego 220 km Serra da estrela Figueira da Foz Douro 938Km Espanha Porto Tejo 1009 km Espanha Lisboa Sado 175km Perto de Ourique Setúbal Guadiana 810km Espanha Vila Real de Santo António

FIM…:

FIM…

authorStream Live Help