Estudo do Meio: Os rios : Estudo do Meio: Os rios Batalha,22 de Maio de 2014 Vasco Soares Menezes Miguel José Leal Vieira David Oliveira Pinheiro
Sumário:: Sumário: Os principais rios de Portugal
Rio Minho: Rio Minho O rio Minho nasce em Espanha, passa por Tui, Valença, Vila Nova de Cerveira e desagua em Caminha. Este rio tem a extensão de 340km.
Rio Lima: Rio Lima O rio Lima nasce em Monte Talarinho , em Espanha e desagua em Viana do Castelo, em Portugal, passando pela Ponte de Barca e pela Ponte de Lima. Este rio tem a extensão de 180km.
Rio Cávado: Rio Cávado O rio Cávado nasce em Esposende, atravessa Braga e Barcelos, para desaguar na Serra do Larouco. Este rio de extensão 125 km.
Rio Ave: Rio Ave O rio Ave nasce em Serra do Cabreiro, passa por Santo Tirso e Trofa, desaguando em Vila do Conde, tendo de extensão 94km.
Rio Douro: Rio Douro O rio Douro nasce em Espanha, passa por Miranda do Douro e Régua, desaguando perto do Porto. O rio Douro tem 938km de extensão .
Rio Vouga: Rio Vouga O rio Vouga nasce em Serra da Lapa, passa por São Pedro do Sul, por Vouzela, Oliveira de Frades e por Server do Vouga. Desagua em Ria de Aveiro. O rio tem de extensão 140km.
Rio Mondego: Rio Mondego O rio Mondego nasce na Serra da Estrela, e desagua na Figueira da foz. Neste percurso, passa por Coimbra, tendo de extensão 220km
Rio Tejo: Rio Tejo O Rio Tejo nasce em Espanha , desagua em Lisboa, passa por Abrantes e Santarém. Este rio tem de extensão 1009km.
Rio Sado: Rio Sado O rio Sado nasce perto de Ourique e desagua em Setúbal passando por Alcácer do Sal. Neste percurso, o rio Sado tem de extensão 17 5km.
Rio Guadiana : Rio Guadiana O rio Guadiana nasce em Espanha e desagua em Vila Real de Santo António, passa por Alcoutim e Castro Marim. No mesmo percurso ,o rio Guadiana tem de extensão 810 km.
O rio Mira: O rio Mira O rio Mira nasce na Serra do Caldeirão, passa por Odemira e desagua em Vila Nova de Milfontes. Este rio tem de extensão 145km .
fim: fim