Letramento Digital

Download as
 PPT
Presentation Description 

No description available

Views: 227
Like it  ( Likes) Dislike it  ( Dislikes)
Added: January 03, 2009 This Presentation is Public 
Presentation Category : Education All Rights Reserved
Presentation Transcript

Alfabetização e letramento em ambientes digitais – aula 6 :Alfabetização e letramento em ambientes digitais – aula 6 Alunas : Daniervelin e Vanessa


Letramento Digital :Letramento Digital Algumas definições: BUZATO (2003) vai definir letramento digital (LD) como sendo "o conjunto de conhecimentos que permite às pessoas participarem nas práticas letradas mediadas por computadores e outros dispositivos eletrônicos no mundo contemporâneo". Segundo Xavier: : Ser letrado digital pressupõe assumir mudanças nos modos de ler e escrever os códigos e sinais verbais e não-verbais, como imagens e desenhos, se compararmos às formas de leitura e escrita feitas no livro, até porque o suporte sobre o qual estão os textos digitais é a tela, também digital. http://www.ufpe.br/nehte/artigos/Letramento%20digital%20e%20ensino.pdf


Letramento Digital :Inclusão do aluno na prática social Junto com o letramento digital,surgem novos gêneros de comunicação como os chats (salas de bate-papo),e-mail, e-foruns, wikis, etc. Essas ferramentas permitem que o aluno possa se comunicar com outras pessoas tem tempo real ou não, trocando informações em um ambiente colaborativo. Letramento Digital


Internet & Ensino novos gêneros ,outros desafios :Internet & Ensino novos gêneros ,outros desafios Este livro,organizado pelo professor Júlio César Araújo, reúne vários artigos de pesquisadores/ professores no Brasil que discutem sobre o uso da Internet e suas ferramentas no ensino. O livro foi dividido em duas partes: I – Gêneros Digitais: descrição e implicações para o ensino . II – O professor e a Internet: Alternativas e Dilemas


A Ortografia no Gênero Weblog: entre a escrita digital e a escrita escolarRoberta V. Ramos Caiado :A Ortografia no Gênero Weblog: entre a escrita digital e a escrita escolarRoberta V. Ramos Caiado A Pesquisa: Objetivo: verificar se a notação (escolhas, hipóteses) escrita digital, produzida no gênero weblog de adolescentes influencia a notação escrita escolar. Fundamentação teórica: concepção interacionista da linguagem, teoria dos gêneros (Bakhtin, Marcuschi & Xavier). Weblogs (diário de navegação): gênero digital. Articula oral e escrita.


Ortografia e Norma Ortográfica :Ortografia e Norma Ortográfica A ortografia, na sociedade atual, é normativa e arbitrária. “A notação gráfica correta da palavras do Português, segundo a norma ortográfica vigente, pode ser reinventada a partir da reflexão, do uso de estratégias adequadas a cada subdomínio ortográfico a ser superado, da gradação das dificuldades a serem compreendidas e posteriormente apreendidas pelo sujeito aprendiz” (p. 38).


Ortografia e Norma Ortográfica :Ortografia e Norma Ortográfica Essa teoria psicológica de redescrição nos fez compreender que a transgressão torna-se intencional e pode ser defendida como índice de conhecimento ortográfico. A Redescrição Representacional consiste na capacidade dos indivíduos de, utilizando flexibilidade e criatividade, redescrever conhecimentos armazenados ao longo de seu desenvolvimento.


A notação ortográfica na esfera digital :A notação ortográfica na esfera digital A hipótese da autora é de que a notação escrita digital configura uma transgressão intencional da norma ortográfica do Português. Os bloguistas produzem notações “erradas” porque já se apropriaram das regularidades e irregularidades da língua. Uma outra hipótese é de que os adolescentes que se encontram em um nível baixo de explicitação da norma ortográfica tendem a ser mais influenciados por essa transgressão proposital.


Dados da pesquisa :Dados da pesquisa Duas adolescente de 14 anos foram escolhidas para uma comparação e verificação da escrita no meio digital e em contextos mais formais como a escola. Bruna tinha paixão pela leitura e escrita. Já Barbara só lia por obrigação. Corpus: três entrevistas, textos dos blogs e atividades realizadas na escola.


Resultados :Resultados Bárbara apresentou, em relação a Bruna, sofre uma influência, em “pequena quantidade de erros” (36 “erros” em 5.538 palavras), da linguagem utilizada no meio digital. Bruna apresentou 6 “erros” em 6.556 palavras. Isso pode estar acontecendo por causa da hipótese de que Bárbara dispõe de menos conhecimento estabilizado na área da ortografia.


Conclusão :Conclusão “As adolescentes bloguistas compreendem-se, comunicam-se, interagem no meio digital, desfazendo a crença imposta socialmente de que, apenas, a notação escrita “correta” das palavras, segundo a norma ortográfica da Língua Portuguesa prevê, pode gerar sentido, interação, comunicação. Há evidências na pesquisa de que se os alunos escrevem uma ortografia diferente da normativa não é por culpa da Internet, mas devido ao seu pouco conhecimento da natureza dos chamados “erros ortográficos”.


Práticas Letradas Digitais: considerações sobre possibilidades de ensino e de reflexão social crítica Denise Bértoli Braga :Práticas Letradas Digitais: considerações sobre possibilidades de ensino e de reflexão social crítica Denise Bértoli Braga Objetivos Refletir sobre as vantagens que as novas tecnologias oferecem para a aquisição de saberes hegemônicos, necessários ao sujeito, e para um avanço em relação a esses saberes, promovendo uma reflexão social crítica sobre a realidade. Discutir sobre as melhorias que o computador traz à qualidade do ensino no âmbito escolar e para a ampliação do universo referencial dos grupos periféricos fora do contexto de sala de aula.


Distância transacional :Distância transacional Para Moore (1993), existe sempre uma distância cognitiva entre o conhecimento prévio do aprendiz e o conteúdo explorado no programa dos cursos ou disciplinas. Para que haja aprendizado, é preciso que essa “distância transacional” seja superada. Quando não há interação entre aprendizes e professor, o sucesso da aprendizagem depende da autonomia do aprendiz. A ampliação e melhoria de novos canais abertos pela Internet para a comunicação tem favorecido a qualidade dos resultados das iniciativas em ensino a distância.


Ensino: ponto negativo :Ensino: ponto negativo Se por um lado, o ensino passou a contar com um conjunto de vantagens bastante promissor com o aparecimentos das novas tecnologias, muitos professores que já enfrentavam dificuldades para o ensino da leitura e escrita tradicional, confrontam-se com a necessidade de preparar seus alunos para as práticas digitais cada vez mais próximas no cotidiano.


Ensino: ponto positivo :Ensino: ponto positivo Para professores que alcançam a facilidade de acesso às informações pela Internet, principalmente os que trabalham com grupos economicamente mais privilegiados, enfrentam uma alteração nas relações de poder sobre o conhecimento. Há então uma quebra de hierarquia e uma possibilidade de transformar a escola em uma estrutura mais horizontal.


Facilidades oferecidas pelos gêneros digitais :Facilidades oferecidas pelos gêneros digitais Maior acesso às informações, mesmo que de forma limitada. Informalidade da linguagem – mais próxima da oral. Natureza multimodal de vários textos. Maior facilidade de divulgação da “voz social de forma pública”. “A tecnologia, assim como qualquer outro produto social, não é por si só positiva ou negativa. Seu resultado prático vai depender grandemente do tipo de uso que fazemos dela”.


Experiência :Experiência Uma iniciativa educacional promoveu a interação entre alunos universitários (Letras, Bacharelado em Lingüística e Midialogia) e grupos sociais periféricos atrelada a uma reflexão teórica sobre letramento digital (tema da disciplina). Local: Vila União (periferia de Campinas). Um cursinho pré-vestibular e uma Casa de Cultura.


Experiência :Experiência Objetivo: envolver alunos inscritos na disciplina na construção de um site ou material digital que atendesse aos interesses do cursinho e/ou da comunidades da Vila União. Aproximar universidade e comunidade. Atividade prática e não só teórica. Pela falta de recursos materiais do cursinho, o coordenador indicou um outro local para a pesquisa: Casa de Cultura Tainã. Nesse local, foi acertada uma parceria para se criar um site relevante para a cultura local.


Experiência :Experiência 3 meses de experiência. Houve um desconforto porque os membros da Casa Tainã não se sentiam bem com a idéia de alguém construindo site por/para eles. As trocas foram além do esperado: os alunos aprenderam a usar ferramentas livres, os membros da Casa de Cultura começaram a ver os universitários como “normais”.


Experiência :Experiência No início, os alunos ficaram satisfeitos em criar sites para “pessoas carentes”. Entretanto, perceberam que os grupos da comunidade tinham uma identidade cultural bastante forte. Os alunos aprenderam a criar sites, colocando em prática as noções de letramento digital aprendidas e ainda despertaram para reflexões sociais mais complexas.


Pesquisa na Internet: Copia/Cola???Else Martins dos Santos :Pesquisa na Internet: Copia/Cola???Else Martins dos Santos A pesquisa na sala de aula Alguns anos atrás: Os alunos usavam livros, e principalmente enciclopédias como a Barsa, Britânica, entre outras.Com o surgimento da Internet os alunos ganharam um grande aliado nas pesquisas, principalmente com os sistemas de buscas como o


Algumas considerações :Algumas considerações A Internet é uma fonte infinita de dados, informações dos mais variados assuntos, divididos em sites, Blogs, fóruns, etc. Mas com essa variedade, como saber se o que está escrito é confiável para ser utilizado em uma pesquisa escolar, acadêmica? Nesse caso, entra o papel do professor que será o orientador dos alunos no processo da pesquisa.


Como pesquisar na WEB :Como pesquisar na WEB O professor tem que mostrar para o aluno a importância do direcionamento na pesquisa A autora nos mostra algumas sugestões para pesquisa como: Delimitar o assunto, uma questão ou um problema Estabelecer um grupo de palavras-chaves que auxiliem a compreensão do assunto; Fazer um levantamento de fontes, Fazer um cronograma da pesquisa.


Slide 24:Vamos ficar no modo de espera,pois acreditamos que novos trabalhos surgirão Em breve! Daniervelin e Vanessa