Aula 1 Agp

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Quimica Geral:

Quimica Geral

Matéria e a sua Classificação :

Matéria e a sua Classificação Def1: A Matéria é aquilo que existe, forma as coisas e que pode ser observado; é sempre constituída de partículas elementares com massa não-nula (como os átomos, e em escala menor, os protões, neutrões e electrões) Def2: A Matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa espaço na Natureza sendo formada por pequenas partículas designados átomos (que se unem de várias maneiras formando moléculas). Esta classificam-se em: Substancias Puras e Misturas .

CLASSIFICAÇÃO DAS SUBSTÂNCIAS PURAS :

CLASSIFICAÇÃO DAS SUBSTÂNCIAS PURAS Substancias Puras : são formas da matéria com composição fixa e propriedades bem definidas. Classificam-se em: Simples (elementar & compostas) e Compostas. Substâncias Simples são aquelas que apresentam um elemento, ou seja, apenas um tipo de átomos que pode estar agrupado em moléculas ou isolados. Substancias Puras Compostas: São aquelas formadas com pelo menos dois elemento químico.

Misturas e sua Classificacao:

Misturas e sua Classificacao Existem misturas que apresentam peculiaridades: Mistura Eutética - tem como característica principal o facto de se comportarem como substâncias puras durante a fusão. Conseguem, portanto, manter constância de temperatura nessa mudança de estado. Mistura Azeotrópica - constitui também excepção, pois durante o fenómeno da ebulição, mantém constante a temperatura.

Tipos de Misturas :

Tipos de Misturas Misturas Homogéneas - São aquelas em que não existe superfície de separação visível nem a nível microscópico. Além disso, em toda a sua extensão terá sempre as mesmas propriedades. São também chamadas de soluções. Não há superfície de separação e em todas as regiões pode-se notar sempre as mesmas propriedades como, por exemplo, a densidade. Misturas Heterogéneas - Apresentam uma superfície de separação, perceptível mesmo a olho nu, e onde cada região conservará as propriedades próprias da substância que a compõe. Ocorrem, também, diferenças de densidade nas regiões onde se localizam as substâncias.

Separação de Misturas :

Separação de Misturas Para Separar as misturas temos que tomar como base as fases que compoe a determinada mistura. Para Fase Solida/Liquida temos: Sedimentação - Consiste em se deixar a mistura heterogénea em repouso por um certo período. Centrifugação - É um processo mecânico de análise imediata que é utilizado para se acelerar o processo de sedimentação de certas misturas que o fazem de forma lenta. Decantação - Efectua o afastamento das fases líquidas e das fases sólidas, já separadas pela sedimentação Filtração - Processo de afastamento das fases sólidas de uma mistura heterogénea, usando-se um filtro capaz de permitir a passagem da fase líquida ou gasosa.

Slide 7:

Chicana ou Câmara de poeira: instrumento que efectua o afastamento das partículas sólidas em suspensão num gás. Afastamento com funil de bromo - O funil de bromo é um instrumento de laboratório próprio para efectuar a decantação de forma rápida e eficaz.

Para outras fases:

Para outras fases Catação - Faz-se a separação de forma manual ou com o auxílio de uma pinça. Ventilação - Ocorre o arrastamento de uma das fases sólidas, através da corrente de ar. Levigação - Usa-se corrente de água para se processar o afastamento das fases sólidas. Flotação - Faz-se através de um líquido de densidade intermediária onde as fases sólidas não são solúveis.

Propriedades da Matéria :

Propriedades da Matéria Sao dois tipos de propriedades a destacar: Gerais e Especificas. Propriedades gerais: - Extensão, indica o espaço ocupado pela matéria. - Impenetrabilidade, conceito de onde estiver um corpo não pode estar outro. - Mobilidade, poder ocupar sucessivamente diferentes posições no espaço. - Compressibilidade, poder diminuir de volume sob acção de outras forças. - Elasticidade, poder de voltar a tomar a forma original no momento de dissipação de todas as forças que lhe foram aplicadas. - Inércia, um corpo não pode alterar por si o seu estado de repouso ou de movimento, o qual se avalia pela massa. - Ponderabilidade, um corpo quando sujeito a um campo gravitacional , avalia-se pelo peso. - Divisibilidade, poder de se dividir em partículas menores que a original.

Slide 10:

Propriedades específicas: Físicas, Químicas e Organolépticas: - Peso específico. - Porosidade. - Estrutura. - Dureza. - Solubilidade. - Densidade. - Calor específico. - Condutibilidade. - Magnetismo. - Combustão. - Hidrólise. - Pontos de fusão, condensação, solidificação e ebulição.

Caracteristicas da Materia:

Caracteristicas da Materia A Materia apresenta 4 estados de agregacao a destacar: Solido, Liquido, Gasoso e Plasma. No estado sólido considera-se que a matéria do corpo mantém a forma macroscópica e a posição relativa de suas partículas. No estado líquido , o corpo mantém a quantidade de matéria e aproximadamente o volume; a forma e posição relativa das partículas não se mantêm.

Slide 13:

Note que esta fórmula assume que a pressão na superfície livre do líquido é zero, e que os efeitos da tensão superficial podem ser negligenciados. Líquidos geralmente expandem quando são aquecidos, e contraem quando esfriados. Objectos imersos em líquidos são submetidos para o fenómeno do empuxo . No estado gasoso , o corpo mantém apenas a quantidade de matéria, podendo variar amplamente a forma e o volume. Plasma - É sabido que qualquer substância pode existir em três estados: sólido, líquido a gasoso, cujo exemplo clássico é a água que pode ser gelo, líquido a vapor. Todavia há muito poucas substâncias que se encontram nestes estados, que se consideram indiscutíveis a difundidos, mesmo tomando o Universo no seu conjunto. É pouco provável que superem o que em química se considera como restos infinitamente pequenos. Toda a substância restante do universo subsiste no estado denominado plasma

Questoes:

Questoes

Obrigado & Bom Dia Para Voces:

Obrigado & Bom Dia Para Voces

authorStream Live Help