Idade Média

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

IDADE MÉDIA

Slide 2: 

Época dos castelos, dos cavaleiros de armadura, das cruzadas em nome de Deus, dos santos e mártires

Slide 3: 

Feudo é um benefício, geralmente terras, dado por um senhor feudal mais poderoso a outro, em troca de um juramento de fidelidade. O doador é o suserano e quem o recebe passa a ser seu vassalo.

Slide 4: 

A sociedade medieval era composta de três ordens sociais: A nobreza (condes, duques, barões) O clero (membros da Igreja) Os servos (camponeses) Os nobres defendiam todos, o clero rezava por todos e os servos trabalhavam por todos (já viu, né?!!!)

Slide 5: 

A Igreja Católica era a mais poderosa instituição medieval: tudo era feito em torno da religião. Na Idade Média nascia-se, vivia-se e morria no seio da Igreja. Nesta época, a Igreja exercia o poder espiritual e temporal: era também a maior dona de terras da Europa. O Papa e seus cardeais

Slide 6: 

Ela dominava corpos e mentes, porque era a única detentora do saber dos livros, que preservava em seus mosteiros. Tanto que as primeiras Universidades européias nascidas em fins da Idades Média foram fundadas por membros da Igreja. Monge copista

Slide 7: 

As Cruzadas As Cruzadas foram expedições militares enviadas, a partir do ano 1095, em direção ao Oriente com o objetivo de tomar a Terra Santa (Jerusalém) das mãos dos povos muçulmanos.

Slide 8: 

Enquanto isso, o que faziam os camponeses? Trabalhavam e trabalhavam nas terras do senhor feudal...

Slide 9: 

As Cruzadas põem em movimento uma sociedade rural: A partir do séc. XIII começam a surgir as primeiras feiras.

Slide 10: 

Nos principais caminhos terrestres, em torno dos portos, de alguns mosteiros e castelos renascem as cidades. Chamamos a cidade medieval de “burgo” e seus habitantes de “burguesia”.

Slide 11: 

Essa nova classe social, composta inicialmente por comerciantes e artesãos, vai decretar o fim da Idade Média (um mundo essencialmente rural e feudal) em direção a um novo mundo, urbano e capitalista, que começou a se firmar na Idade Moderna. As transformações iniciadas neste período serão responsáveis por quase todo o processo de conquistas científicas, tecnológicas, políticas e sociais que vivemos até hoje.

authorStream Live Help