Grecia antiga

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

Grécia antiga Terra de heróis e deuses Profa. Sonia Chaves

Slide 2: 

A Grécia antiga localizava-se no sul da Europa e era composta por uma parte continental por e milhares de pequenas ilhas do mar Egeu

Slide 3: 

Atualmente, a Grécia é um dos destinos mais visitados por turistas de todo o mundo, graças à beleza de suas ilhas em contraste com o azul profundo de seu mar. Mas seu principal atrativo são as ruínas de templos, monumentos e palácios que ajudam a contar a história da mais fantástica civilização que já existiu.

Slide 4: 

Sua história, que combina fatos históricos e mitologia, contribuem para formar uma aura de aventura e magia sobre este povo. Um dos momentos mais marcantes da afirmação dos gregos foi a Guerra contra a cidade de Tróia. Segundo a lenda, esta guerra durou cerca de dez anos e nela lutaram heróis sobre-humanos, como Aquiles e Heitor. Também conta que os deuses interferiam a todo momento, tomando partido de um lado ou de outro. Dizem que, após dez anos sem conseguir penetrar as muralhas de Tróia, os gregos só venceram graças a esperteza de um grego, chamado Ulisses (ou Odisseu), que enganou os troianos com o famoso “cavalo de Tróia”.

Slide 5: 

Conta-se, também que Ulisses, orgulhoso de sua esperteza, desafiou os deuses ao dizer que os homens não precisavam deles para nada. Os deuses castigaram Ulisses impedindo-o de retornar a sua casa. Durante mais dez anos, Ulisses vagou pelos mares, vivendo muitas aventuras, sem entretanto conseguir pisar em sua terra natal. Somente depois de se humilhar e reconhecer que os homens não são nada sem os deuses é que lhe foi permitido voltar ao seu reino. Poseidon, deus do mar, em sua fúria contra Ulisses (Odisseu).

Slide 6: 

Esta história foi contada em dois livros: “A Ilíada” e a “Odisséia” e atribuída ao poeta cego Homero. Por sua beleza e heroísmo, foi explorada pelo cinema e transformada em filmes, por diversas vezes, cada um com sua versão da lenda.

Slide 7: 

DEUSES DO OLIMPO

Slide 8: 

Grécia antiga – 2ª parte

Slide 9: 

Duas cidades gregas, principalmente, disputavam o domínio sobre todas as outras: a militarista Esparta E a democrática Atenas

Slide 10: 

Atenas foi a cidade que mais desenvolveu as artes, a cultura, a vida em sociedade. Dela herdamos a idéia de “democracia” Os cidadãos atenienses costumavam se reunir em praça pública para discutir e resolver os problemas da cidade. Todo cidadão podia participar da votação. Mas “cidadão”, para eles, eram apenas os homens livres nascidos na cidade.

Slide 11: 

Os gregos amavam o conhecimento e desenvolveram muito a matemática, a geometria e o estudo da natureza (física). Os pensadores que estudavam tudo isso eram chamados de “filósofos”. O pensamento destes filósofos influenciam o mundo até hoje. A palavra “Filosofia” significa amor à sabedoria. Na ordem, Sócrates, Platão e Aristóteles

Slide 12: 

Como sempre foram loucos por histórias, não é de se estranhar serem eles os inventores do teatro. As peças eram representadas ao ar livre e atraíam uma multidão de pessoas. Nos teatros eram representados peças tanto de tragédia como de comédia.

Slide 13: 

Uma das tragédias mais conhecidas conta a história de Édipo, que, ao nascer, foi previsto por uma adivinha que mataria o próprio pai e se casaria com a própria mãe. Na tentativa de escapar ao seu destino, Édipo foge para longe, vive muitas aventuras e acaba, sem saber, cumprindo a profecia. Oráculo de Delfos Édipo e a Esfinge

Slide 14: 

Os gregos inventaram também as competições esportivas e fizeram os primeiros jogos olímpicos (753 a. C.) , no qual competiram os melhores atletas de cada cidade. Talvez por competir e guerrear nus, sua arte reflete sua paixão pelo corpo humano, o qual procuram representar na harmonia e perfeição das formas.

authorStream Live Help