PARTE4__91__C3_A0_12 0_1_

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS 7) impossibilidade de usucapião de seus bens e rendas.

Slide 2: 

CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS 8) impenhorabilidade de seus bens e rendas (os bens de uma autarquia não podem ser objeto de penhora). Assim, suas dívidas são executadas mediante precatório.

Slide 3: 

CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS 9) prazo em quádruplo para contestar e em dobro para recorrer

Slide 4: 

CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS 10) As autarquias federais tem suas causas julgadas na justiça federal.

Slide 5: 

CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS 11) imunidade de impostos (art. 150, VI. CF)

Slide 6: 

CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS 12) Os procuradores de seu quadro de pessoal não precisam apresentar o instrumento de mandato em juízo.

Slide 7: 

CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS 13) serviço público personificado

Slide 8: 

CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS 14) Impõe-se a regra do Concurso Público para a contratação de seu pessoal.

Slide 9: 

CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS 15) A vedação de acumulação remunerada de cargos públicos estende-se as autarquias. (XVII - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público;) (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

Slide 10: 

CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS 16) A regra de ouro da responsabilidade objetiva delineada no §6º do art. 37 da CF é direcionada também para as autarquias. (§ 6º - As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.)

Slide 11: 

CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS 17) Não existe relação de hierarquia entre a Administração Direta e as Autarquias. Existe vinculação, existe controle finalístico, mas não hierarquia.

Slide 12: 

CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS 18) Os integrantes dos cargos, empregos e funções públicas das autarquias estão sujeitos ao teto de remuneração.

Slide 13: 

(2006-2/78ª Questão): A norma jurídica necessária à criação de uma autarquia ou à autorização da instituição de uma empresa pública foi definida pela Constituição Federal como a) lei, no caso de criação de autarquia, e decreto, no caso de instituição de empresa pública. b) lei específica, tanto para a criação de autarquia, como para a instituição de empresa pública. c) decreto, quando se tratar de criação de autarquia, e lei, para a instituição de empresa pública. d) decreto específico, tanto para a criação de autarquia, quanto para a instituição de empresa pública.

Slide 14: 

(OAB/2006-3/82ª Questão): Acerca da organização administrativa, assinale a opção correta. a) A distribuição de competências entre órgãos de uma mesma pessoa jurídica de direito público denomina-se descentralização. b) Denomina-se, doutrinariamente, autarquia a pessoa jurídica de direito público, criada por lei, com capacidade de auto-administração para o desempenho de serviço público descentralizado, mediante controle administrativo exercido nos limites da lei. c) As organizações sociais integram a administração indireta. d) Os consórcios públicos, com personalidade jurídica de direito público, não integram a administração indireta dos entes federados consorciados.

Slide 15: 

CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS PÚBLICAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTAS 1.São pessoas jurídicas de direito privado (embora se possa afirmar que o regime jurídico é híbrido)- Natureza Jurídica.

Slide 16: 

CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS PÚBLICAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTAS 2.Integram a Administração Indireta. 3.Todas as entidades da administração indireta federal, sejam elas de direito público ou de direito privado, estão sujeitas ao controle externo realizado pelo Poder Legislativo, com o auxílio do Tribunal de Contas da União

Slide 17: 

CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS PÚBLICAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTAS 3.Criação autorizada por lei específica (observe que a lei apenas autoriza, mas a sua criação se processa por atos constitutivos do poder executivo. No caso da Autarquia a criação é feita diretamente por lei específica)

Slide 18: 

CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS PÚBLICAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTAS 4.Não se submetem a falência (Lei 11.101/2005, art. 2º, inc I)

Slide 19: 

CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS PÚBLICAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTAS 5.Inexistência de hierarquia com a Administração Direta.

Slide 20: 

CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS PÚBLICAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTAS 6.São vinculadas a Administração Direta e sujeitam-se ao controle finalístico.

Slide 21: 

7.São obrigadas a licitar. CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS PÚBLICAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTAS

Slide 22: 

CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS PÚBLICAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTAS 8.As empresas públicas e as sociedades de economia mista podem ser prestadoras de serviços públicos ou exploradoras de atividades econômicas. (Atuação na ordem econômica).Quando forem prestadoras de serviços responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa. (Art. 37, §6º-CF).

Slide 23: 

CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS PÚBLICAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTAS 9.Seu pessoal é contratado por concurso público e regido pela CLT (Regime de Pessoal).

Slide 24: 

CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS PÚBLICAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTAS

Slide 25: 

CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS PÚBLICAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTAS 11.Os litígios envolvendo as relações de trabalho são julgados pela Justiça do Trabalho.

Slide 26: 

CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS PÚBLICAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTAS 12.Seus empregados são equiparados a funcionários públicos para fins penais e são considerados agentes públicos para fins de incidência da lei de improbidade administrativa.

Slide 27: 

CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS PÚBLICAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTAS 13.Teto de Remuneração. As EP e SEM somente devem observar o teto remuneratório se receberem recursos do ente federativo destinados ao pagamento de pessoal ou ao pagamento de custeio em geral.

Slide 28: 

DIFERENÇAS ENTRE EMPRESA PÚBLICA E A SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA QUANTO A CONSTITUIÇÃO DO CAPITAL

Slide 29: 

DIFERENÇAS ENTRE EMPRESA PÚBLICA E A SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA QUANTO A FORMA JURÍDICA

Slide 30: 

DIFERENÇAS ENTRE EMPRESA PÚBLICA E A SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA AO FORO PROCESSUAL

authorStream Live Help