oficina+mudan%C3%A7a s+clim%C3%A1ticas

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Equipe de Geografia : 

Equipe de Geografia Cristiane Jonas Francisconi Técnica Pedagógica NRE-Apucarana Email: crisjfrancisconi@gmail.com

Slide 2: 

“Cabe à Geografia preparar os alunos para uma leitura crítica da produção social do espaço, negando a “naturalidade” dos fenômenos que imprimem passividade aos indivíduos” (CASSETI, 2002)‏

Para que se compreenda a produção espacial é necessário ir além da aparência, dos aspectos visíveis, é preciso compreender como os determinantes políticos, culturais e econômicos se constituem na essência social e produzem as transformações espaciais. DCE, 2008 : 

Para que se compreenda a produção espacial é necessário ir além da aparência, dos aspectos visíveis, é preciso compreender como os determinantes políticos, culturais e econômicos se constituem na essência social e produzem as transformações espaciais. DCE, 2008

Slide 4: 

O espaço pode ser entendido como um produto social em permanente transformação, ou seja, sempre que a sociedade sofre mudança, as formas (objetos geográficos) assumem novas funções. DCE, 2008

O OBJETO DE ESTUDO DA GEOGRAFIA : 

O OBJETO DE ESTUDO DA GEOGRAFIA Espaço Geográfico, entendido como o espaço produzido e apropriado pela sociedade (LEFEBVRE, 1974), composto pela inter-relação entre sistemas de objetos – naturais, culturais e técnicos – e sistemas de ações – relações sociais, culturais, políticas e econômicas (SANTOS, 1996).

MUDANÇAS CLIMÁTICAS : 

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Slide 7: 

PROBLEMATIZAÇÃO Como as mudanças climáticas têm afetado atualmente os diferentes lugares do planeta (econômica, social e ambiental)? E como os problemas tem atingido o Brasil? O que fazer para conter ou amenizar os problemas gerados por essas mudanças?

JOGOS : 

JOGOS “O Jogo não pode ser visto, apenas, como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral.”(Moura – 2003)

Slide 9: 

Diversão: o objetivo de um jogo é, antes de mais nada, divertir os participantes através de uma história que eles elaboram conjuntamente. A diversão pode ou não estar atrelada à competição.

Slide 10: 

ELEMENTOS DE UM JOGO Regras pré-estabelecidas: a dinâmica obedece a algumas regras pré-estabelecidas que são seguidas com forma de organizar jogabilidade e os demais elementos do jogo.

SELEÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO : 

SELEÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO Qual seu “potencial educativo”? Qual seu “potencial lúdico”? O jogo centra-se na atividade em si ou na finalidade educativa? Qual a intencionalidade do estudante frente à estratégia de jogo?

CONSTRUÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO : 

CONSTRUÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO Adaptação do jogo Verificar o nível de repetitividade/divertimento Refletir sobre como avaliar os resultados da aplicação

AVALIAÇÃO COM JOGOS EDUCATIVOS : 

AVALIAÇÃO COM JOGOS EDUCATIVOS Qual o objetivo desse jogo? Aprender com a aplicação Revisar conteúdo Reforçar conteúdo Avaliar aquisição de conteúdo

COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA : 

COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA Baseia-se em uma metodologia que favorece o contínuo pensar do estudante. Favorece o processo de pesquisa envolvendo fenômenos naturais no interior da sala de aula e fora dela. Possibilita maior interação com o meio através de experiências de aprendizagem que envolvem a resolução de problemas.

OBJETIVOS : 

OBJETIVOS Permitir o conhecimento do meio a partir da observação e análise de fenômenos naturais, possibilitando assim uma melhor compreensão dos mesmos.

Slide 16: 

Contribuir para ampliar o conhecimento sobre disciplina de referência, incorporando novas visões advindas de outros campos disciplinares que lhes tragam, em retorno, melhor redefinição de seu próprio objeto de ensino

PAPEL DO PROFESSOR : 

PAPEL DO PROFESSOR Planejamento da prática docente. Justificar a ação em referência direta com o conteúdo específico a ser trabalhado. Definir critérios que orientem a avaliação da ação. Acompanhamento contínuo do processo, especialmente nas etapas de análise e síntese.

PAPEL DO PROFESSOR : 

PAPEL DO PROFESSOR Organizar roteiros para orientar as etapas de observação e coleta de dados de acordo com o que foi proposto no planejamento. Incentivar as retomadas e correções sempre que necessário. Acompanhar a elaboração do relatório final e incentivar a extrapolação das dados de atendendo a finalidade do estudo.

Avaliação : 

Avaliação Será através de discussões, debates e na elaboração do material pedagógico. No decorrer do jogo, ocorrerá a recuperação dos conteúdos ministrados.

authorStream Live Help