Saramago

Views:
 
Category: Celebrities
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

par SILVA Erika JOSÉ SARAMAGO

Slide 2: 

Escritor autodidacta Prémio Nobel da literatura 1998

Slide 3: 

José Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, concelho da Golegã, no dia 16 de Novembro de 1922.

Slide 4: 

Não prosseguiu os estudos porque a sua família tinha problemas financeiros, começou a trabalhar como serralheiro mecânico e teve vários empregos diferentes.

Slide 5: 

Chegou a director-adjunto do Jornal de Notícias em 1975 mas devido ao 25 de Abril foi afastado e passou a dedicar-se apenas à escrita.

Slide 6: 

O seu primeiro livro, o romance "Terra do Pecado", saiu em 1947, mas foi um fracasso e José Saramago ficou sem publicar até 1966. Regressou com “Os Poemas Possíveis”, “Deste Mundo e do Outro”, “A Bagagem do Viajante”, “O Ano de 1993”, “A Noite”, entre outros.

Slide 7: 

Já nos anos 80 chegaram às livrarias "Levantado do Chão", "Que farei com este Livro?", "Viagem a Portugal", "Memorial do Convento”, "O Ano da Morte de Ricardo Reis”, "A Jangada de Pedra“, "A Segunda Vida de Francisco de Assis“ e "História do Cerco de Lisboa".

Slide 8: 

“O Evangelho segundo Jesus Cristo” foi o livro mais polémico de Saramago porque conta a história de Jesus de uma forma realista e anti-religiosa.

Slide 9: 

Tem uma escrita pouco convencional (sem pontuação)e, depois de ter visto um livro seu ser desclassificado num prémio europeu, deixou Portugal em 1993 para passar a viver na ilha espanhola de Lanzarote.

Slide 10: 

Após a atribuição do Prémio Nobel da Literatura em 1998, a Fundação Círculo de Leitores instituiu um galardão literário bienal com o seu nome.

Slide 11: 

Em 2005, o escritor que dizia não ser pessimista, "o mundo é que é péssimo" lançou um novo romance, “As Intermitências da Morte” que apresentou como “uma reflexão filosófica sobre a vida” e onde coloca questões como: “quanto tempo poderá durar a velhice?”, “em que se tornará o corpo humano?”, entre outras.

Slide 12: 

A vasta obra do escritor português encontra-se editada em mais de trinta países, entre os quais Dinamarca, Suécia, Finlândia, Hungria, Rússia, Turquia, Albânia, Eslovénia, Sérvia, Roménia, Macedónia, Síria, Israel, Tailândia, Emirados Árabes Unidos, México, Colômbia, Argentina e EUA.

Slide 13: 

Criador de um universo muito próprio, por vezes alojado entre o real e o fantástico, Saramago acreditava que talvez interceptasse pensamentos que os céus destinavam a outros homens.

Slide 14: 

Escreveu em 1995 “Ensaio sobre a Cegueira”, uma obra fantástica, que foi adaptada para o cinema por Fernando Meirelles, e foi considerado “o melhor filme de abertura do Festival de Cannes dos últimos tempos.”

Slide 15: 

Citações "Sobre o livro sagrado, eu costumo dizer: lê a Bíblia e perde a fé!” "Nem a juventude sabe o que pode, nem a velhice pode o que sabe" "Na morte a cegueira é igual para todos." "Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter; ter deve ser a pior maneira de gostar." "Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa somos nós"

Slide 16: 

Sexta-feira, 18 de Junho de 2010, José Saramago faleceu às 12h30 horas na sua residência de Lanzarote, aos 87 anos de idade, em consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença. O escritor morreu estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila.

authorStream Live Help