Apresentação- Nova Ortografia

Views:
 
Category: Others/ Misc
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

Reforma ortográfica do Português

Slide 2: 

» Reforma ortográfica da língua portuguesa Sancionada em 29 de Setembrp de 2009. Será obrigatória a partir de 2013. Tem o objetivo de unificar o idioma português, a quinta língua mais falada do mundo. Ela unifica a escrita nos seguintes países: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.

Slide 3: 

» Alfabeto ABCDEFGHIJLMNOPQRSTUVXZ Pela nova regra da reforma ortográfica, o alfabeto da língua portuguesa passa a contar agora com 26 letras. Até então, as letras K, W e Y não eram consideradas integrantes do nosso alfabeto, por serem utilizadas apenas em palavras estrangeiras.

Slide 4: 

» Alfabeto ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ Pela nova regra da reforma ortográfica, o alfabeto da língua portuguesa passa a contar agora com 26 letras. Até então, as letras K, W e Y não eram consideradas integrantes do nosso alfabeto, por serem utilizadas apenas em palavras estrangeiras.

Slide 5: 

» Trema Não existirá mais o trema na língua portuguesa. Será mantido apenas em casos de nomes estrangeiros. Exemplo: Müller, Königsallee.

Slide 6: 

» Acentuação – ditongos “ei” e “oi” Os ditongos abertos “ei” e “oi” não serão mais acentuados em palavras paroxítonas.

Slide 7: 

» Acentuação – “i” e “u” formando hiato Não se acentuarão mais “i” e “u” tônicos formando hiato quando vierem depois de ditongo. Observações: Se a palavra for oxítona e o “i” ou “u” estiverem em posição final o acento permanece: tuiuiú, Piauí. Nos demais “i” e “u” tônicos, formando hiato, o acento continua: saúde, saída, gaúcho.

Slide 8: 

» Acentuação – hiato Os hiatos “oo” e “ee” não serão mais acentuados. Vôo Voo

Slide 9: 

» Acentuação – acento diferencial O acento diferencial, usado para distinguir palavras semelhantes, deixa de existir.

Slide 10: 

» Acentuação – acento agudo Some o acento agudo no u forte nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar.

Slide 11: 

» Hífen - Como ficam as principais regras do hífen com prefixos.

Slide 12: 

» Dicas – Usando a internet Para quem ainda não está familiarizado com as novas regras ortográficas, segue abaixo alguns serviços disponíveis na internet para ajudar na gramática. O site Ortografa ! é um simples corretor ortográfico que corrige seus textos de acordo com as regras da reforma ortográfica. www.ortografa.com.br Está disponível gratuitamente na internet um guia da editora Melhoramentos com todas as regras da nova ortografia. www.livrariamelhoramentos.com.br Lembrete: O Microsoft Office Word ainda não possui as novas regras gramaticais no seu corretor ortográfico. A mudança só acontocerá em sua próxima versão, que será lançada no final deste ano.

authorStream Live Help