O_PLANETA_TERRA_E_A_ORIGEM_DA_VIDA

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

O PLANETA TERRA E A ORIGEM DA VIDA : 

O PLANETA TERRA E A ORIGEM DA VIDA Colégio COC – Imperatriz Ciências – 6ª Série Profa. Amanda Lira

Planeta Terra – A riqueza da vida : 

Planeta Terra – A riqueza da vida Como é o planeta Terra hoje? Fartura de água; Ar com oxigênio; Matas exuberantes; Variedade imensa de seres vivos. É possível imaginar um planeta Terra diferente?

Planeta Terra – A riqueza da vida : 

Planeta Terra – A riqueza da vida Terra – 4,6 bilhões de anos – muitas transformações. Nos 1ºs 500 milhões de anos: Grande bola de fogo incandescente; Na superfície – rochas derretidas; A superfície foi lentamente se resfriando; Formou-se a crosta terrestre – fina camada sólida; A atividade vulcânica era intensa – gases e vapor d’água.

Planeta Terra – A riqueza da vida : 

Planeta Terra – A riqueza da vida Nos 1ºs 500 milhões de anos: O vapor d’água formava nuvens densas; Ocorriam fortes tempestades; Iniciou-se o ciclo da água no planeta; A crosta terrestre resfriou-se, formando lagos, rios e oceanos. Neste cenário, surgem os 1ºs seres vivos: Evolução – Biodiversidade.

O Surgimento da Vida : 

O Surgimento da Vida Como surgiu a vida na Terra? Filósofos, religiosos e cientistas tentaram responder essa questão formulando diversas teorias: Criacionismo Abiogênese Biogênese

O Surgimento da Vida : 

O Surgimento da Vida Criacionismo: Religião cristã; Maior influência no mundo ocidental; Gênesis: Deus criou o mundo em 7 dias; Seres inanimados, vegetais, animais e o homem.

O Surgimento da Vida : 

O Surgimento da Vida Abiogênese ou Teoria da Geração Espontânea: Filósofo grego Aristóteles; Alguns seres vivos podiam surgir espontaneamente a partir de matéria sem vida ou em decomposição; Havia um princípio vital na matéria inerte.

O Surgimento da Vida : 

O Surgimento da Vida Quando a ciência evolui? Quando alguém põe em dúvida aquilo que é considerado “verdade”! Médico italiano Francesco Redi: Provou que as larvas que apareciam nos materiais em decomposição vinham de ovos depositados por moscas.

O Surgimento da Vida : 

O Surgimento da Vida Cientista francês Louis Pasteur: Fazia experimentos sobre a origem dos microrganismos; Experimento “pescoço de cisne”; Derrubou a idéia da geração espontânea.

O Surgimento da Vida : 

O Surgimento da Vida Biogênese: Redi e Pasteur; Um ser vivo só se origina a partir de outro ser vivo pré-existente. Mas essa teoria explica o surgimento da vida na Terra? A química explica!

O Surgimento da Vida : 

O Surgimento da Vida Os 1ºs seres vivos surgiram há cerca de 3,5 bilhões de anos. Como? Haldane e Oparin explicam. Reações químicas Gases da atmosfera primitiva Metano, amônia, hidrogênio e vapor d’água Descargas elétricas (tempestades) e radiação ultravioleta (Sol) Surgem substâncias orgânicas Chuvas levam essas substâncias para os oceanos Aglomerados moleculares (proteína e água) – coacervatos.

O Surgimento da Vida : 

O Surgimento da Vida Coacervatos: Trocam substâncias com o meio ambiente; Capazes de se reproduzir; Comprovação desta hipótese: Bioquímico Stanley Miler; Experiência: Recriou a atmosfera primitiva; Passou fortes descargas elétricas pelos gases; Verificou a presença de diversas substâncias orgânicas, após alguns dias.

Os Primeiros Seres Vivos : 

Os Primeiros Seres Vivos Microscópicos: Semelhantes aos microrganismos mais simples da atualidade. A princípio, eram heterótrofos: Alimentavam-se de substâncias orgânicas disponíveis nos oceanos. Surgem 2 problemas: A quantidade desses seres vivos ↑muito; O alimento disponível tornou-se escasso.

Os Primeiros Seres Vivos : 

Os Primeiros Seres Vivos Evolução: Surgem os 1ºs seres autótrofos; Seres capazes de produzir seu próprio alimento Utilizam: energia solar, gás carbônico e água. Produzem: gás oxigênio. A Terra tem 4,6 bilhões de anos: Os fósseis mais antigos têm 3,5 bilhões de anos; A formação do 1º ser vivo levou mais de 1 bilhão de anos.

authorStream Live Help