CAPOEIRA

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 2: 

A capoeira constituiu-se no Brasil por meio dos negros escravizados provenientes da África Ocidental, que trouxeram consigo as suas tradições culturais. A homogeneização dos povos africanos sob a opressão da escravidão foi o catalisador da capoeira, que foi desenvolvida pelos escravos como forma de resistir a seus opressores. O processo de escravidão contou com o apoio do Estado e da Igreja, esta com a intenção de evangelização.

Slide 3: 

A prática da capoeira ocorria às escondidas, para que os negros pudessem “treinar” os movimentos e preparar as fugas do cativeiro. “Esteticamente”, passava-se a ideia de uma dança ou de uma simples manifestação de lazer e diversão, visto que essa era uma das “armas” que os escravizados tinham para se defender de seus opressores.

Slide 4: 

O surgimento da capoeira funde-se com a história da resistência dos negros no Brasil. Muitos autores que pesquisam a questão associam o aparecimento da capoeira ao surgimento dos primeiros quilombos no Brasil. Alguns chagam a identificar especificamente o Quilombo de Palmares como o berço da capoeira, que teria reunido entre 25 e 50 mil pessoas, e foi destruído em 1694. QUILOMBO: ESCONDERIJO, ALDEIA, CIDADE OU CONJUNTO DE POVOAÇÕES EM QUE SE ABRIGAVAM ESCRAVOS FUGIDOS.

Segundo Iório (2004), a partir da década de 1930 já havia dois tipos de capoeira no Brasil: : 

Segundo Iório (2004), a partir da década de 1930 já havia dois tipos de capoeira no Brasil: ANGOLA: contava com a inserção de instrumentos musicais e vestes brancas.

REGIONAL: criada pelo mestre Bimba, ganhava contribuições de lutas como jiu-jítsu e caratê. isso permitiu uma inovação mais rápida e possibilitou a criação de métodos pedagógicos para sequência de golpes. : 

REGIONAL: criada pelo mestre Bimba, ganhava contribuições de lutas como jiu-jítsu e caratê. isso permitiu uma inovação mais rápida e possibilitou a criação de métodos pedagógicos para sequência de golpes.

Slide 7: 

Capoeira regional Capoeira angola Mestre Bimba Mais recente Movimentos rápidos Movimentos semelhantes aos das lutas e das artes marciais Aproxima-se da condição de esporte Contexto de desenvolvimento: espaço privado (academia) Mestre Pastinha Menos recente Movimentos lentos Movimentos originais da capoeira Procura preservar as tradições Contexto de desenvolvimento: espaço público (rua)

Instrumentos da capoeira : 

Instrumentos da capoeira Berimbau

pandeiro : 

pandeiro

atabaque : 

atabaque

Reco-reco : 

Reco-reco

agogô : 

agogô

caxixi : 

caxixi

" Capoeira é luta de dançarinos. É dança de gladiadores (...). A submissão da força ao ritmo. Da violência à melodia. A sublimação dos antagonismos (...). O capoeira é um artista e um atleta, um jogador e um poeta.“ Dias Gomes : 

" Capoeira é luta de dançarinos. É dança de gladiadores (...). A submissão da força ao ritmo. Da violência à melodia. A sublimação dos antagonismos (...). O capoeira é um artista e um atleta, um jogador e um poeta.“ Dias Gomes

Slide 16: 

PROFESSORA THAISA PEDROSA EDUCAÇÃO FÍSICA

authorStream Live Help