Beisebol

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

MODALIDADE “ALTERNATIVA” OU POPULAREM OUTROS PAÍSES: BEISEBOL : 

MODALIDADE “ALTERNATIVA” OU POPULAREM OUTROS PAÍSES: BEISEBOL

Histórico : 

Histórico O beisebol é um dos principais esportes praticados no mundo desde as últimas décadas do século XIX, principalmente nos Estados Unidos da América. Esse esporte também se popularizou no Japão, em Cuba e em vários países da América Central e do Caribe.

Slide 3: 

O beisebol foi criado por Abner Doubleday, nos Estados Unidos, em 1839. Há quem diga que o esporte teria raízes na Inglaterra e que já em 1700 era praticado por jovens nos fins de semana.

Slide 4: 

O beisebol foi levado ao Japão pelos professores norte-americanos Holles Wilson e Madjett, que lecionavam na Universidade de Tóquio, em 1873. Depois disso, o esporte passou a ser difundido para a América Central e a Europa.

Slide 5: 

No Brasil foi introduzido no americanos que trabalhavam em empresas como a antiga Light e a Companhia Telefônica e também, pelos funcionários do Consulado Geral dos Estados Unidos, que praticavam o esporte como forma de lazer aos fins de semana. OI (1996) relata que, já na década de 1920, existia uma liga de beisebol comandada por um diretor da Companhia Telefônica. Mas os japoneses foram os responsáveis pela difusão do esporte nas terras brasileiras nas décadas de 1920 e 1940.

Slide 6: 

A difusão do beisebol acompanhou as estradas de ferro que foram construídas para facilitar o escoamento da produção de café, partindo principalmente de São Paulo, por meio das ferrovias Noroeste, Paulista e Sorocabana, nomes que também figuraram nas primeiras ligas desse esporte. Dessas estradas, o beisebol foi difundido e passou a ser praticado em outros estados, como o Paraná (OI, 1996).

Slide 7: 

Atualmente, no Brasil, existem cerca de 50 equipes de beisebol distribuídas pelas federações estaduais, totalizando aproximadamente 3 mil atletas e detém os títulos de campeão mundial Jr. (1993) e vice-campeão mundial júnior (1995) de beisebol.

Dinâmica geral do beisebol : 

Dinâmica geral do beisebol O campo de beisebol tem uma área equivalente a 1/4 de um círculo com 120 metros de raio. Essa área é divida em duas partes: o jardim externo e o interno. Cada equipe tem seus tempos de ataque e defesa separados. A partida somente acaba quando é completada a disputa de nove ataques e nove defesas denominado inning, o que seria equivalente ao set do vôlei. Cada equipe deve ter nove jogadores.

Objetivo do jogo e suas principais regras : 

Objetivo do jogo e suas principais regras A equipe que ataca possui os seguintes jogadores: (A) rebatedor e (B) corredores. O objetivo da equipe do ataque é marcar mais pontos/corridas. Um ponto/corrida é marcado quando um jogador do ataque consegue percorrer todas as quatro bases do campo antes do término do inning. Ele pode avançar uma ou mais bases por vez. O rebatedor (batter) deve rebater a bola lançada pelo arremessador (pitcher) dentro dos limites do campo o mais longe que conseguir, para, em seguida, correr na direção da primeira base antes que o defensor da primeira base receba a bola e pise na base. Se o rebatedor chegar à primeira base, passa a se chamar corredor (runner). O objetivo do corredor é conquistar as próximas bases até chegar à principal (home base), quando marca 1 ponto ou corrida (run) para a sua equipe. O rebatedor que conseguir a proeza de rebater uma bola para fora da linha circular que delimita o jardim externo, e dentro doslimites das linhas laterais, realiza a jogada denominada home run. Essa jogada dá a ele o direito de percorrer as quatro bases. Perde-se o direito ao ataque toda vez que a equipe tiver três jogadores eliminados.

Slide 10: 

A equipe que defende possui os seguintes jogadores: (A) jardineiros externos (direito, central e esquerdo), Esses jogadores são os responsáveis por capturar as bolas que forem rebatidas para lá. Se a bola for capturada no ar, o rebatedor estará automaticamente eliminado. Sua caracteristica principal é a velocidade. característica desses jogadores é serem ótimos (B) jardineiros internos (defensor da primeira base, defensor da segunda base, defensor da terceira base, defensor da quarta base ou receptor) e, entre a segunda e a terceira bases, existem ainda o interbases. Sua função é receber a bola passada pelos jardineiros externos e fechar as bases ou, ainda, capturar as bolas diretamente rebatidas pelos rebatedores que vierem em sua direção impedindo que os atacantes se desloquem para as bases seguintes. (C) o arremessador.

Posição dos Jogadores : 

Posição dos Jogadores

Slide 12: 

O objetivo da equipe que defende é evitar que a outra equipe marque pontos, tentando eliminar os jogadores. O jogador é eliminado se não conseguir rebater três bolas boas ou se o corredor não conseguir chegar antes do defensor à base a que está se dirigindo.

Slide 13: 

O receptor (catcher) e o arremessador (pitcher) são considerados os jogadores mais importantes de uma equipe. Da dupla é a função de impedir que haja uma boa rebatida. O receptor comanda as bolas e determina como elas deverão ser arremessadas – se a bola deve ser curva, rápida ou lenta. A dupla varia a maneira do arremesso para tentar enganar o rebatedor, deixando-o confuso em relação ao tipo de bola que será arremessada.

Slide 14: 

Após três tentativas frustradas do rebatedor de rebater uma bola arremessada, ele estará eliminado. O arremessador tem o direito de jogar três bolas ruins para o rebatedor; se ele lançar uma quarta bola ruim, o rebatedor adquire o direito de passar para a primeira base. O rebatedor pode rejeitar até duas bolas boas.

Slide 15: 

O árbitro é quem considera as bolas boas ou ruins, a partir da visualização da zona de strike. Essa zona é a área compreendida, na altura, pela região entre o peito e os joelhos do rebatedor e, na largura, pela área da base localizada à frente do receptor (home plate).

Princípios Operacionais no beisebol : 

Princípios Operacionais no beisebol Em situação de ataque: 1. Conservação da posse da bola. 2. Progressão da bola e da equipe em direção ao alvo adversário. 3. Finalização em direção ao alvo.

Slide 17: 

Em situação de defesa: 1. Recuperação da posse de bola. 2. Contenção da bola e da equipe adversária em direção ao próprio alvo. 3. Proteção do alvo.

Niveis de Relações no Beisebol : 

Niveis de Relações no Beisebol Eu-bola; Eu-bola-colegas; Eu-bola-alvo; Eu-bola-colegas-alvo; Eu-bola-colegas-adversários-alvo.

E.E.Altino Arantes : 

E.E.Altino Arantes Educação Física Profª Thaisa

authorStream Live Help