trabalho

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

PROPRIEDADES COLIGATIVAS : 

PROPRIEDADES COLIGATIVAS ASPECTOS QUALITATIVOS Cláudio Braga

DEFINIÇÃO: : 

DEFINIÇÃO: São alterações causadas nas propriedades do solvente devido à adição de um soluto não volátil e que só dependem da quantidade de partículas do soluto, não importando a sua natureza.

Slide 3: 

Considere a água pura ao nível do mar. Seu ponto de ebulição é igual a 100 ºC. Se adicionarmos um certo número x de partículas de um soluto qualquer à água, o ponto de ebulição da solução se elevará (ficará maior que 100 ºC). O aumento do ponto de ebulição de uma solução em relação ao respectivo solvente puro é uma propriedade coligativa.

Slide 4: 

TONOSCOPIA estuda o abaixamento da pressão máxima de vapor de uma solução em relação ao solvente puro.

Slide 5: 

EBULIOSCOPIA estuda a elevação da temperatura de ebulição de uma solução em relação ao solvente puro.

Slide 6: 

CRIOSCOPIA estuda o abaixamento da temperatura de solidificação de uma solução em relação ao solvente puro.

Slide 7: 

OSMOSCOPIA estuda a passagem de solvente de uma solução menos concentrada para outra mais concentrada, através de membranas semipermeáveis.

Slide 8: 

Pressão Máxima de Vapor É a pressão exercida por seus vapores quando estes estão em equilíbrio dinâmico com o líquido.

Slide 9: 

Fatores que NÃO interferem na pressão de vapor Quantidade de líquido no sistema; Tamanho do recipiente; Fatores que interferem na pressão de vapor Temperatura; Natureza do Líquido;

Slide 10: 

A tabela ao lado mostra os diversos valores da pressão de vapor da água, em diferentes temperaturas.

Slide 11: 

Quando a pressão de vapor se iguala à pressão externa local, o líquido entra em ebulição. Nível do mar Patm = 760 mmHg Teb = 100 ºC La Paz, Bolívia (3 600 m) Patm = 500 mmHg Teb = 87 ºC Monte Everest (8 848 m) Patm = 240 mmHg Teb = 71 ºC

Slide 12: 

O número de partículas em soluções iônicas e moleculares de mesma concentração são diferentes, pois para soluções iônicas, considera-se a concentração dos íons. NaCl(aq) ? Na+ + Cl- 0,1 mol 0 ,1mol 0,1 mol

Slide 13: 

A uma dada temperatura, possui a menor pressão de vapor a solução aquosa: 0,1 mol/L de sacarose. 0,2 mol/L de sacarose. 0,2 mol/L de cloreto de sódio. 0,4 mol/L de Uréia. 0,4 mol/L de cloreto de sódio.

Slide 14: 

RESPOSTA: Letra E. Quanto menor a pressão de vapor, maior é o efeito coligativo da adição do soluto. Quanto maior for a concentração, maior será o número de partículas do soluto no meio e maior será o efeito coligativo. Se o soluto for iônico devemos considerar a concentração dos íons formados.

Slide 15: 

Três sistemas contendo respectivamente: H2O H2O + NaCl (0,2 mol/L) H2O + C12H22O11 (0,2 mol/L) Submetidos às mesmas condições de P e T são aquecidos. A temperatura de ebulição mais baixa verifica-se em: a) I b) II c) III d) II e III e) I e II

Slide 16: 

RESPOSTA: Letra A. Quando adicionamos um soluto (iônico ou molecular) a um determinado solvente, a temperatura de ebulição da solução será maior que a temperatura de ebulição do solvente puro.

Slide 17: 

Quando se adiciona um soluto não volátil a um solvente puro, nota-se que a temperatura de congelamento do solvente diminui. Esse é o efeito Criométrico.

Slide 18: 

As fábricas de sorvete adicionam sal comum à água para poder resfriá-la muito abaixo de 0 ºC, sem que a água venha a se solidificar; Em países frios, coloca-se sal comum em pontos perigosos de rodovias, no inverno, para evitar o acúmulo de gelo; Em locais muito frios, durante o inverno, colocam-se anticongelantes (como o etilenoglicol) na água dos radiadores dos automóveis para evitar que, durante a noite, com o carro estacionado, a água venha a se congelar no motor, arrebentando o radiador ou outras partes do motor.

Slide 19: 

O sistema no qual a água congelará em temperatura mais baixa é: a solução aquosa 0,1 mol/L de CaCl2. a solução aquosa 0,1 mol/L de NaOH. a solução aquosa 0,2 mol/L de C2H6O. a solução aquosa 0,1 mol/L de HCl. a água pura.

Slide 20: 

RESPOSTA: Letra A. Quanto maior o número de partículas do soluto, maior será o efeito coligativo. CaCl2 ? Ca+2 + 2 Cl- 0,1 mol/L 0,1 mol/L 0,1 mol/L x 2 0,3 mol/L A concentração final de íons será 0,3 mol/L.

Slide 21: 

Experimento

Slide 22: 

Uma das formas de conseguir cicatrizar feridas, segundo a crença popular, é a colocação de açúcar ou pó de café sobre elas. Como você explicaria isso através das propriedades coligativas?

Slide 23: 

Resposta: Através do processo de Osmose, ocorrerá a retirada de líquido do ferimento, favorecendo a cicatrização.

Slide 24: 

Se um peixe de água doce for colocado na água do mar, o que acontece com ele? Morre porque entra água do mar no seu corpo. Morre porque sai água do seu corpo. Morre porque entra sal no seu corpo. Morre porque sai sal do seu corpo. Sobrevive normalmente.

Slide 25: 

Resposta: Letra B. O meio mais concentrado será a água do mar, logo, por Osmose, ele perderá água para o meio externo, morrendo por desidratação.

authorStream Live Help