CICLO DA ÁGUA

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

O Ciclo Hidrológico

Slide 2: 

A vida surgiu no planeta através da água. Ela se encontra em grande proporção em animais e vegetais e principalmente no homem. Exemplos: Galinha = 74% Milho = 70% Homem = 95% Água Essência da Vida

Slide 3: 

Água Essência da Vida Homem: Cérebro - 75% Ossos - 22% Rins - 83% Sangue - 83% Músculos – 75%

Slide 4: 

Água e o Planeta Terra 70% da superfície da terra é ocupada por água. Desta água: 97% - mares e oceanos Água salgada

Slide 5: 

2,7 é de água doce que se encontra: 2% nas geleiras 0,59% nos lençóis subterrâneos Água e o Planeta Terra

Slide 6: 

0,03% nos lagos e rios 0,001 na atmosfera Água e o Planeta Terra

Slide 8: 

Ciclo Hidrológico A água está sempre mudando de lugar na terra, nos mares, na atmosfera. Ela muda também de estado: sólido, líquido, gasoso Este movimento constante da água é provocado por: Radiação do sol Inclinação do relevo Permeabilidade das rochas Cobertura do solo pela vegetação

Slide 9: 

Ciclo Hidrológico

Slide 10: 

Ciclo Hidrológico A água é transferida dos oceanos, mares, lagos, rios e florestas através da evaporação. Na atmosfera o vapor se junta a outros compostos moleculares e formam as nuvens. A água volta à superfície da terra e, dependendo do clima da região cai, sob forma de chuva, granizo e neve (processo de precipitação).

Slide 11: 

Ciclo Hidrológico Parte da água precipitada, infiltra-se nos solos e alimenta os depósitos do subsolo como os aquíferos. Outra parte vai escoando pelo terreno e juntamente com os olhos d’água vai alimentar riachos, rios e lagos. Dos rios a água volta aos oceanos e lagos, reiniciando o ciclo hidrológico.

Slide 12: 

Ciclo Hidrológico Só existe água líquida na terra por causa do planeta, que é mantida graças ao efeito estufa e ao movimento de rotação da terra. Tal temperatura está diretamente relacionada com as correntes marítimas e com os regimes de ventos. O ciclo hidrológico é possível graças à ação da gravidade que mantêm a água liquida nos reservatórios e permite a precipitação.