Efeitos da Poluição no Planeta

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

By: manekaspaul (36 month(s) ago)

Bom trabalho mesmo bom ...

By: fmsr31 (49 month(s) ago)

trabalho bastante interessante

Presentation Transcript

Tema: Qual o Ambiente Que Temos?Que Ambiente Queremos ter? : 

Tema: Qual o Ambiente Que Temos?Que Ambiente Queremos ter? Efeitos da Poluição no Planeta O Aquecimento Global; A Poluição Por Produtos Químicos no Mundo; A Poluição Atmosférica; A Poluição dos Mares, Rios e Lagoas...

1.1 - O Aquecimento Global: : 

1.1 - O Aquecimento Global: Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.

1.2 - Consequências do Aquecimento Global: : 

1.2 - Consequências do Aquecimento Global: Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas...

1.3 - Soluções Para o Aquecimento Global: : 

1.3 - Soluções Para o Aquecimento Global: Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) e etanol. Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.

2.1 – A Poluição Por Produtos Químicos no Mundo: : 

2.1 – A Poluição Por Produtos Químicos no Mundo: A maioria do público acredita que os produtos químicos utilizados em nosso dia-a-dia já foram exaustivamente testados e que seus criadores sabem exatamente como a natureza os receberá de volta quando eles forem jogados em nossos esgotos ou simplesmente caírem no solo. Infelizmente esta não é toda a verdade.

2.2 – Produtos Químicos no Meio-Ambiente: : 

2.2 – Produtos Químicos no Meio-Ambiente: O destino dos compostos orgânicos no meio-ambiente, dos mata-matos aos medicamentos, é largamente decidido pelos micróbios. Esses organismos quebram alguns compostos diretamente em dióxido de carbono (CO2). Mas outros produtos químicos permanecem no meio-ambiente por anos, absolutamente intocados.

3.1 – A Poluição Atmosférica: : 

3.1 – A Poluição Atmosférica: A poluição atmosférica resulta da emissão de gases poluentes ou de partículas sólidas na atmosfera. Pode provocar uma degradação dos ecossistemas devido ao lançamento de inúmeras substâncias (radioativas, ácidas, recalcitrantes, etc.) e não respeita fronteiras, por isso pode se tratar de um problema local e transfronteiriço.

3.2 – Soluções e desafios: : 

3.2 – Soluções e desafios: Apesar das notícias negativas, o homem tem procurado soluções para estes problemas. A tecnologia tem avançado no sentido de gerar máquinas e combustíveis menos poluentes ou que não gerem poluição. Muitos automóveis já estão utilizando gás natural como combustível. No Brasil, por exemplo, temos milhões de carros movidos a álcool, combustível não fóssil, que poluí pouco. Testes com hidrogênio tem mostrado que num futuro bem próximo, os carros poderão andar com um tipo de combustível que lança, na atmosfera, apenas vapor de água.

4.1 - A Poluição dos Mares, Rios e Lagoas: : 

4.1 - A Poluição dos Mares, Rios e Lagoas: Fundamental para a vida em nosso planeta, a água tem se tornado uma preocupação em todas as partes do mundo. O uso irracional e a poluição de rios, oceanos, mares e lagos, podem ocasionar, em breve, a falta de água doce, caso não ocorra uma mudança drástica na maneira com que o ser humano usa e trata este bem natural.

4.2 – Causas e consequências: : 

4.2 – Causas e consequências: Os principais fatores de deteriorização dos rios, mares,  lagos e oceanos são: poluição e contaminação por produtos químicos e esgotos. O homem tem causado, desde a Revolução Industrial (segunda metade do século XVIII),  todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.

4.3 – Busca de soluções: : 

4.3 – Busca de soluções: Embora muitas soluções sejam buscadas em esferas governamentais e em congressos mundiais, no dia-a-dia todas as pessoas podem colaborar para que a água doce não falte no futuro. A preservação, economia e o uso racional da água devem estar presentes nas atitudes diárias de cada cidadão. A pessoa consciente deve economizar, pois o desperdício de água doce pode trazer perigosas consequências num futuro pouco distante.

4.4 – Produtos que mais poluem os rios, lagos e mares: : 

4.4 – Produtos que mais poluem os rios, lagos e mares: Detergentes, óleos de cozinha, óleos de automóveis, gasolina, produtos químicos usados em indústrias, tintas, metais pesados (chumbo, zinco, alumínio e mercúrio).

Trabalho Produzido Por: : 

Trabalho Produzido Por: Markus Vinícius G. Santos (Líder e Editor)