Cidade Maravilhosa

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

Um tour pelo Rio de Janeiro

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

RIO DE JANEIRO CIDADE MARAVILHOSA Criado por: Profª Valéria Grandin

Slide 2: 

Bondinho do Pão de Açúcar

Slide 3: 

A obra de construção demorou dois anos. Os operários brasileiros tiveram que escalar a montanha com as peças, motores e cabos de aço levantados por um guincho. O bondinho foi inaugurado em 27 de outubro de 1912. Cada cabine do bondinho comporta 75 pessoas. O trajeto dura 3 minutos e é percorrido em uma velocidade média de 6 m/s, no primeiro trecho, e 10 m/s, no restante. Cada bondinho tem dois cabos de sustentação e um de tração.

Slide 4: 

Trem do Corcovado

.A linha foi inaugurada pelo imperador Dom Pedro II em 9 de outubro de 1.884..As peças para a montagem da estátua do Cristo foram transportadas pelo próprio trem ao longo de quatro anos..O trajeto é completado em cerca de 20 minutos, sendo que um trem parte a cada meia hora, o que dá ao sistema uma capacidade de transporte de 360 passageiros por hora. : 

.A linha foi inaugurada pelo imperador Dom Pedro II em 9 de outubro de 1.884..As peças para a montagem da estátua do Cristo foram transportadas pelo próprio trem ao longo de quatro anos..O trajeto é completado em cerca de 20 minutos, sendo que um trem parte a cada meia hora, o que dá ao sistema uma capacidade de transporte de 360 passageiros por hora.

Slide 8: 

O Cristo Redentor é uma estátua de Jesus Cristo, situada no morro do Corcovado (cidade do Rio de Janeiro). A estátua possui 30 metros de altura, sendo mais 8 de pedestal. A obra de construção do monumento começou em 1926, sendo inaugurado em 12 de outubro de 1931. Em 1937, este monumento foi tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Participaram do projeto os escultores Paul Landowsi, o artista plástico Carlos Oswald e o engenheiro Heitor da Silva Costa. Em outubro de 2006 foi considerado santuário católico do Brasil. Existe uma capela de Nossa Senhora Aparecida, situada na base da estátua. Em 2007, foi eleito como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo. É um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil.

Slide 10: 

A construção, em estilo romano, tem 42 arcos. Construção de 1750, possui enormes arcadas duplas. Tem 64 m de altura e 270 m de comprimento. Foi feito para distribuir à população as águas das nascentes do Rio carioca, vindas de Sta. Teresa. Em 1896, os arcos passaram a servir como viaduto para o acesso de bondes a Santa Teresa.

Slide 15: 

1973

Slide 18: 

A Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte Rio-Niterói, localiza-se na baía de Guanabara, estado do Rio de Janeiro, no Brasil, e liga o município do Rio de Janeiro ao município de Niterói. O vão central da ponte, com 72 metros de altura, é a única parte que não foi feita só de concreto. Com 800 metros de comprimento, ele foi construído também em aço e é o maior vão em viga reta do mundo. Para imaginar a quantidade de material usado, se pegássemos todo o concreto da Ponte, daria para fazer oito estádios do Maracanã. E, se as vigas de ferro fossem alinhadas, dariam a volta na Terra. A estrutura de concreto e aço da ponte possui um sistema de amortecimento que absorve a energia decorrente de vibrações (movimentos de carros e ventos). A ponte tem ainda 11 sub-estações de energia, 42 transformadores, 980 pontos de iluminação pública e 400 pontos de sinalização náutica e aérea. A ponte possui um comprimento de 13,29 km, sendo considerada uma das sete maiores pontes do mundo.

Slide 20: 

Considerado por muitos amantes do futebol o "Templo dos Deuses", é um dos maiores estádios do mundo. Foi construído em 1950 para sediar a Copa do Mundo, e projetado para receber 166.369 pessoas. Hoje, depois de algumas reformas, comporta um público de 87.630.

Slide 24: 


Slide 25: 

O parque faz parte do Solar da Boa Vista, residência real e dos imperadores do Brasil de 1822 e 1889 - quando foi proclamada a República. Possui uma área de 155 mil metros quadrados, ajardinada em 1869 segundo projeto do paisagista francês Auguste Glaziou. Ao entrar pelos portões laterais, o visitante percorre a Alameda das Sapucaias e o traçado romântico, que ainda conta com lagos, grutas e recantos em seus jardins imperiais. Os amplos jardins abrigam o Museu Nacional e o Zoológico da cidade, além de playgrounds, quadras, locais para piqueniques e restaurantes. Há passeios monitorados e oficina de jardinagem grátis nos finais de semana.

Slide 28: 

Famosa por ter um mirante com uma maravilhosa vista da cidade do Rio de Janeiro, que inclui o Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Pão de Açúcar e as praias da Zona Sul, a Vista Chinesa é um dos maiores pontos turísticos do Rio de Janeiro. A construção em estilo oriental fica a 380 metros de altura e está localizada na Floresta da Tijuca, parte integrante do Parque Nacional da Tijuca.

Slide 33: 

A Catedral de São Pedro de Alcântara localiza-se em Petrópolis, cidade serrana no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. É dedicada a São Pedro de Alcântara, padroeiro da cidade e da Monarquia Brasileira. O Mausoléu Imperial, uma capela localizada à direita da entrada, é um dos grandes atrativos históricos da catedral. No centro há um sarcófago duplo com os restos do Imperador D. Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina. O túmulo foi esculpido em mármore de Carrara cerca de 1925 pelo francês Jean Magrou e pelo brasileiro Hildegardo Leão Veloso. Os túmulos da Princesa Isabel e seu marido, o Conde D'Eu, foram esculpidos pelo brasileiro Humberto Cozzo. As janelas da capela tem vitrais coloridos com poemas escritos por D. Pedro II durante o exílio, em que o Imperador deixa transparecer a saudade que sentia do seu país natal. O altar da capela, esculpido em mármore e com uma cruz de granito da Tijuca, contém relíquias dos santos São Magno, Santa Aurélia e Santa Tecla, trazidas de Roma. Na Basílica de São Pedro de Alcântara, estão sepultados: Dom Pedro II, imperador do Brasil (1825-1891) Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias, imperatriz do Brasil (1822-1889) Dona Isabel Cristina de Bragança e Bourbon, princesa imperial do Brasil e condessa d'Eu (1846-1921) Luís Gastão de Orléans, príncipe imperial consorte e conde d´Eu (1846-1922) Pedro de Alcântara de Orléans e Bragança, príncipe de Orléans e Bragança (1875-1940) Elisabeth Dobrzensky de Dobrzenicz, condessa de Dobrzensky (1875-1951)

authorStream Live Help