jogos olimpicos na grécia antiga

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

PowerPoint Presentation:

Jogos Olímpicos na Grécia Antiga

PowerPoint Presentation:

ÍNDICE: Jogos Olímpicos na Grécia antiga. Os participantes. Algumas Modalidades. Reconstituição do Programa. Prémios. Comparação com os Jogos Olímpicos da atualidade. Importância dos Jogos Olímpicos. Significado de cada argola. Lema Olímpico. Curiosidades dos Jogos Olímpicos 2012.

Jogos Olímpicos na antiga Grécia:

Jogos Olímpicos na antiga Grécia Jogos Olímpicos da Antiguidade eram um festival religioso e atlético da Grécia Antiga que se realizava de quatro em quatro anos no santuário de Olímpia em honra de Zeus . A data tradicional atribuída à primeira edição dos Jogos Olímpicos é 776 a.C.. Os Jogos Olímpicos eram os mais importantes jogos pan-helénicos, tendo sido proibidos pelo imperador cristão Teodósio I em 393 a. C., por serem uma manifestação de rituais do paganismo.

Teodósio i:

Teodósio i Teodósio I , dito o Grande foi um imperador romano. Filho do conde Teodósio, foi o último líder de um Império Romano unido - após a divisão entre os seus herdeiros, o império nunca mais seria governado por apenas um homem.

Zeus:

Zeus Zeus , na mitologia grega, é o rei dos deuses, soberano do Monte Olimpo e deus do céu e do trovão. Seus símbolos são o relâmpago, a águia, o touro e o carvalho. Originalmente, os Jogos Olímpicos eram realizados em sua honra.

PowerPoint Presentation:

HERA Hera é a deusa do casamento, irmã e esposa de Zeus. Hera era muito vaidosa e sempre quis ser mais bonita que Afrodite, sua maior inimiga.

PowerPoint Presentation:

Ginásio - Onde os corredores e lançadores treinavam. canto superior esquerdo palaistra - Local onde se treinavam saltos e luta. junto ao ginásio Leonidaion - Hotel para visitantes oficiais. na parte inferior Temple of Zeus - Templo de Zeus Bouleuterion - Colunata da qual os espetadores podiam observar os carros a caminho do hipódromo Stadium - Estádio (192 m  de comprimento e 32 m de largura) Thesaurus (Gela) - Tesourarias onde eram guardados os valores Heraion - Templo de Hera Stoa of Echo - Cavalariças Reconstrução em 3D de Olímpia na Grécia Antiga

Ruínas de oLÍMPIA:

Ruínas de oLÍMPIA

Os participantes :

Os participantes Não poderiam participar nos jogos os estrangeiros (os "bárbaros"), os escravos e as mulheres. Conta-se o caso de uma mulher que, vestida com roupas masculinas, disfarçou-se de treinador para entrar no ginásio e ver o seu filho lutar. O filho venceu a prova e a mãe, comemorando a vitória, deixou cair o seu disfarce. Descobriram que era uma mulher.

PowerPoint Presentation:

A s mulheres não eram permitidas nos Jogos Olímpicos, só as sacerdotisas de Deméter, não porque os atletas competiam nus, mas por ser Olímpia dedicada a Zeus, sendo uma área sagrada para homens. Nas competições de bigas, realizadas fora da área sagrada, as mulheres era permitidas. Havia festivais femininos, em honra de Hera ( Deusa, mulher de Zeus) , nos quais os homens eram banidos.

ALGUMAS MODALIDADES:

ALGUMAS MODALIDADES Corridas pedestres Corridas equestres antigamente Luta, pugilato e pancrácio Pentatlo

Reconstituição do Programa:

Reconstituição do Programa 1º dia 2º dia 3º dia 4º dia 5º dia Cerimónia de juramento a Zeus Provas de luta, pugilato e pancrácio para rapazes; Consulta de oráculos. Palestras públicas de filósofos e historiadores; Poesia Corridas equestres Pentatlo Lançamento de dardo; Lançamento de disco; Corrida Lutas Saltos Sacrifícios em honra de Pelops Desfile no Áltis dos vencedores, em honra dos quais são entoados hinos. Banquetes. Desfile de todos os participantes Sacrifícios em honra de Zeus Corridas pedestres Banquete no Pritaneu, no qual participam os atletas, os convidados e os espectadores, recorrendo-se à carne utilizada no sacrifício feito de manhã. Corrida em estádio Corrida de longa distância Corrida em armadura Lutas Boxe Atribuição de prémios Banquete para os vencedores

Prémios:

Prémios Nos jogos Píticos, os atletas recebiam coroas de loureiro como prémio; nos Nemeus , os prémios ,eram ramos de aipo; nos jogos Ístmicos , os vencedores recebiam ramos de pinheiro. Os ramos de oliveira, eram o prémio dos vencedores olímpicos. Os vencedores ganhavam uma palma e, depois, a coroa feita com ramos cortados da oliveira sagrada com um cutelo ( Antigo instrumento de decapitação ) de ouro. Os atletas vencedores eram recebidos como heróis, e passavam a ter muitos privilégios na sociedade grega, como a isenção no pagamento de impostos e o direito de ocupar o primeiro lugar nas festas e jogos .

COMPARAÇÃO COM OS JOGOS OLÍMPICOS DA ATUALIDADE:

COMPARAÇÃO COM OS JOGOS OLÍMPICOS DA ATUALIDADE Antes os jogos olímpicos realizavam-se no santuário de Olimpia, agora realiza-se um sorteio onde calha a cidade que vai realizar os jogos nesse ano. Antes só podiam participar atletas masculinos (cidadãos), agora podem participar atletas masculinos e femininos de todos os países. Antes o prémio para o vencedor dos jogos olímpicos era uma coroa de ramos de oliveira e eram o alvo de homenagem da sua cidade (podia ter comida gratuita, terem estátuas em sua homenagem, etc.) , agora recebem medalhas de ouro, prata e bronze.

IMPORTÂNCIA DOS JOGOS OLÍMPICOS :

IMPORTÂNCIA DOS JOGOS OLÍMPICOS Os Jogos Olimpicos eram importantes para os gregos porque eram considerados como uma festa do povo ou uma manifestação de rituais do paganismo.

PowerPoint Presentation:

Lema olímpico Citius Altius Fortius

PowerPoint Presentation:

Europa África Oceânia Ásia América Significado de cada argola:

CURIOSIDADES dos JOGOS OLIMPICOS 2012:

CURIOSIDADES dos JOGOS OLIMPICOS 2012 Medalhas dos Jogos Olímpicos 2012 em Londres.

PowerPoint Presentation:

TRABALHO REALIZADO POR: RÚBEN BENTO Nº 19 SÓNIA MADEIRA Nº20 FIM

authorStream Live Help