Compostos de carbono no dia a dia

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

Compostos de carbono no dia a dia Raquel, Tatiana, Vanessa

Comments

Presentation Transcript

Compostos orgânicos no dia-a-dia :

Compostos orgânicos no dia-a-dia

Introdução :

Introdução Pretendemos com este trabalho dar a conhecer a importância dos compostos orgânicos  e o seu significado para os químicos dos hidratos de carbono, dos lípidos, das proteínas e das vitaminas. Muitas das vezes as pessoas esquecem-se do seu significado e da sua importância para os seres humanos que estes compostos têm. E também a sua composição tão simples e ao mesmo tempo tão importante para o ser humano.

O que é a química orgânica? :

O que é a química orgânica? A química orgânica é o ramo de química que trata de substâncias ou compostos contendo carbono e hidrogénio como os seus elementos principais. A química orgânica tem uma presença constante na nossa vida quotidiana e tem uma ligação forte com áreas importantes , como por exemplo, saúde, agricultura, energia, ambiente, transporte (…) .

Hidratos de carbono :

Hidratos de carbono

Hidratos de carbono:

Hidratos de carbono Os hidratos de carbono constituem uma fonte de energia para os seres vivos. A sua fórmula geral é Cx (H2O)y , embora haja excepções. Os hidratos de carbono mais simples são também conhecidos como açúcares ou sacáridos . Os mais simples de todos são os monossacáridos , que não se decompõem por acção da água.

Hidratos de carbono:

Os hidratos de carbono que, ao reagir com a água ( reacção de hidrólise ), originam duas moléculas de monossacárido são os dissacáridos ; os que originam três moléculas de monossácarido são os trissacáridos , e assim sucessivamente. Os mais comuns são as hexoses, que possuem 6 átomos de carbono. Entre hexoses, com fórmula química C6H12O6 , podem salientar-se a frutose, a glicose e a galactose . Hidratos de carbono Frutose Glicose Galactose

PowerPoint Presentation:

Frutose Glicose Galactose

PowerPoint Presentation:

A ligação química de dois monossácaridos origina um dissacárido . Entre os dissacáridos podem destacar-se a sacarose, a maltose e a lactose .

PowerPoint Presentation:

Sacarose Maltose Lactose

Lípidos :

Lípidos

Lípidos:

Lípidos Os lípidos ou gorduras são compostos (designados também  por nutrientes) que fornecem ao organismo a energia necessária ás atividades quotidianas, como contribuem para a manutenção da temperatura corporal. Quimicamente, as gorduras são ésteres formados a partir de ácidos gordos e glicerol, designados por glicéricos .

Lípidos:

Lípidos Os ácidos gordos são ácidos carboxílicos com longas cadeias de átomos de carbono. O ácido palmítico, o ácido oleico e o ácido esteárico são exemplos de ácidos gordos.

Proteínas:

Proteínas

Proteínas:

Proteínas As proteínas contribuem para o equilíbrio do organismo, sendo responsáveis pela formação e reparação dos tecidos – é a função plástica. Entram na constituição das células dos vários tecidos e estão presentes nos diferentes órgãos do corpo, pele, cabelo e unhas.

Proteínas:

Proteínas Também existem proteínas enzimáticas, como a pepsina, hormonais, como a insulina, e transportadoras, como a hemoglobina. Estas também intervém durante a digestão para que esta ocorra mais rapidamente. As proteínas são polímeros formados por aminoácidos. Caracterizam-se pela presença  de um grupo amino – NH2 – e de um grupo carboxilo – COOH .

Proteínas:

Proteínas As proteínas mais comuns são constituídas por apenas vinte aminoácidos diferentes. Uma única molécula de proteína contém centenas ou milhares de aminoácidos. A sequência em que os aminoácidos se encontram origina uma grande variedade de proteínas com propriedades específicas Glicina

Vitaminas:

Vitaminas

Vitaminas:

Vitaminas As vitaminas são nutrientes reguladores indispensáveis para o equilíbrio do organismo. A deficiência em vitaminas provoca avitaminoses e a ausência de algumas vitaminas na dieta é tão grave que pode provocar a morte. As vitaminas podem ser classificadas de acordo com a sua solubilidade .

Vitaminas:

Vitaminas As vitaminas lipossolúveis dissolvem-se em lípidos e são as  vitaminas A, D, E, K . As vitaminas hidrossolúveis , como a vitamina C e as do complexo B , são solúveis em água.

Outros compostos orgânicos no dia-a-dia são::

Outros compostos orgânicos no dia-a-dia são :

Os hidrocarbonetos:

Os hidrocarbonetos

Os hidrocarbonetos:

Os hidrocarbonetos Os hidrocarbonetos são compostos cujas moléculas contêm apenas átomos de carbono e hidrogênio .

Os hidrocarbonetos:

Os hidrocarbonetos Na família dos hidrocarbonetos também existe uma subclassificação , formada pelos: alcanos (hidrocarbonetos formados por ligações simples : metano, etano e propano); alcenos (hidrocarbonetos formados por ligações duplas carbono-carbono: eteno e propeno); alcinos (hidrocarbonetos formados por ligações triplas carbono-carbono: etino e o propino).

O metano:

O metano

O metano:

O metano O metano é um: gás incolor, sua molécula é tetraédrica e apolar ( CH4 ), de pouca solubilidade na água e, quando adicionado ao ar se transforma em mistura de alto teor inflamável. É o mais simples dos hidrocarbonetos.

O carvão:

O carvão

Carvão:

Carvão O carvão mineral é uma rocha sedimentar combustível, de cor preta ou marrom, que ocorre em estratos chamados camadas de carvão. As formas mais duras, como o antracito, podem ser consideradas rochas metamórficas devido à posterior exposição a temperatura e pressão elevadas.

Conclusão :

Conclusão As vitaminas são muito mais complexas do que esperávamos. Ficamos a saber que os hidratos de carbono são compostos por variadíssimos componentes ( ex : glicose, frutose, galactose, lactose, maltose e sacarose) e que alguns deles podem ser prejudiciais para a nossa saúde assim como também outros nos podem beneficiar. Ao aprofundarmos o tema dos lípidos percebemos que podem contribuir para o inicio de doenças tais como colesterol e doenças cardiovasculares. As proteínas , são uma grande ajuda para o bom funcionamento do organismo humano, ao contrario dos outros que o impedem. O metano e o carvão ajudam-nos e variadas formas no dia-a-dia, mas são perigosos para o meio-ambiente.

authorStream Live Help