Tratado de Tordesilhas

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Tratado de Tordesilhas 1494:

E.B.D.Paio Peres Correia Prof. Inês Domingos Tratado de Tordesilhas 1494 Antecedentes Da viagem de Cristóvão Colombo (1492) à assinatura do Tratado (1494)

O Tratado de Alcáçovas:

E.B.D.Paio Peres Correia Prof. Inês Domingos O Tratado de Alcáçovas Disputa pela posse das Canárias Tentativas dos Castelhanos de fazerem comércio na Costa Africana CONFLITO Portugal e Castela dividem o mundo pelo paralelo do TRATADO DE ALCÁÇOVAS*(1479) * Todas as terras a norte desse paralelo (excepto Açores e Madeira), eram para Espanha e a Sul para Portugal

Tratado de Alcáçovas:

E.B.D.Paio Peres Correia Prof. Inês Domingos Tratado de Alcáçovas

A viagem de Cristóvão Colombo e a rivalidade luso-castelhana:

E.B.D.Paio Peres Correia Prof. Inês Domingos A viagem de Cristóvão Colombo e a rivalidade luso-castelhana Chegada de Cristóvão Colombo à América (ao serviço dos reis de Espanha)- 1492 Com base no Tratado de Alcáçovas, D.João II reivindica as terras descobertas por Colombo. NOVO CONFLITO: 1ª Solução: -Papa propõe a divisão do mundo em duas partes de acordo com um meridiano traçado a 100 léguas a ocidente das ilhas de Cabo Verde. Para ocidente ficavam as terras descobertas e a descobrir pelos espanhóis e a oriente da mesma ficavam as terras descobertas e a descobrir pelos portugueses - BULA INTER COETERA (1493)

O Tratado de Tordesilhas (1494):

E.B.D.Paio Peres Correia Prof. Inês Domingos O Tratado de Tordesilhas (1494) 2ª Solução D.João II propõe a divisão do mundo em duas partes separadas por um meridiano que passava a 370 léguas a ocidente das ilhas de Cabo Verde. Para Ocidente dessa linha ficavam as terras descobertas e a descobrir pelos espanhóis; para oriente ficavam as terras descobertas e a descobrir pelos portugueses – TRATADO DE TORDESILHAS

Tratado de Tordesilhas:

E.B.D.Paio Peres Correia Prof. Inês Domingos Tratado de Tordesilhas

Consequências do Tratado de Tordesilhas:

E.B.D.Paio Peres Correia Prof. Inês Domingos Consequências do Tratado de Tordesilhas Estabeleceu o Mare Clausum (mar exclusivo à navegação de portugueses e espanhóis); Garantiu para Portugal o exclusivo da exploração do comércio e da navegação na Costa Africana; Permitiu a descoberta do caminho marítimo para a Índia; Garantiu para os portugueses o território brasileiro.

authorStream Live Help