Mesopotâmia

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1:

Esta civilização é considerada uma das mais antigas da história.

Slide 2:

A palavra Mesopotâmia tem origem grega e significa " terra entre rios ". Essa região localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque.

Slide 3:

Atualidades no Iraque...

Slide 4:

Eram povos politeístas, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza. Os mesopotâmicos construíam zigurates, espécies de templos em formato de pirãmides, e acreditavam que os deuses habitavam estas construções. Tinham uma forma de organização baseada na centralização de poder, onde apenas uma pessoa ( imperador ou rei ) comandava tudo. Religião Política Baseada na agricultura e no comércio nômade de caravanas. Na Mesopotâmia não havia moeda, porém as atividades comerciais eram estabelecidas utilizando barras de ouro e prata. Economia Shamash - deus Sol da religião mesopotâmica Zigurate Imperador Hammurabi

Slide 5:

O s povos que aqui viveram buscavam regiões férteis, próximas a rios, para desenvolverem suas comunidades. D entro desta perspectiva, a região da Mesopotâmia era uma excelente opção, pois garantia a população: água para consumo rios para pescar via de transporte pelos rios. Outro benefício oferecido pelos rios eram as cheias que  fertilizavam as margens, garantindo um ótimo local para a agricultura.

Slide 6:

Vários povos antigos habitaram essa região entre os séculos V e I a.C. Entre estes povos, podemos destacar: babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios. Amorita Caldeus Babilônicos Sumérios Acádios Assírios

Slide 7:

Sumérios Provavelmente foram os primeiros povoadores da Mesopotâmia. A economia baseava-se, principalmente na agricultura e no o comércio. Sua principal contribuição foi a escrita Cuneiforme (sinais em forma cunha “riscos”, feito com o auxílio de pontas de vime sobre pranchas de argila mole), criada principalmente para registrar as transações comerciais.

authorStream Live Help